Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
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- Data de fabrico: 28 nov 2019
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Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Bom dia malta,
Venho aqui falar da minha experiencia de proprietario do mais "odiado" electrico do bairro: O Nissan Leaf 60 (ou E+, ou 3.0, ou sei la mais oque a Nissan lhe quer chamar )
Como foi o processo de decisão:
1- O porque do electico: +700kms semana, alguma consciência ecológica, e ter um colega com TM3 que adora o carro e deixa um BMW serie 5 na garagem...
2- Porque Nissan: queria carro, que por acaso fosse electrico, e que tivesse assistencia facil nas proximidades em caso do improvavel problema acontecer
3- porque do 60 e não do 40: O carro foi comprado para fazer 100kms no minimo diario, e "devia" conseguir fazer 300kms seguidos numa carga em caso de "extrema necessidade". A verdade é que a necessidade não aconteceu ainda..
Antes de começarem a debitar opinioes, alguns pontos que não vale apena discutir:
1- Não, eu não comprei um TM3 porque a senhora não deixou Tentei fazer-lhe a cabeça 3 meses Fim da discussão...
2- Não gosto de SUVs, logo Kona/Kawai tambem estão fora.
Tomada decisão de comprar carro, isto em Agosto de 2019, há que ir ao consecionario local da Nissan. uma experiencia sureal:
- ..Eu vinha ver o Leaf
- Sim, temos este (uma 40) aqui, esta a bom preço, e e um bom carro
- hum, mas eu estava interessado era no com bateria maior
- ...hum, não sei se vai ser possivel
- Como assim
- Só temos 3 para Portugal, vou ter de falar com o representante nacional da marca (...) Mas porque quer o de 60?
- Porque preciso que faça Guarda-Coimbra-Guarda com uma só carga
- Pois, para isso o 40 não da, só o 60 mesmo.
- (..) Pronto, então fale com o representante, é que estou mesmo é interessado no de 60
- Ok, final da semana já lhe ligo e digo alguma coisa
Passado 1 semana sem me ligarem, lá lhes liguei eu:
- Então, qual a situação do Leaf 60 ?
- Ha, estava para lhe ligar (estão sempre), já falei com o representante e sim, conseguimos pedir o carro. Fica já encomendado na cor que escolheu. (..)
Passado 2 meses, sem me dizerem nada:
- Então, qual a situação do Leaf 60 ?
- Ha, estava para lhe ligar (estão sempre), já está em "pipeline", deve chegar para o fim do ano (...)
Passados mais 2 meses, sem me dizerem nada:
- Então, qual a situação do Leaf 60
- Ha, estava para lhe ligar (estão sempre...), o carro ja chegou, so estamos a espera de tratar dos papeis
- Mas eu agora não posso, vou de ferias. So posso ate dia 7 de Dezembro, depois dica para o ano...
- ah, mas nos conseguimos antes
Conclusão: Matriculam o carro no fim, fim de Dezembro. Entrega do carro logo no inicio de Janeiro.
Incentivo lá se foi...
Não tenho muita experiencia no assunto, mas o outro carro que comprei no Stand eles queriam vende-lo. Este eu queria comprar, e parecia que não queriam vender....
eu:
- E como e com as wallbox, voces tem umas no site
- eh, mas nos não vendemos
- e sabe como faço para comprar uma?
- veja com a EDP, eles tem umas la a venda, dizem que são boas
- mas eu não gosto das deles
- ...
- e com os carregamentos la fora, como é?
- Tem de pedir um cartão.
- Mas a quem?
- Veja na internet...
Lá fui eu ver na internet as coisas...
Não, a experiencia com a Nissan e concecionario foram no minimo má... Tinham imensas oportunidades de negocio a vender "mobilidade eletrica", mas ainda estão com o chip de vender carros e revisões.
Agora quanto ao carro propriamente dito:
ADORO.
Um disclamer: o Leaf veio subsituir um Mini Cooper 1,6D de 110 Cv de 2008. Na garagem esta um BMW 320D de 2012... As vezes prefiro o BMW (poucas)... a maior parte das vezes prefiro o Leaf
Ele "dorme" e carrega em garagem fechada e fresquinha.
há coisas que não fazia ideia serem tão exectaculares:
- Aceleração... quase 200Cv com torque instantâneo... Brutal. Acho que o carro não devia ter um botão "eco", mas um botão "sport": ligava sempre em modo eco, e se quisessemos (que quase nunca quero) ligávamos e passavamos a ter aquele abuso de potencia disponivel.
- Carregar em casa... essa maravilha de não ter de ir de propósito a um sitio encher o deposito do fumarento... para quem tem um electrico e basico, mas é muita qualidade de vida.
- Suavidade de condução e silencio.
- Pre-condicionamento do AC
- O Pro-pilot: eu achava que ia ser uma treta, mas a verdade e que faço 90% dos precursos de auto-estrada, que são 80% dos precusos do carro com Pro-pilot ligado. É muito confortável e relaxante... acredito que o tesla seja melhor. Mas este já é bastante bom na minha opinião.
As coisas que são "hhhhe":
- o infoteinment... demasiado basico, arcaico. A sua unica benece é ligar o AndroidAuto, que foi um pincel para instalar
- Mapas muito basicos e informação dos carrregadores. Não sao intruitivos e não servem de muito
- ePedal: não uso... não me serve para nada.
- o consumo: 200wh/k em autoestrada a 120kmh sem carros a frente que é quase sempre. Com bi-horario fica a 2,3 €/100 kms que é uma anedota quando se compara com os ICEs... mas e mais que os 170 que a malta dos Tesla tem feito.
- Chademo: pensava no inicio que ia ser uma vantagem, mas com o bidirecional a ser uma miragem, acho que a Nissan fazia melhor em oferecer CCS (o ideal era Chademo + CCS + AC 22, mas isso ja era pedir muito)
As coisas que são más:
-...
- O carro e demasiado alto... Gostava mais de um compacto como o Golf (sim, eu sei... ha de vir o ID.3... mas eu tinha de trocar mesmo de carro, não podia esperar). Melhorava o consumo consumo em autoestrada
- Os 42 000... sim, é um carro caro. Creio que 37000 seria um preço mais justo... é um Golf electrico com badge Nissan (um carro "soficiencte" para 95% das pessoas).
-> Rapidegate: não sei o que é... ainda não fiz carga rapida
-> Arrefecimento de bateria: os teoricos dizem que sim... se calhar tem razão. A mim não faz diferença porque o carro habita em sitio fresco. mas acredito que seja um problema. Para o fim do verão falamos
O dia a dia (semana-a-semana) pré-COVID:
2a: manha 100% carga; 160kms, precursor misto; ~55% fim da viagem fica a carregar num post Mobi-e 3,7 8-10 horas; fica nos 80-90%
3a: 80-90% carga; 160kms (e mais 700m de altimetria), precuso misto, final ~25-35% bateria, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
4a: ~75% bateria, 100kms, AE, final ~45%, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
5a: ~70% bateria, 100kms, AE, final ~40%, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
6a: ~70% bateria, 100kms, AE, final ~40%, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
Sabado: voltinhas (as vezes 20kms), fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
Domingo: voltinhas (as vezes 20kms), fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
As vezes ao sabado faz mais 160kms.... fica a carregar mais na 6a
O dia a dia pos COVID:
2a-6a: ~70% bateria, 100kms, AE, final ~40%, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
Sabado e Domingo parado ou voltinas...
Já fiz uma viagem de 300+300kms com ele, com pausa de almoço, que ficou a carregar por precaução. Faz tranquilamente se cumprir o limite de velocidade só com carga inicial. No inicio vamos a medo. mas quanto melhor conhecemos o carro mais longe vamos.
Já tem 8500 kms. o Leaf Spy diz ter um SOH de 98% (origem 99,5%). A ver como se porta.
A lógica de compra foi: ter um carro que com 70% de SOH fosse soficiente para o dia-a-dia. daqui a 10-15 anos vemos...
Se fosse hoje comprar e conseguisse convencer a mulher era um TM3 SR... mas não consegui
Se fosse daqui a 12 meses, se calhar era um VW ID3
Se fosse hoje se calhar ia na mesma para o Leaf 60 pelos 190Cv (o Zoe e 208 não me inspiram tanta confiança em AE)
Venho aqui falar da minha experiencia de proprietario do mais "odiado" electrico do bairro: O Nissan Leaf 60 (ou E+, ou 3.0, ou sei la mais oque a Nissan lhe quer chamar )
Como foi o processo de decisão:
1- O porque do electico: +700kms semana, alguma consciência ecológica, e ter um colega com TM3 que adora o carro e deixa um BMW serie 5 na garagem...
2- Porque Nissan: queria carro, que por acaso fosse electrico, e que tivesse assistencia facil nas proximidades em caso do improvavel problema acontecer
3- porque do 60 e não do 40: O carro foi comprado para fazer 100kms no minimo diario, e "devia" conseguir fazer 300kms seguidos numa carga em caso de "extrema necessidade". A verdade é que a necessidade não aconteceu ainda..
Antes de começarem a debitar opinioes, alguns pontos que não vale apena discutir:
1- Não, eu não comprei um TM3 porque a senhora não deixou Tentei fazer-lhe a cabeça 3 meses Fim da discussão...
2- Não gosto de SUVs, logo Kona/Kawai tambem estão fora.
Tomada decisão de comprar carro, isto em Agosto de 2019, há que ir ao consecionario local da Nissan. uma experiencia sureal:
- ..Eu vinha ver o Leaf
- Sim, temos este (uma 40) aqui, esta a bom preço, e e um bom carro
- hum, mas eu estava interessado era no com bateria maior
- ...hum, não sei se vai ser possivel
- Como assim
- Só temos 3 para Portugal, vou ter de falar com o representante nacional da marca (...) Mas porque quer o de 60?
- Porque preciso que faça Guarda-Coimbra-Guarda com uma só carga
- Pois, para isso o 40 não da, só o 60 mesmo.
- (..) Pronto, então fale com o representante, é que estou mesmo é interessado no de 60
- Ok, final da semana já lhe ligo e digo alguma coisa
Passado 1 semana sem me ligarem, lá lhes liguei eu:
- Então, qual a situação do Leaf 60 ?
- Ha, estava para lhe ligar (estão sempre), já falei com o representante e sim, conseguimos pedir o carro. Fica já encomendado na cor que escolheu. (..)
Passado 2 meses, sem me dizerem nada:
- Então, qual a situação do Leaf 60 ?
- Ha, estava para lhe ligar (estão sempre), já está em "pipeline", deve chegar para o fim do ano (...)
Passados mais 2 meses, sem me dizerem nada:
- Então, qual a situação do Leaf 60
- Ha, estava para lhe ligar (estão sempre...), o carro ja chegou, so estamos a espera de tratar dos papeis
- Mas eu agora não posso, vou de ferias. So posso ate dia 7 de Dezembro, depois dica para o ano...
- ah, mas nos conseguimos antes
Conclusão: Matriculam o carro no fim, fim de Dezembro. Entrega do carro logo no inicio de Janeiro.
Incentivo lá se foi...
Não tenho muita experiencia no assunto, mas o outro carro que comprei no Stand eles queriam vende-lo. Este eu queria comprar, e parecia que não queriam vender....
eu:
- E como e com as wallbox, voces tem umas no site
- eh, mas nos não vendemos
- e sabe como faço para comprar uma?
- veja com a EDP, eles tem umas la a venda, dizem que são boas
- mas eu não gosto das deles
- ...
- e com os carregamentos la fora, como é?
- Tem de pedir um cartão.
- Mas a quem?
- Veja na internet...
Lá fui eu ver na internet as coisas...
Não, a experiencia com a Nissan e concecionario foram no minimo má... Tinham imensas oportunidades de negocio a vender "mobilidade eletrica", mas ainda estão com o chip de vender carros e revisões.
Agora quanto ao carro propriamente dito:
ADORO.
Um disclamer: o Leaf veio subsituir um Mini Cooper 1,6D de 110 Cv de 2008. Na garagem esta um BMW 320D de 2012... As vezes prefiro o BMW (poucas)... a maior parte das vezes prefiro o Leaf
Ele "dorme" e carrega em garagem fechada e fresquinha.
há coisas que não fazia ideia serem tão exectaculares:
- Aceleração... quase 200Cv com torque instantâneo... Brutal. Acho que o carro não devia ter um botão "eco", mas um botão "sport": ligava sempre em modo eco, e se quisessemos (que quase nunca quero) ligávamos e passavamos a ter aquele abuso de potencia disponivel.
- Carregar em casa... essa maravilha de não ter de ir de propósito a um sitio encher o deposito do fumarento... para quem tem um electrico e basico, mas é muita qualidade de vida.
- Suavidade de condução e silencio.
- Pre-condicionamento do AC
- O Pro-pilot: eu achava que ia ser uma treta, mas a verdade e que faço 90% dos precursos de auto-estrada, que são 80% dos precusos do carro com Pro-pilot ligado. É muito confortável e relaxante... acredito que o tesla seja melhor. Mas este já é bastante bom na minha opinião.
As coisas que são "hhhhe":
- o infoteinment... demasiado basico, arcaico. A sua unica benece é ligar o AndroidAuto, que foi um pincel para instalar
- Mapas muito basicos e informação dos carrregadores. Não sao intruitivos e não servem de muito
- ePedal: não uso... não me serve para nada.
- o consumo: 200wh/k em autoestrada a 120kmh sem carros a frente que é quase sempre. Com bi-horario fica a 2,3 €/100 kms que é uma anedota quando se compara com os ICEs... mas e mais que os 170 que a malta dos Tesla tem feito.
- Chademo: pensava no inicio que ia ser uma vantagem, mas com o bidirecional a ser uma miragem, acho que a Nissan fazia melhor em oferecer CCS (o ideal era Chademo + CCS + AC 22, mas isso ja era pedir muito)
As coisas que são más:
-...
- O carro e demasiado alto... Gostava mais de um compacto como o Golf (sim, eu sei... ha de vir o ID.3... mas eu tinha de trocar mesmo de carro, não podia esperar). Melhorava o consumo consumo em autoestrada
- Os 42 000... sim, é um carro caro. Creio que 37000 seria um preço mais justo... é um Golf electrico com badge Nissan (um carro "soficiencte" para 95% das pessoas).
-> Rapidegate: não sei o que é... ainda não fiz carga rapida
-> Arrefecimento de bateria: os teoricos dizem que sim... se calhar tem razão. A mim não faz diferença porque o carro habita em sitio fresco. mas acredito que seja um problema. Para o fim do verão falamos
O dia a dia (semana-a-semana) pré-COVID:
2a: manha 100% carga; 160kms, precursor misto; ~55% fim da viagem fica a carregar num post Mobi-e 3,7 8-10 horas; fica nos 80-90%
3a: 80-90% carga; 160kms (e mais 700m de altimetria), precuso misto, final ~25-35% bateria, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
4a: ~75% bateria, 100kms, AE, final ~45%, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
5a: ~70% bateria, 100kms, AE, final ~40%, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
6a: ~70% bateria, 100kms, AE, final ~40%, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
Sabado: voltinhas (as vezes 20kms), fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
Domingo: voltinhas (as vezes 20kms), fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
As vezes ao sabado faz mais 160kms.... fica a carregar mais na 6a
O dia a dia pos COVID:
2a-6a: ~70% bateria, 100kms, AE, final ~40%, fica a carga nocturna a 2 kwh (22-8)
Sabado e Domingo parado ou voltinas...
Já fiz uma viagem de 300+300kms com ele, com pausa de almoço, que ficou a carregar por precaução. Faz tranquilamente se cumprir o limite de velocidade só com carga inicial. No inicio vamos a medo. mas quanto melhor conhecemos o carro mais longe vamos.
Já tem 8500 kms. o Leaf Spy diz ter um SOH de 98% (origem 99,5%). A ver como se porta.
A lógica de compra foi: ter um carro que com 70% de SOH fosse soficiente para o dia-a-dia. daqui a 10-15 anos vemos...
Se fosse hoje comprar e conseguisse convencer a mulher era um TM3 SR... mas não consegui
Se fosse daqui a 12 meses, se calhar era um VW ID3
Se fosse hoje se calhar ia na mesma para o Leaf 60 pelos 190Cv (o Zoe e 208 não me inspiram tanta confiança em AE)
- mjr
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- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Mas que entrada em grande no fórum! Parabéns!
A novela da compra infelizmente é bem conhecida por aqui, em muitos casos parece que nos estão a fazer um favor por vender o carro.
Como é que se porta o carro nos arranques? No Leaf 40 nota-se muitas vezes que está no limite de tração do eixo dianteiro, tenho alguma curiosidade por saber como será no 60, que tem mais binário e potência.
E na Alemanha ( ), sempre se confirma a velocidade máxima de 157km/h, acima dos restantes Leafs?
A novela da compra infelizmente é bem conhecida por aqui, em muitos casos parece que nos estão a fazer um favor por vender o carro.
Como é que se porta o carro nos arranques? No Leaf 40 nota-se muitas vezes que está no limite de tração do eixo dianteiro, tenho alguma curiosidade por saber como será no 60, que tem mais binário e potência.
E na Alemanha ( ), sempre se confirma a velocidade máxima de 157km/h, acima dos restantes Leafs?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- VETL
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Grande resumo.
Quanto à perspetiva... nheee... Lamento, mas não é única. É a de todos desde há muitos anos. Rigorosamente papel químico.
Lembro-me que em 2013 atirei à cara do vendedor: "Não, não! Não foi você que me vendeu o carro. Fui eu que lho comprei..."
Quanto à perspetiva... nheee... Lamento, mas não é única. É a de todos desde há muitos anos. Rigorosamente papel químico.
Lembro-me que em 2013 atirei à cara do vendedor: "Não, não! Não foi você que me vendeu o carro. Fui eu que lho comprei..."
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
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- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Parabéns pela máquina. É um excelente relato.
Votos de bons kms. Um bom exemplo em como comprar carro eléctrico é para ontem. Se fosse para esperar pelo id3 nem o meu Leaf teria comprado em 2016.
Esperar é a pior opção. Parabéns
Em relação aos vendedores, uma das vantagens em comprar a pessoas que só lidam com eléctricos é ter a certeza que são entusiastas e que sabem do que falam.
Votos de bons kms. Um bom exemplo em como comprar carro eléctrico é para ontem. Se fosse para esperar pelo id3 nem o meu Leaf teria comprado em 2016.
Esperar é a pior opção. Parabéns
Em relação aos vendedores, uma das vantagens em comprar a pessoas que só lidam com eléctricos é ter a certeza que são entusiastas e que sabem do que falam.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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- Registado: 25 jun 2018, 22:03
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- Capacidade bateria: 57 Ah
Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Parabéns pela compra!
Será interessante seguir o primeiro Leaf 60 cá do forum. Quanto à odisseia da compra, é o costume.
Talvez até não fosse um vendedor, mas sim um "Assistente Comercial" (estes não vendem, apenas assistem ...). O trabalho cabe-nos todo a nós.
Será interessante seguir o primeiro Leaf 60 cá do forum. Quanto à odisseia da compra, é o costume.
Talvez até não fosse um vendedor, mas sim um "Assistente Comercial" (estes não vendem, apenas assistem ...). O trabalho cabe-nos todo a nós.
- Apr
- Proprietário Leaf
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
É miserável que passados quase 10 anos que o Leaf estreou em todos os concessionários da Nissan o relatos da experiênca de venda sejam os mesmos. No inicio até se dá o beneficio da dúvida mas neste momento não há desculpa.
Mas o que interessa é o carro, muitos parabéns e vai colocando uma fotos para ver a máquina em ação.
Mas o que interessa é o carro, muitos parabéns e vai colocando uma fotos para ver a máquina em ação.
- rimsilva
- Proprietário i3
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Parabéns pela decisão e bem vindo à ME.
Mais um exemplo daquilo que repito vezes sem conta... Mais do que para quem pode a ME é para quem quer! Sem tanta convicção, se calhar, alguns interessados teriam desistido
Mais um exemplo daquilo que repito vezes sem conta... Mais do que para quem pode a ME é para quem quer! Sem tanta convicção, se calhar, alguns interessados teriam desistido
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Parabéns pela máquina, essa cor é muito fixe!! poem mais fotos
Agora que fizeste o mais dificil (abrir o diário de bordo) é só continuar a relatar a experiencia dos 60kWh
Agora que fizeste o mais dificil (abrir o diário de bordo) é só continuar a relatar a experiencia dos 60kWh
Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Excelente compra!
Fiquei com uma dúvida, nunca fez cargas rápidas, como conseguiu fazer uma viajem 300+300km so com carga lenta durante o almoço?
Fiquei com uma dúvida, nunca fez cargas rápidas, como conseguiu fazer uma viajem 300+300km so com carga lenta durante o almoço?
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Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica
Sim, o motor "excede" a capacidade de tracção do eixo frontal: Se em "modo Sport" (que é com o eco desligado), fizer um arranque a fundo é ver o controlo de tracção a funcionar, mesmo em tempo seco. Por isso e que ando sempre em ECO: não ha motivo para uma pessoa normalmente andar com essas acelerações.mjr Escreveu: ↑28 mai 2020, 20:20Mas que entrada em grande no fórum! Parabéns!
A novela da compra infelizmente é bem conhecida por aqui, em muitos casos parece que nos estão a fazer um favor por vender o carro.
Como é que se porta o carro nos arranques? No Leaf 40 nota-se muitas vezes que está no limite de tração do eixo dianteiro, tenho alguma curiosidade por saber como será no 60, que tem mais binário e potência.
E na Alemanha ( ), sempre se confirma a velocidade máxima de 157km/h, acima dos restantes Leafs?
A Vmax e de facto 157 kmh (não que eu algum dia tenha desrespeitado os limites de velocidade ). No tacometro acho que marcava 160
Quem le isso ate pensa: bom isto da o mesmo que o velhinho Mercedes 190d de 60 Cv do meu pai que "dá" os mesmos 157kmh.
Mas a maneira como la chega é bem diferente: acelera, acelera, e... pronto, chegamos aos 157. Claramente da impressão que o motor esta "artificialmente" limitado. dos 140 aos 157 é muito parecido dos 120 aos 140: relactivamente depressa.
Nunca cronometrei, mas dos 0 aos 157 não deve demorar 20s... Demora o mesmo ou menos que o BMW 320d.
... Mais potencia só com 2 eixos motrizes, na minha opinião
Expliquei-me mal (o post ja ia longo): Viagem Guarda-Evora: ~300kms feitos ao limite de velocidade local. Saiu com 100%; Parar a almoçar e passear em Castelo Branco; carregou uns 2:30 uns 9,7kwh por segurança, chegou com 30% de carga no mostrador
Ficou a carregar no hotel tranquilamente
Regresso Evora-Guarda: mais ~300kms, feitos ao limite de velocidade local. Saiu com 100%. Parar a almoçar e passeio higienico em Portalegre; ficou a carregar 2h13; carregou 13,9 kWh, chegou a casa com 20% carga se bem me lembro.