Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 586
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 11 set 2025, 13:31

rjspedition Escreveu:
Vai ganhar agora duas semanas de descanso, já que vamos dar um salto à Catalunha Francesa mas movidos a diesel.
Parece que.... Não. :|

Sempre tivemos de vir ao pão de eléctrico... Para não variar.

PSX_20250911_142618.jpg
Relato a viagem assim que o pão for mais perto de casa. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3642
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por Nonnus » 11 set 2025, 17:12

:lol: :lol: :lol:

Muito bom.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 2163
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por civic » 11 set 2025, 17:30

Então? O gasoil adoeceu?
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 586
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 16 set 2025, 00:09

Bem... sim!

E felizmente ainda em território nacional a pouco mais de duas horas do ponto de partida.

Pela primeira vez tive de activar a assistência em viagem de um seguro para rebocar o carro e voltar a casa, algo que tinha sido mais simples não fosse o caso de estar a viajar com uma V70 com bicicletas atrás, mala até ao tecto, e roofbox também bastante cheia. Feito o transbordo do pessoal e das bagagens para um táxi de 9 lugares, chegamos a casa às 21h com os miúdos para jantar, banho e deitar, com as malas à porta e um puzzle gigante entre deixar coisas para trás e tentar encaixar tudo no Model 3.

Felizmente consegui cancelar o hotel do dia a 30 minutos do deadline (hotéis que dão para cancelar tarde são um must have para estes dias) e reservámos algo por Zaragoza, a arrancar de manhã a 100%.

Estimativa da APP ainda de véspera: 3 paragens para 950km, vamos a isso.
001arg.jpg

Primeiro carregamento em Mérida após viagem com paragem em Montemor para um pequeno almoço, previsão de 26% na APP mas o carro chega com 12%. Não é difícil de perceber, a mala vai cheia, a frunk ainda mais, no lugar do pendura vão duas mochilas aos pés, e entre as cadeiras dos miudos vai um saco e uma mochila no chão. O cabo de carregamento viaja por baixo do meu banco aos pés do mais velho, e o outro lado também vai com alguma tralha: Em resumo, o nosso Model 3 nunca viajou tão pesado, e a estimativa deve ter assumido as médias anteriores.

002arg.jpg
Com apenas 1 Tesla de matrícula espanhola, todos os restantes veículos eram PT.
Chegamos com 314 km feitos, e uma bela média de 17,1/100.
Dos 7 minutos previstos, o carregamento acabou por durar 13.


Seguindo para o próximo, Almaraz, quando começo a fazer contas aos valores apresentados e algo não bate certo:
003arg.jpg
(Sim, o carro não foi limpo, a atenção nessa semana foi toda para a carrinha :lol: )

126 para 1:02 dá uma velocidade média acima do máximo legal de 120. :think: :?
Na página de consumo a indicação da amostra deste troço era a 130, e efetivamente o trânsito rodava de uma forma bastante rápida. A previsão a usar dados "reais" ao invés de velocidades máximas do percurso?

Chegada a Almaraz com um média a rondar os 122/hora e 17,4/100, tendo optado por almoçar aqui e carregar até 100%, já que o carregamento iria ser longo de qualquer das maneiras.


Saída até Torija em modo sem paragem, feitos 280km a 17,0/100 e novo carregamento curto de meros 16 minutos, sempre a torrar ao sol. Depois de ver fotos dos novos SUC e outros HUBs em França e nos Países Baixos, fica sempre um amargo de boca estes postos Espanhóis sem uma cobertura sequer e sem grandes comodidades. :D
004arg.jpg

Em Zaragoza fomos repostar el coche no Puente Venezia até aos 100% para prepar o dia seguinte, enquanto se jantava antes de ir até ao hotel. Por não ter verificado o telemóvel, o carro acabou por ficar no posto 15 minutos além dos 100%, e apesar dos avisos da Tesla felizmente não foram cobradas taxas de ocupação: O posto estava literalmente vazio, com excepção de um VW Golf a gasóleo à minha chegada.

Ainda sobre este Golf, e sei que uma andorinha não faz a primavera, mas foi positivo ver o carro da polícia local passar, ver, e voltar para estacionar ao lado do carro para o multar. :mrgreen:

O dia acabou com este belo número:
005arg.jpg

Nada mau para algo sem qualquer planeamento que não inserir um destino na APP de véspera, encaixar tudo no nosso Model 3 de 2019 e simplesmente seguir. Com os SUC tudo se torna aborrecidamentesimples e sem cálculos para estes dias onde o que interessa é chegar rapidamente ao destino.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 586
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 16 set 2025, 00:41

No post anterior além da condicionante carga, faltou referir uma segunda: Estávamos com pressa para recuperar algum tempo, logo a apertar um pouco mais com a velocidade. :D

O segundo dia foi bem mais curto com carregamento único num SUC algo singular: Sallent, com paragem após 300km feitos com média de 16,3/100.
006arg.jpg
Tesla e Ionity, e curiosamente, ambas com espaço preparado para duplicar os postos assim que necessário.
Além dos dois hubs, também existe (existia?) um Destination Charger, e duas tomadas 2P+T simples. Mais variedade era díficil. :mrgreen:

Notar a diferença de preço para terceiros: Ionity 0,66 e Tesla 0,51. Já com assinaturas o preço era exactamente igual: 0,37
008arg.jpg

Chegada ao campismo sem qualquer plano prévio para onde carregar, mas como qualquer parque decente tem locais próprios não ia com preocupação alguma.
A única questão era agora o preço, e os pontos estavam a cargo da Freshmile: 0.29/kWh + 0.05 por minuto, o que se percebe no local que é para evitar carros "esquecidos", mas... passo! Fui verificar a Electroverse e tem tarifa plana de 0,30: Maravilha, mas activar por app não dá, apenas por cartão, que com tanta confusão de véspera, ficou em casa. :shhh:


Plano B: Izivia ao lado do Intermarché local, que acabou por ser utilizado sempre que ia às compras.
009arg.jpg
Pagamento com cartão a 0,35 e carregador a 180kW é impecável, mais barato do que qualquer SUC espanhol até à data. Com Electroverse fica também a 0,30 mas novamente, apenas com cartão, a app não dá. :doh: :doh:


Pequenas curiosidades: Dá para escolher previamente o valor da cativação bancária e CGD e Revolut o acerto é feito na hora após terminar.
010arg.jpg
E por baixo de cada conector, está um contador visível. :mrgreen:
011arg.jpg

E de carregamentos por França durante a estadia, ficámos resolvidos.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 586
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 16 set 2025, 22:50

012arg.jpg
Já de regresso, voltamos ao posto da Izivia para sair com o máximo possível com destino a Salou: Fun fact, dos 4 carregamentos aqui, um acabou por não contabilizar qualquer pagamento: O valor permanecia em 0,00€ e no final a cativação foi devolvida por inteiro.

Já a caminho da segunda paragem de férias um pequeno offtopic, mas as mensagens variáveis após a fronteira em Espanha são curiosas:
013arg.jpg
"Dont trust strangers"
"Flat tire? Dont trust"
"Behare of accident scams, call 112"
"Dont stop at isolated places!"

Barcelona deve estar impecável. :?

Chegada a Salou para visita e estadia no Port Aventura com carregamento no SUC local, onde não faltava publicidade sobre "carregamentos alternativos", algo não exclusivo desde SUC ou mesmo deste serviço, vi similar em outros pontos.

014arg.jpg
015arg.jpg
015arg.jpg (98.08 KiB) Visto 267 vezes

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 586
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 17 set 2025, 00:10

Última perna: Salou - Valencia (jantar) - Utiel (dormida) - Lisboa, percurso traçado para evitar repetir a A2, Madrid e A5.

Se a ida foi um sonho, A para B com o carro a decidir, a volta foi um calvário. :)

O troço via Ciudad Real - Mérida tem SUC bastante espaçados (Manzanares - Mérida são 300km) com o carro na APP a insistir para circular via Madrid. Percurso fora decidido para cruzar todo aquele vazio com o diesel, onde bastava atestar em Valência para chegar a casa.

Os contratempos começaram de véspera, saída a 90% e jantar em Valência junto a zona comercial com todos os carregadores desligados e a apanhar pó. Espetáculo! :D
Após 1 dia a torrar ao sol no Port Aventura e com 2h30 de carro, o que apetecia depois de jantar era uma deslocação forçada e prolongada a um SUC, mas sempre era melhor perder tempo de noite do que amanhã: 40 minutos com os miúdos no carro a ver algo na Netflix.

Em Utiel aparece um PCR da Repsol ao lado do Hotel que só dá para activar com a app própria. 0,47 não é barato, mas é capaz de poupar alguns minutos, vamos ao carregamento 1 do dia enquanto se toma o pequeno almoço!
018arg.jpg

A app da Repsol devolve 3% do valor para o próximo carregamento, e dá inclusive para reservar o posto 15 minutos antes sem qualquer custo:
016arg.jpg
016arg.jpg (36.93 KiB) Visto 247 vezes

Notificação no telemóvel: Carregamento terminou aos 98%, mas dentro do carro a coisa parecia bem, apenas 2 paragens para percorrer 800 km!
017arg.jpg
017arg.jpg (89.17 KiB) Visto 247 vezes
019arg.jpg

Primeira paragem em Manzanares com calor intenso e chegada com média novamente superior a 123km/h (estes troços são super rápidos, fui mais ultrapassado do que ultrapassei!) e 17,2. Talvez por ter consumido mais do que o previsto, o carro exigiu um carregamento maior e além da paragem em Mérida também já pedia em Montemor.
020arg.jpg

Dos 12 minutos previstos passaram a 31 a torrar ao sol e ao pó. Foi o carregamento 2 e não foi simpático.


Após Ciudad Real entrámos na estrada nacional e muito rapidamente comecei a gastar muito menos do que a nova previsão do carro, que deve ter usado o consumo mais elevado da perna anterior.

Paragem para almoçar numa pequena vila ao lado de outro PCR da Repsol: Vamos sair novamente com 100% para aproveitar o tempo morto e este foi o carregamento 3: Próxima paragem prevista, Montemor a 370km de distância!

Mas atravessar aquele vazio em bom andamento com 35 a 36º de exterior tem custos, e o carro depressa pediu paragem de 5 minutos em Mérida: carregamento 4.

Em última análise em Mérida cometi o erro de não prolongar e seguir directo até casa. Paragem seguinte em Montemor, carregamento 5, onde entre um posto só a entregar 32, o seguinte a dividir, obviamente, potência e com a rota mais rápida a ser via Carregado, perdemos mais 25 minutos. Falho em encontrar um sorriso irónico aqui na lista :| .
Última edição por rjspedition em 17 set 2025, 16:18, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 586
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 17 set 2025, 00:33

A viagem acabou assim:
021arg.jpg
3238km com uma média de 16,3, nada má dadas as condições de carga e o comportamento do pé. :lol:


Contas feitas, inc. com o carregamento ainda não cobrado: 213,02€, 6,58€ aos 100km. :|

Se a V70 não tivesse avariado e a assumir o mesmo consumo do ano passado, que teve bem mais subidas e estadia nos Pirenéus (6,15lt/100), com
os pontos de abastecimento mapeados na folha de cálculo com uma média de 1,24€/lt (mas vou utilizar 1,30€ já que tenho de sair com algum no depósito): 7,99€ aos 100km


213€ de Model 3 vs 258€ a diesel, sendo que aqui tinha transportado mais 2 bicicletas, uma mala de tecto e a geleira eléctrica.
Não ajuda o facto dos carregamentos em Espanha serem mais caros do que aqui, e o gasóleo ser muito mais barato.

Fizemos a viagem bem (mas apertados!) de Model 3, mas não será pelo custo/km que nestas viagens será a primeira escolha. Não compensa de todo, face às possibilidades, conforto e ao descanso que se perde, mais do que não seja do ter de alinhar refeições em restaurantes junto a carregadores e não onde se gosta ou se quer visitar aquele local fora da auto-estrada.

Só que depois é um eléctrico e muito mais fiável do que qualquer ICE já com alguns km, mesmo que bem mantido. E isso salvou-nos as férias sem despesas maiores a alugar carros, tendo voltado os 4 com um sorriso! :)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6616
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por BrunoAlves » 17 set 2025, 09:09

Excelente relato. Não há dúvida que as paragens "se fazem bem" na maioria dos casos, mas quando se tem de carregar 5x numa viagem a coisa torna-se rapidamente cansativa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”