Apresentação Paulo
Apresentação Paulo
Boa noite!
Ainda não tenho um carro elétrico mas já esteve mais longe.
Desde que saíram os primeiros carros eléctricos que tenho analisado do ponto de vista económico a viabilidade de adquirir um, no entanto a maquina de calcular não tem colaborado.
Este ano, com o incentivo do Estado e a campanha da Nissan, a maquina de calcular ficou mais amiga mas outros factores tornaram incerto a necessidade de um segundo carro além disso as duvidas sobre a autonomia (foi ao tentar esclarecer essas duvidas que acabei por descobrir este fórum) ser suficiente para o que necessito levaram para já a suspender a aquisição mas vou estar mais atento aos desenvolvimentos da tecnologia.
Há algumas semanas que acompanho os comentários de alguns membros e verifiquei a preocupação com a autonomia tendo em conta factores como a velocidade, temperatura e e a geografia dos percursos que efectuam, algo que para mim provoca alguma apreensão, já que com um carro "normal" isso não é algo a ter em conta.
Por isso a 1ª duvida que tenho é , fazendo um percurso de auto estrada, a uma velocidade média de 130 km/hora, qual é a espectativa de autonomia de um Leaf?
2ª Duvida, perguntei na Nissan mas "refugiram-se" a responder, qual é a vossa espectativa do nº de km percorridos ou ao fim de quanto tempo (nº de anos) é necessário trocar de baterias?
Por ultimo quero dar os parabéns aos pioneiros na aquisição de veículos eléctricos para utilização no dia a dia.
Obrigado pela vossa atenção.
Paulo
Ainda não tenho um carro elétrico mas já esteve mais longe.
Desde que saíram os primeiros carros eléctricos que tenho analisado do ponto de vista económico a viabilidade de adquirir um, no entanto a maquina de calcular não tem colaborado.
Este ano, com o incentivo do Estado e a campanha da Nissan, a maquina de calcular ficou mais amiga mas outros factores tornaram incerto a necessidade de um segundo carro além disso as duvidas sobre a autonomia (foi ao tentar esclarecer essas duvidas que acabei por descobrir este fórum) ser suficiente para o que necessito levaram para já a suspender a aquisição mas vou estar mais atento aos desenvolvimentos da tecnologia.
Há algumas semanas que acompanho os comentários de alguns membros e verifiquei a preocupação com a autonomia tendo em conta factores como a velocidade, temperatura e e a geografia dos percursos que efectuam, algo que para mim provoca alguma apreensão, já que com um carro "normal" isso não é algo a ter em conta.
Por isso a 1ª duvida que tenho é , fazendo um percurso de auto estrada, a uma velocidade média de 130 km/hora, qual é a espectativa de autonomia de um Leaf?
2ª Duvida, perguntei na Nissan mas "refugiram-se" a responder, qual é a vossa espectativa do nº de km percorridos ou ao fim de quanto tempo (nº de anos) é necessário trocar de baterias?
Por ultimo quero dar os parabéns aos pioneiros na aquisição de veículos eléctricos para utilização no dia a dia.
Obrigado pela vossa atenção.
Paulo
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
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Re: Apresentação Paulo
Bem vindo ao fórum,
os cuidados que temos são os mesmos que tínhamos com os consumos de um CI.
A 130kmh, dou te um concelho, compra um Tesla . Num Leaf não deves fazer mais de 100km, isso se for plano.
os cuidados que temos são os mesmos que tínhamos com os consumos de um CI.
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MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
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Re: Apresentação Paulo
Bem vindo Paulo!
A 120km/h não esperes fazer mais de 100km, e aos 85km já estarás a ouvir o aviso de bateria fraca. Isto para uma bateria nova.
Para o nosso clima ainda não há dados sobre os mk2. Os mk1 têm em média a perda de 15% de capacidade aos 2 anos e meio e perda de 20% de capacidade aos 3 anos e meio. Isto em média para cerca de 20 mil km por ano. Quem fizer mais km por ano terá maior degradação, mas o fator principal é o tempo. E a temperatura, especialmente o tempo passado com o pack acima de 30C.
Os mk2 parecem ser mais resistentes à degradação.
A 120km/h não esperes fazer mais de 100km, e aos 85km já estarás a ouvir o aviso de bateria fraca. Isto para uma bateria nova.
Para o nosso clima ainda não há dados sobre os mk2. Os mk1 têm em média a perda de 15% de capacidade aos 2 anos e meio e perda de 20% de capacidade aos 3 anos e meio. Isto em média para cerca de 20 mil km por ano. Quem fizer mais km por ano terá maior degradação, mas o fator principal é o tempo. E a temperatura, especialmente o tempo passado com o pack acima de 30C.
Os mk2 parecem ser mais resistentes à degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Apresentação Paulo
Bem vindo Paulo!
Tenho a mesma experiência dos colegas foristas, a essa velocidade não vai ser fácil superar os 100klms, no entanto é possível em alguns percursos/dias. Necessita regularmente de fazer mais de 100 klms sem carga intermédia?
Temos aqui foristas com mais de 100 mil klms com a bateria de origem, e continuam a fazer mais de 100 klms, a velocidades na ordem dos 75/80 klm/h. Como a maioria das pessoas não precisam de fazer mais que 50 klms diários, o carro vai ser sempre útil, e interessa mais 95% das viagens do que os 5% restantes, nessas aluga-se um carro ou vai-se de avião, a poupança dos eléctricos paga isso e as férias todas (quanto mais klms maior é a poupança).
Tenho a mesma experiência dos colegas foristas, a essa velocidade não vai ser fácil superar os 100klms, no entanto é possível em alguns percursos/dias. Necessita regularmente de fazer mais de 100 klms sem carga intermédia?
Temos aqui foristas com mais de 100 mil klms com a bateria de origem, e continuam a fazer mais de 100 klms, a velocidades na ordem dos 75/80 klm/h. Como a maioria das pessoas não precisam de fazer mais que 50 klms diários, o carro vai ser sempre útil, e interessa mais 95% das viagens do que os 5% restantes, nessas aluga-se um carro ou vai-se de avião, a poupança dos eléctricos paga isso e as férias todas (quanto mais klms maior é a poupança).
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Re: Apresentação Paulo
Duvido muito que faça 100 kms a uma média de 130... duvido muitoOrlando Escreveu:Bem vindo ao fórum,
os cuidados que temos são os mesmos que tínhamos com os consumos de um CI.
A 130kmh, dou te um concelho, compra um Tesla . Num Leaf não deves fazer mais de 100km, isso se for plano.
Re: Apresentação Paulo
Eu já fiz 120 klms a 120 klm/h.
Re: Apresentação Paulo
Obrigado a todos pelas boas vindas e pelas informações.
Tenho dois perfis de utilização possiveis, um em que a autonomia não é problema, são cerca de 40/60km diarios, com trajetos de +/- 15km, por vezes 25 km (ida e volta) ou seja, posso sempre carregar ao fim de 15/25km, neste caso mesmo com uma degradação enorme penso que consigo utilizar o carro sem necessitar de trocar as baterias, aqui o fator importante é a durabilidade das baterias (mesmo com degradação) , 5 anos parece-me que é garantido, mas 10 ou mesmo 15 anos, será possivel? e o nº de Km? 15 anos daria cerca de 300 mil km, será viavel?
outro perfil de utilização é fazer 200k por dia, casa-trabalho-casa, com 95% em auto estrada (A8), subidas e descidas acentuadas, aqui se o carro tivesse uma autonomia de 120 km (a 130km/hora)poderia tentar carregar no trabalho (não sei o que é necessário para carregar um VE). A velocidade é relevante por causa da duração da viagem.
No 1º perfil, a utilização de um VE em detrimento do que tenho permitiria poupar cerca de +/-1500 €/ano, ou seja o carro (e baterias) teria que durar cerca de 15 anos para ficar igual ao valor de aquisição. Aqui a incerteza é se eu vou manter este perfil de utilização durante 15 anos, não sei, depende de fatores que não controlo.
No 2º perfil, a poupança para os gastos atuais (vou de transportes publicos), seria cerca de 1000€/ano, no entanto ganhava 1h30 por dia (a diferença entre ir de transporte publico ou de carro). Em termos de km, significa fazer cerca de 55 mil km/ano. A questão é, as baterias duram 250 mil km? É que mesmo que durem 250 mil km, o que eu poupei durante os 5 anos, gasto a comprar um novo pack de baterias. Por isso estaria a trocar o valor de aquisição do VE por mais tempo livre.
Sugestões?
Tenho dois perfis de utilização possiveis, um em que a autonomia não é problema, são cerca de 40/60km diarios, com trajetos de +/- 15km, por vezes 25 km (ida e volta) ou seja, posso sempre carregar ao fim de 15/25km, neste caso mesmo com uma degradação enorme penso que consigo utilizar o carro sem necessitar de trocar as baterias, aqui o fator importante é a durabilidade das baterias (mesmo com degradação) , 5 anos parece-me que é garantido, mas 10 ou mesmo 15 anos, será possivel? e o nº de Km? 15 anos daria cerca de 300 mil km, será viavel?
outro perfil de utilização é fazer 200k por dia, casa-trabalho-casa, com 95% em auto estrada (A8), subidas e descidas acentuadas, aqui se o carro tivesse uma autonomia de 120 km (a 130km/hora)poderia tentar carregar no trabalho (não sei o que é necessário para carregar um VE). A velocidade é relevante por causa da duração da viagem.
No 1º perfil, a utilização de um VE em detrimento do que tenho permitiria poupar cerca de +/-1500 €/ano, ou seja o carro (e baterias) teria que durar cerca de 15 anos para ficar igual ao valor de aquisição. Aqui a incerteza é se eu vou manter este perfil de utilização durante 15 anos, não sei, depende de fatores que não controlo.
No 2º perfil, a poupança para os gastos atuais (vou de transportes publicos), seria cerca de 1000€/ano, no entanto ganhava 1h30 por dia (a diferença entre ir de transporte publico ou de carro). Em termos de km, significa fazer cerca de 55 mil km/ano. A questão é, as baterias duram 250 mil km? É que mesmo que durem 250 mil km, o que eu poupei durante os 5 anos, gasto a comprar um novo pack de baterias. Por isso estaria a trocar o valor de aquisição do VE por mais tempo livre.
Sugestões?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Apresentação Paulo
A 130 klm/h faz uns 80 klms num percurso como a A8, com uma bateria com pelo menos 20kWh, mas no limite.
Re: Apresentação Paulo
Já o fiz a 120, mas não havia vento, e com margem, ainda tenho 20 kWh, mas com muito vento e chuva piora. Sem leaf spy nem pensar, e é preciso alguma experiência.
Re: Apresentação Paulo
Pois, ao fim de um tempo, só com arrefecimento de baterias e com melhor química, ou então mais devagar.