Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
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- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
Após um 15 meses com o leaf 40kWh e 36 mil km, chegou a hora do upgrade.
Tudo começou em abril quando numa procura no mobile.de vi o anûncio e achei um bom negocio, entrei em contacto com o stand da kia na alemanha (ludenscheid), fiz as perguntas que achava necessárias, e decidi avançar com a reserva.
O carro só podia ser levantado no final de novembro (tem matricula de janeiro 2019).
Chegou a altura de o ir buscar e fazer 2400 km até casa
Pedi para ter a bateria a 100%, pois iria precisar, pois a 1º paragem seria na bélgica na Ionity a 320km distância.
Umas fotos antes da partida:
Siga fazer 320km até ao 1º ionity.. e pimba.. rede em baixo impossivel iniciar carrregamento pela APP. Fez-me lembrar os apagões da mobi.e
Havia 2 pcr's ao lado da tritium, e pimba tambem avaridos. Ai a minha vida, está a começar bem..
como so tinha 50km de autonomia decidi esperar.. passado uns 40min aparece um tesla e consegue colocar a carregar.. estranho, fui falar com ele estava a usar um cartão da Newmotion.
Pedi-lhe para pôr o meu a carregar e dei-lhe 8€ que é custo de cada sessão na Ionity, muito simpatico este sr.
Segui viagem e os seguintes 5 carregamento foram todos na rede ionity em frança. Nos 2 carregamentos seguintes tive de ligar para o apoio para me iniciarem a carga remotamente.
Os outros 3 carregamentos já consegui através da APP
Fiz os primeiros 800km e decid reservar um hotel para passar a noite, não queria arriscar, ainda por cima sempre debaixo de chuva e vento, uma constante na viagem toda.
Ultimo carregamento antes de ir descansar, muito bonito este posto da Ionity:
Pelas 8h da manhã segui viagem.
França é muitoooo grande.... no ultimo PCR de frança, em Bayonne, mais um dissabor, o pcr não funcionava, tinha 8% de autonomia uns 40km..
o pcr mais perto era uns 15km.. siga... chego lá e funciona, mas limitado a 35kWh.. O que interessa é funcionar.. como calhou na hora de jantar nem me importei muito.
Proxima paragem, ja em espanha mais precisamente em Vitoria-Gasteiz, experimentar os supercharger da repsol 350kW..
Segundo parece bati o recorde de velocidade de carregamento no e-niro 79kWh , o maximo até agora visto era 77 ou 78.
A app faz-nos a curva de carga, das melhores app's que usei.
e a factura, muito muito caro!!!!!!
Daqui para a frente parei em valladolid, em salamanca e depois já em portugal no Fundão.
Em valladolid e salamanca ainda mandei umas sestas enquanto carregava, o carro é bastanta confortável até para dormir
Primeiro carregamento no Fundão:
Chegada a casa na 5ºfeira por volta das 8h30 da manhã, fui descansar um pouco.. à tarde ja tinha de ir a inspecção tipo b
No sabado de manhã já tinha matricula portuguesa
Em termos de gastos da viagem, gastei 454€, desde que saí de casa até que cheguei.
Para terminar 2 fotos já por terras lusas:
Comparando com o leaf o que menos gosto:
- O acelerador tem um delay de milissegundos quando se carrega a fundo, enerva não responder logo, já ouvi pessoal do kuai a queixar-se do mesmo.
- As luzes led em automático demora mais tempo a responder, no leaf era muito rápido.
- A bagageira do leaf dava a sensação de ser maior, ou era de ser mais funda, mas ambos tem +- os mesmos litros.
- A APP do leaf embora lenta dava muito jeito, aqui não há app
O que mais gosto:
- Cruise control melhor que o propilot da nissan.
- Mais espaço interior, principalmente espaços para arrumação, mesmo muitos.
- Patilhas no volante estão muito bem pensadas, nas descidas consegue-se regenerar muito mais.
- Eficiência do motor/electrónica diria que está 30% mais eficiente que no leaf, comparando os percursos que tenho feito.
- pronto, e tudo o resto :Daqui
Tenho de ir fazer a revisão agora em Janeiro, é estúpido ter que fazer todos os anos ou de 15 em 15 mil klm.
Até ver excelente compra, aprovadissimo.
Tudo começou em abril quando numa procura no mobile.de vi o anûncio e achei um bom negocio, entrei em contacto com o stand da kia na alemanha (ludenscheid), fiz as perguntas que achava necessárias, e decidi avançar com a reserva.
O carro só podia ser levantado no final de novembro (tem matricula de janeiro 2019).
Chegou a altura de o ir buscar e fazer 2400 km até casa
Pedi para ter a bateria a 100%, pois iria precisar, pois a 1º paragem seria na bélgica na Ionity a 320km distância.
Umas fotos antes da partida:
Siga fazer 320km até ao 1º ionity.. e pimba.. rede em baixo impossivel iniciar carrregamento pela APP. Fez-me lembrar os apagões da mobi.e
Havia 2 pcr's ao lado da tritium, e pimba tambem avaridos. Ai a minha vida, está a começar bem..
como so tinha 50km de autonomia decidi esperar.. passado uns 40min aparece um tesla e consegue colocar a carregar.. estranho, fui falar com ele estava a usar um cartão da Newmotion.
Pedi-lhe para pôr o meu a carregar e dei-lhe 8€ que é custo de cada sessão na Ionity, muito simpatico este sr.
Segui viagem e os seguintes 5 carregamento foram todos na rede ionity em frança. Nos 2 carregamentos seguintes tive de ligar para o apoio para me iniciarem a carga remotamente.
Os outros 3 carregamentos já consegui através da APP
Fiz os primeiros 800km e decid reservar um hotel para passar a noite, não queria arriscar, ainda por cima sempre debaixo de chuva e vento, uma constante na viagem toda.
Ultimo carregamento antes de ir descansar, muito bonito este posto da Ionity:
Pelas 8h da manhã segui viagem.
França é muitoooo grande.... no ultimo PCR de frança, em Bayonne, mais um dissabor, o pcr não funcionava, tinha 8% de autonomia uns 40km..
o pcr mais perto era uns 15km.. siga... chego lá e funciona, mas limitado a 35kWh.. O que interessa é funcionar.. como calhou na hora de jantar nem me importei muito.
Proxima paragem, ja em espanha mais precisamente em Vitoria-Gasteiz, experimentar os supercharger da repsol 350kW..
Segundo parece bati o recorde de velocidade de carregamento no e-niro 79kWh , o maximo até agora visto era 77 ou 78.
A app faz-nos a curva de carga, das melhores app's que usei.
e a factura, muito muito caro!!!!!!
Daqui para a frente parei em valladolid, em salamanca e depois já em portugal no Fundão.
Em valladolid e salamanca ainda mandei umas sestas enquanto carregava, o carro é bastanta confortável até para dormir
Primeiro carregamento no Fundão:
Chegada a casa na 5ºfeira por volta das 8h30 da manhã, fui descansar um pouco.. à tarde ja tinha de ir a inspecção tipo b
No sabado de manhã já tinha matricula portuguesa
Em termos de gastos da viagem, gastei 454€, desde que saí de casa até que cheguei.
Para terminar 2 fotos já por terras lusas:
Comparando com o leaf o que menos gosto:
- O acelerador tem um delay de milissegundos quando se carrega a fundo, enerva não responder logo, já ouvi pessoal do kuai a queixar-se do mesmo.
- As luzes led em automático demora mais tempo a responder, no leaf era muito rápido.
- A bagageira do leaf dava a sensação de ser maior, ou era de ser mais funda, mas ambos tem +- os mesmos litros.
- A APP do leaf embora lenta dava muito jeito, aqui não há app
O que mais gosto:
- Cruise control melhor que o propilot da nissan.
- Mais espaço interior, principalmente espaços para arrumação, mesmo muitos.
- Patilhas no volante estão muito bem pensadas, nas descidas consegue-se regenerar muito mais.
- Eficiência do motor/electrónica diria que está 30% mais eficiente que no leaf, comparando os percursos que tenho feito.
- pronto, e tudo o resto :Daqui
Tenho de ir fazer a revisão agora em Janeiro, é estúpido ter que fazer todos os anos ou de 15 em 15 mil klm.
Até ver excelente compra, aprovadissimo.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
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Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
Parabéns pela compra e obrigado pelo relato detalhado
Agora é curtir da máquina. Venham de lá mais relatos!
Em relação aos 15.000kms entre revisões, de facto é aborrecido, são baratas mas o carro não vai lá mesmo fazer nada.
Agora é curtir da máquina. Venham de lá mais relatos!
Em relação aos 15.000kms entre revisões, de facto é aborrecido, são baratas mas o carro não vai lá mesmo fazer nada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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- Proprietário Leaf
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Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
Parabéns e boa sorte com a máquina. Os 500km são atingíveis?
Por curiosidade, o que precipitou a venda do Leaf?
Por curiosidade, o que precipitou a venda do Leaf?
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
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- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
Fazia viagens grandes demasiadas vezes.. aproveitei para vender enquando ainda valia qualquer coisa.
O GOM demora muitoooooo tempo a adaptar, já fiz 1000km desde que cheguei e ainda só mostra 400km a 100%. Mas noto que a cada carregamento vai aumentando a autonomia. É uma forma diferente de fazer os cálculos. No leaf numa viagem de 50km o gom já estava adaptado.
Mas faz-se facilmente 300km a 120km/h.
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Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
Olá, obrigado pelo relato. Tenho muita curiosidade neste carro.
Permita-me umas perguntas:
1-Qual a versão? Design ou premium (nomes variam de país para país).
2-A kia aceitou vender o carro novo diretamente a si?
3- tendo em conta o valor que imagino que pagou, porque não o TM3 SR+?
Permita-me umas perguntas:
1-Qual a versão? Design ou premium (nomes variam de país para país).
2-A kia aceitou vender o carro novo diretamente a si?
3- tendo em conta o valor que imagino que pagou, porque não o TM3 SR+?
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Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
O carro não foi vendido novo, os meses que estive à espera, esteve a fazer de carro de testdrive. Levantei-o do stand tinha 6500km. Mesmo no limite dos 6000km para o legalizar sem pagar iva. Mas porque iria para o tesla? Consigo melhores autonomias no Kia. É uma excelente opção. O tesla para mim só tem uma vantagem, a rede de carregamento, mas com uma bateria de 64kWh em Portugal não vou sentir problemas.lifao Escreveu: ↑25 dez 2019, 23:31Olá, obrigado pelo relato. Tenho muita curiosidade neste carro.
Permita-me umas perguntas:
1-Qual a versão? Design ou premium (nomes variam de país para país).
2-A kia aceitou vender o carro novo diretamente a si?
3- tendo em conta o valor que imagino que pagou, porque não o TM3 SR+?
A versão na Alemanha é a Spirit, equivalente ao Tekna da Nissan. É a versão mais equipada.
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- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
Ah ok já percebi. Fiquei com a ideia que seria novo.
Tendo apenas como critério a autonomia é claramente melhor o niro. Ando no dilema por isso lhe coloquei a questão.
Ainda não tive oportunidade de ver um e-niro ao vivo. Em PT tão depressa não se vendem novos.
Tendo apenas como critério a autonomia é claramente melhor o niro. Ando no dilema por isso lhe coloquei a questão.
Ainda não tive oportunidade de ver um e-niro ao vivo. Em PT tão depressa não se vendem novos.
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- Registado: 07 jul 2017, 16:22
- Data de fabrico: 13 jan 2019
- Capacidade bateria: 64kWh
Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
Não sei de onde é, mas se quiser ver posso mostrar sem problemas.
Eu questionei a Kia, eles dizem que a partir do primeiro trimestre 2020 esperam ter á venda em Portugal.
O tesla também é mais caro de manter. Pneus, seguros, etc,.
Tudo conta
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- Registado: 07 dez 2017, 14:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
Obrigado pela disponibilidade, sou da zona do Porto.
Da Tesla vejo como vantagens "apenas" atualizações, qualidade reconhecida das baterias, postos de carregamento e eventual menor desvalorização.
No resto tenho a mesma ideia. Pode indicar por alto qual o valor do seguro para o niro?
Penso ser possível comprar um e-niro premium semi novo a custar menos 20% que o TM3 novo (semi novos não há e tão depressa não vai haver). A minha decisão será com base nos euros.
Da Tesla vejo como vantagens "apenas" atualizações, qualidade reconhecida das baterias, postos de carregamento e eventual menor desvalorização.
No resto tenho a mesma ideia. Pode indicar por alto qual o valor do seguro para o niro?
Penso ser possível comprar um e-niro premium semi novo a custar menos 20% que o TM3 novo (semi novos não há e tão depressa não vai haver). A minha decisão será com base nos euros.
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- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh
A nível logístico(legalização e afins) quanto ficou a despesa?
Gosto muito do e-niro.
Gosto muito do e-niro.