Orientação dos PCR
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1185
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Orientação dos PCR
Recentemente assisti na área de serviço de Alcácer a uma situação que me leva a crer que o posicionamento e a orientação dos PCR não é a mais correcta.
Como se pode ver na imagem em anexo (AS Aljustrel, mas são iguais), existem 2 lugares para carregamento de VE, contudo as "mangueiras" estão viradas para o lugar do lado direito.
Significa isto que para VE que não tenham a ficha de carregamento à frente pode ser muito complicado, senão impossivel por o carro à carga se o lugar da direita estiver ocupado.
Com efeito, parei o meu Zoe no lugar da direita e coloquei-o à carga AC, nisto chega um BMW i3 cujo local da ficha de carga se situa sobre a roda traseira do lado direito. O seu condutor teve que efectuar manobras ficando o I3 estacionado de lado, ocupando 2 lugares e com a traseira quase encostada ao meu carro.
Caso estivesse um 3º carro estacionado mais à esquerda e o I3 teria que aguardar que eu terminasse a carga para poder carregar... ou então trocávamos de lugar
Bastaria que as "mangueiras" estivessem direccionadas para a frente (e não para o lado) e já não haveria problema.
Como se pode ver na imagem em anexo (AS Aljustrel, mas são iguais), existem 2 lugares para carregamento de VE, contudo as "mangueiras" estão viradas para o lugar do lado direito.
Significa isto que para VE que não tenham a ficha de carregamento à frente pode ser muito complicado, senão impossivel por o carro à carga se o lugar da direita estiver ocupado.
Com efeito, parei o meu Zoe no lugar da direita e coloquei-o à carga AC, nisto chega um BMW i3 cujo local da ficha de carga se situa sobre a roda traseira do lado direito. O seu condutor teve que efectuar manobras ficando o I3 estacionado de lado, ocupando 2 lugares e com a traseira quase encostada ao meu carro.
Caso estivesse um 3º carro estacionado mais à esquerda e o I3 teria que aguardar que eu terminasse a carga para poder carregar... ou então trocávamos de lugar
Bastaria que as "mangueiras" estivessem direccionadas para a frente (e não para o lado) e já não haveria problema.
Re: Orientação dos PCR
Não dá para estacionar de traseira? Ou dá mas a mangueira é tão pequena que não chega ao outro lado do carro?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6376
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Orientação dos PCR
Nunca foste a Guimarães? Os cabos estão virados... Quase para a estrada
Isso prova mais uma vez (como se fosse preciso) que quem instala os postos não percebe nada do que faz e, sobretudo, não anda de VE.
As instalações são maioritariamente estéticas. Como tem uma consola, querem virá-la para a frente para "fazer ver". Lá a orientação dos cabos é irrelevante
Ainda por cima os cabos são curtos piora tudo.
Isso prova mais uma vez (como se fosse preciso) que quem instala os postos não percebe nada do que faz e, sobretudo, não anda de VE.
As instalações são maioritariamente estéticas. Como tem uma consola, querem virá-la para a frente para "fazer ver". Lá a orientação dos cabos é irrelevante
Ainda por cima os cabos são curtos piora tudo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6376
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Orientação dos PCR
Eu tenho esse problema. O meu carro tem a tomada atrás do lado esquerdo, só consigo carregar no lugar da esquerda, independentemente da orientação dos cabos.
Em Loulé há umas semanas tive mesmo de pedir a um zoe para trocar de lugar comigo
Mas na minha opinião o erro é do carro. Não consigo perceber porque é que há outro ponto de carga que não à frente... Que diabo, o carregador interno está à frente!
Em Loulé há umas semanas tive mesmo de pedir a um zoe para trocar de lugar comigo
Mas na minha opinião o erro é do carro. Não consigo perceber porque é que há outro ponto de carga que não à frente... Que diabo, o carregador interno está à frente!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1185
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Orientação dos PCR
O I3 tentou estacionar de traseira, mas a mangueira ficava do lado oposto e não chegava lá
Re: Orientação dos PCR
Realmente nunca tive problema a carregar mas percebo que estes postos estão mal feitos, especialmente quando bastaria ter mangueiras maiores para resolver a situação.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Orientação dos PCR
Mais 2m de cabo e todos os problemas ficavam resolvidos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Orientação dos PCR
E existem, basta ver noutros países. Se calhar é necessário pedirem na encomenda e pagar a diferença, que imagino que seja alguma. Mas já debatemos este assunto várias vezes por aqui. Se todos tivessem virados para o estacionamento, metade do problema não existia.
Estou com o Bruno Alves, DC sempre à frente, AC nas duas laterais, isso sim era perfeito.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Orientação dos PCR
Mesmo estando à frente há problemas com alguns veículos pois nem sempre estacionar de traseira é simples. Na Caetano Power do Porto tem um cabo com uns 5m e dá muito jeito. O cabo extra devem ser mais algumas (poucas) centenas de Euros.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Orientação dos PCR
Eu penso que a solução passa por posicionar corretamente o PCR.
Infelizmente, já vi noticias de roubo dos cabos de PCR.
Ter cabos mais compridos não será a melhor solução, aumenta a cobiça.
Infelizmente, já vi noticias de roubo dos cabos de PCR.
Ter cabos mais compridos não será a melhor solução, aumenta a cobiça.