Apoios Fundo Ambiental 2021
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Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
Concordo que terminar com este incentivo às empresas faz todo o sentido.
Os incentivos actuais não são nada bons para a evolução da ME em Portugal, no entanto não acho que faça sentido basear a decisão em particulares vs empresas.
A mobilidade sustentável deve resumir-se a substituir carros poluentes por mais sustentáveis, assumir que são as empresas que devem ser incentivadas porque compram mais carros e percorrem mais km, é muito discutivel e no final aos discriminar os particulares, só está a contribuir para a compra de sucata poluente no estrangeiro (excepcionalmente há aqueles resistentes que em vez de sucata compram VEs ).
É urgente uma mudança radical da politica de incentivos.
Os incentivos actuais não são nada bons para a evolução da ME em Portugal, no entanto não acho que faça sentido basear a decisão em particulares vs empresas.
A mobilidade sustentável deve resumir-se a substituir carros poluentes por mais sustentáveis, assumir que são as empresas que devem ser incentivadas porque compram mais carros e percorrem mais km, é muito discutivel e no final aos discriminar os particulares, só está a contribuir para a compra de sucata poluente no estrangeiro (excepcionalmente há aqueles resistentes que em vez de sucata compram VEs ).
É urgente uma mudança radical da politica de incentivos.
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Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
Os incentivos para empresas até triplicaram, passaram de 2000 para 6000euros no caso de carros de trabalho.rimsilva Escreveu: ↑04 mar 2021, 12:37Concordo que terminar com este incentivo às empresas faz todo o sentido.
Os incentivos actuais não são nada bons para a evolução da ME em Portugal, no entanto não acho que faça sentido basear a decisão em particulares vs empresas.
A mobilidade sustentável deve resumir-se a substituir carros poluentes por mais sustentáveis, assumir que são as empresas que devem ser incentivadas porque compram mais carros e percorrem mais km, é muito discutivel e no final aos discriminar os particulares, só está a contribuir para a compra de sucata poluente no estrangeiro (excepcionalmente há aqueles resistentes que em vez de sucata compram VEs ).
É urgente uma mudança radical da politica de incentivos.
Antes preferia esses milhões em postos PCR de 50kw de 50 em 50 kms a preço decentes que estes apoios que muitas vezes as marcas mascaram no preço de venda.
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Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
Está novamente no site o aviso para o incentivo.
https://www.fundoambiental.pt/avisos-20 ... -2021.aspx
Ainda não tem o formulário e restantes recursos, mas as regras definitivas estão lá.
https://www.fundoambiental.pt/avisos-20 ... -2021.aspx
Ainda não tem o formulário e restantes recursos, mas as regras definitivas estão lá.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
Ligeiros de mercadoria é outra questão, são menos suceptiveis de terem outro uso, como é o caso dos veiculos ligeiros (que era aos que nos estavamos a referir).Orlando Escreveu: ↑05 mar 2021, 23:15Os incentivos para empresas até triplicaram, passaram de 2000 para 6000euros no caso de carros de trabalho.rimsilva Escreveu: ↑04 mar 2021, 12:37Concordo que terminar com este incentivo às empresas faz todo o sentido.
Os incentivos actuais não são nada bons para a evolução da ME em Portugal, no entanto não acho que faça sentido basear a decisão em particulares vs empresas.
A mobilidade sustentável deve resumir-se a substituir carros poluentes por mais sustentáveis, assumir que são as empresas que devem ser incentivadas porque compram mais carros e percorrem mais km, é muito discutivel e no final aos discriminar os particulares, só está a contribuir para a compra de sucata poluente no estrangeiro (excepcionalmente há aqueles resistentes que em vez de sucata compram VEs ).
É urgente uma mudança radical da politica de incentivos.
Antes preferia esses milhões em postos PCR de 50kw de 50 em 50 kms a preço decentes que estes apoios que muitas vezes as marcas mascaram no preço de venda.
Para mim, o problema está mais na forma do que no valor que é atribuido de incentivo, limites bem definidos para a atribuição dos incentivos já resolveria muitos problemas do inflacionamento dos preços dos VE's, agora com limites de 62.500 ou 50.000+IVA, sem duvida que é fácil aproveitar, mas isso é (mais uma vez) problemas na aplicação e não no principio do beneficio do incentivo (na Alemanha não há do que se vê em Portugal...)
Não vejo grande mais valia na questão dos postos de carregamento, não faltam incentivos comunitários e postos pagos pelo Estado e é o que se vê. De certeza que esse postos iriam servir mais alguns do que todos os UVEs e uma rede nacional, mais uma vez pode existir muito boa intenção, mas se as regras não forem bem pensadas, vamos cair sempre no despesismo.
Além disso embora os 2 aspectos tenham de andar a par, o que realmente reduz as emissões são os veiculos e quanto mais VEs, maior será o potencial de negócio para os OPC que vão instalar postos naturalmente, como está a acontecer actualmente.
Pessoalemente nunca tive duvidas que este invenstimento iria surgir, acho é que poderiamos estar muito melhor do que aquilo que estamos hoje, tornaram a vida dificil a quem acredita na ME por pura incompetência e falta de visão, mas pronto daqui a um par de anos já ninguém se lembra.
A grande luta agora será por uns preços mais competitivos e maior liberdade para a atividade de OPC, algo que hoje não existe com a figura de CEME no modelo actual.
Última edição por rimsilva em 08 mar 2021, 18:49, editado 1 vez no total.
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Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
Este concurso dos tachos não ajudou em nada.
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Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
Como presumo que já saibam, desde dia 8 que as candidaturas estão abertas.
Até hoje às 18:47, existiam 75 candidaturas (para pessoas singulares, veículos de passageiros 100% eléctricos), das quais 5 foram aceites, 2 foram pedidos elementos adicionais e as restantes encontram-se por validar.
Em todas as tipologias, à hora referida existiam 338 candidaturas.
Até hoje às 18:47, existiam 75 candidaturas (para pessoas singulares, veículos de passageiros 100% eléctricos), das quais 5 foram aceites, 2 foram pedidos elementos adicionais e as restantes encontram-se por validar.
Em todas as tipologias, à hora referida existiam 338 candidaturas.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
Boas!
Não precisas do DUA para submeter a candidatura, a declaração de venda e notificação ao IMT com a declaração aduaneira do veiculo é suficiente.
A minha candidatura já foi aceite, agora é +/- um mês até ter o dinheiro na conta.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
Entretanto já entrou o dinheiro na conta, foram cerca de 3 semanas.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
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Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
e acabaram os incentivos (700) para este ano.
Vendas BEV em 2021:
Janeiro 424
Fevereiro 490
fonte UVE
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Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
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Re: Apoios Fundo Ambiental 2021
Isso não é necessariamente verdade. Eu por acaso não acompanhei estes números no outros anos. Mas há muitos que não concorrem por variadas razões, já para não falar que aqui devem estar incluídos também os das empresas que nos últimos anos tem sido uma número superior às candidaturas pessoais.
E no site da UVE (https://www.uve.pt/page/wp-content/uplo ... 21-001.png) consegues ver que em anos anteriores houve mais vendidos nos primeiros meses e o apoio demorou muito mais a esgotar (e falo em candidaturas recebidas chegarem ao 700 e não na necessidade de serem aprovadas, porque isso é claro que ainda demora mais tempo)
E depois ainda tens o que ultrapassam os 62 500 (típico dos TMS e TMX e talvez mesmo de alguns TM3). Isto são só exemplos de coisas que é necessário considerar.
Portanto não vale a pena atirar já a toalha ao chão...