Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 03 mai 2021, 00:47

BrunoFonseca Escreveu:
02 mai 2021, 21:56
https://www.mobie.pt/quemsomos/planos-d ... -orcamento

Está aqui o plano para 2021-2023. É só descarregar e ler
Já dei uma vista de olhos muito rápida, depois tenho que ler melhor. Porém fiquei com a sensação que é uma mão cheia de nada, porque não há assim nenhum objectivo em concreto do que vi, mas, como já disse, ainda vi pouco. No entanto reparei neste ponto: "Promover o alargamento da Rede de Mobilidade Elétrica, nomeadamente a sua expansão para espaços privados, quer de acesso público, quer de acesso privado;". É tipo um vírus, quer-se propagar :lol:. Agora falando mais a sério, isto dá a entender que vão atacar a rede do Continente. :?
RJSC Escreveu:
02 mai 2021, 23:01
Agora a ter que alimentar a Mobi-e, e mais duas entidades privadas com fins lucrativos (OPC e CEME), para quem não pode carregar em casa, em termos financeiros o VE é para esquecer.
Para ser sincero, em certos casos pode ainda compensar, mas em geral é verdade, os preços vão ser semelhantes a um veículo a gasóleo ou até mais. :(
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 03 mai 2021, 07:30

cfvp Escreveu:
03 mai 2021, 00:47
Para ser sincero, em certos casos pode ainda compensar, mas em geral é verdade, os preços vão ser semelhantes a um veículo a gasóleo ou até mais
É ver as tabelas do alexmol onde só em determinadas situações particulares um PCN fica abaixo de 30cts/kWh. Na maioria é daí para cima e alguns bem daí para cima
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 03 mai 2021, 09:35

BrunoAlves Escreveu:
03 mai 2021, 07:30
É ver as tabelas do alexmol onde só em determinadas situações particulares um PCN fica abaixo de 30cts/kWh. Na maioria é daí para cima e alguns bem daí para cima
Sim é verdade. Porém os preços que ele coloca é sempre em horas fora de vazio, em vazio iria ficar mais barato. Mas mesmo os 30cts/kWh ou até um pouco mais, ainda fica abaixo de um carro a gasóleo, em termos de consumos. No entanto, com isto não quer dizer que seja bom ou o ideal, é só abaixo de um carro a gasóleo. :?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 03 mai 2021, 10:12

Eu acho que será mais ou menos consensual que se os preços dos PCN estivessem na maioria entre os 0,25 e os 0,35€ / kWh a questão do preço dos PCN não se colocava. O modelo continuaria a ser complicado e nada amigo do consumidor mas o preço não seria uma das questões principais.
O "normal" no resto do mundo é o carregamento fora de casa ficar 2 a 3x o preço de carregar em casa.

Quanto à questão do carregar em vazio: se vamos por aí então porque é que não vamos a sério?
Porque não há tarifários CEME com o preço variável ao longo do dia em função do preço no mercado?
Há países onde até nos pagam para carregar à noite quando há excesso de energia na rede e por aqui ainda andamos com horários fixos ?

Com o nosso modelo acho que nunca seria possível recebermos dinheiro, porque a parte do OPC vai ser sempre positiva. :think:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 03 mai 2021, 11:32

A adicionar a parte da Mobi.E :shock:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 03 mai 2021, 13:23

JLMF Escreveu:
02 mai 2021, 23:37
O gráfico é uma comparação dos custos de diferentes opções de veículos automóveis e no caso dos VEs os dados recolhidos para comparação e apuramento do custo do kWh residencial são o total do custo da eletricidade residencial com taxas e impostos, seria errado e não podem ter em conta o facto de alguns utilizadores de VEs terem ou calcularem diferentes custos de eletricidade lá em casa, um para o VE mais barato e outro para o frigorífico, mais caro, o que como já disse mesmo em termos de contabilidade pessoal não tem lógica.

O tipo que evolui lá em casa de esquentador a termoacumulador, de tanque a maquina de lavar roupa, da torneira a máquina de lavar loiça não deveria calcular taxas, impostos e potências na eletricidade consumida pelas inovações porque antes o fornecimento já lá estava?

Diferenciação, dois preços de eletricidade em casa, mas no sentido inverso de custos é o que alguns iluminados já propõem em alguns países do Norte da europa, obrigar os construtores automóveis a adicionar protocolos de linguagem detectável na rede e contador de forma a discriminar o carregamento de VEs com a respetiva carga fiscal.
Então faça-se a pergunta aos que atualmente carregam nos condomínios. O que é que pagam ao condomínio para carregar os carros?
alexmol Escreveu:
03 mai 2021, 10:12
Quanto à questão do carregar em vazio: se vamos por aí então porque é que não vamos a sério?
Porque não há tarifários CEME com o preço variável ao longo do dia em função do preço no mercado?
A variação de preço de mercado intradiário não é assim tão expressiva, ou pelo menos não da forma que muita gente imagina. Aquilo se observa frequentemente é que o preço entre as 19h e as 24h costuma ser o mais elevado, mas nem sempre o preço à noite é menor do que no resto do dia. É frequente o preço às 2h da manhã ser igual ao das 15h. O que dita a maior diferença entre os horários de fora de vazio e vazio é a tarifa de acesso às redes, que no caso doméstico são 0,1080 e 0,0327€/kWh e na ME, já com o desconto em vigor, são 0,0902 e 0,0415€/kWh na baixa tensão.
Sei que a cashback-power tem planeado também constituir-se como CEME, logo é possível que de futuro possamos vir a ter um tarifário indexado também na ME, mas logo se vê.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 03 mai 2021, 23:26

Por acaso vi no facebook que o expresso fez um comparativo entre carros elétricos e gasolina/gasóleo. Era como estava dizer, mesmo com os preços exagerados da rede pública, fica mais barato carregar um elétrico. Está aqui: https://expresso.pt/economia/2021-05-02 ... s-c72787dc
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 04 mai 2021, 00:19

Como o preço do veículo elétrico ainda é superior, ter um custo por km apenas ligeiramente mais barato que combustão não chega.
Tem que ser bastante mais barato por km para que a meio da vida do carro se atinja a paridade de custo total.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 04 mai 2021, 01:03

Hoje em dia o preço de aquisição de alguns elétricos já é equivalente ou próximo aos de combustão. O Leaf é um exemplo disso. Mas claro tem que se comparar carros "iguais", não se pode comparar um carro do segmento A ou B, com um motor de 80cv, com um Leaf.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 04 mai 2021, 17:39

alexmol Escreveu:
03 mai 2021, 10:12
Eu acho que será mais ou menos consensual que se os preços dos PCN estivessem na maioria entre os 0,25 e os 0,35€ / kWh a questão do preço dos PCN não se colocava. O modelo continuaria a ser complicado e nada amigo do consumidor mas o preço não seria uma das questões principais.
O "normal" no resto do mundo é o carregamento fora de casa ficar 2 a 3x o preço de carregar em casa.

Quanto à questão do carregar em vazio: se vamos por aí então porque é que não vamos a sério?
Porque não há tarifários CEME com o preço variável ao longo do dia em função do preço no mercado?
Há países onde até nos pagam para carregar à noite quando há excesso de energia na rede e por aqui ainda andamos com horários fixos ?

Com o nosso modelo acho que nunca seria possível recebermos dinheiro, porque a parte do OPC vai ser sempre positiva. :think:
Totalmente de acordo.

Apesar de não parecer ser essa a situação (no facebook é o histerismo total), ainda há algumas aternativas para carregamento a preços aceitáveis (até os tais 0,35€).
No entanto, pessoalmente acho que o grande problema é aquilo que estamos a perder, ou seja, poderiamos estar muito melhor se não existisse o actual modelo, essa é a minha convicção.

Num contexto de concorrência, nunca será bom ter um preço de carregamento definido por 2 entidades distintas que procuram o lucro (CEME e OPC).

Além disso temos a impossibilidade de aproveitar o autoprodução de energia e outras estratégias que os OPC poderiam utilizar para apresentar preços mais baixos.

Com preços de energia "tabelados" por cima a rondar os 0,2€/kWh de dia e um pouco mais baixo à noite, não resta muito ao OPC para que possa ser competitivo.

Responder

Voltar para “Carregamento”