Tenho 25A (5,75kVA) e carrego os meus dois VEs (claro que é á vez) a 16A sem problemas (só tenho de garantir que máquina lavar loiça/roupa ou outro eletrodoméstico de maior consumo não funcione enquanto carrego).
Se o teu carro tiver carregamento monofásico, não ganhas nada em ter trifásico, antes pelo contrário.
Só se o teu carro tiver carregamento trifásico é que terás ganhos no tempo de carregamento.
O que degrada as baterias, para além do tempo de vida é a temperatura (alta e baixa) e permanecer muitas horas com SOC (State Of Charge - Estado de carregamento da bateria) altos ou baixos.
A EDP tem um tarifário para quem tem VE:
https://www.edp.pt/particulares/servico ... dade-verde
Faz as contas e vê se te compensa face ao que existe noutros operadores.
Enquanto não tens VE, pede já um cartão da PRIO, demora a chegar mas quando chegar e se tiveres o VE já o podes carregar nos postos públicos.
Edit:
https://electric.prioenergy.com/
Pedir o cartão da mobi.e só quando tiveres o carro e demora uns 10 dias úteis a receberes o cartão.
A respeito dos tempos de carregamento, e para teres uma ideia:
- cerca de 15km por hora de carregamento a 10A
- cerca de 25km por hora de carregamento a 16A
- cerca de 50km por hora de carregamento a 32A
Já aqui disseram, por omissão, o que vêm com o carro é um cabo doméstico a 10A.
Pode ser o suficiente ou não.
Se quiseres mais rapidez, podes optar por uma wallboxx ou um carregador portátil com potência variável.
A meu ver, e salvo excepções, 16A é mais que suficiente, a instalação da BOX ou o uso desse outro carregador é pacífico e não é preciso geralmente fazer mais nada.
Optar por 32A, já terá de subir de potência contrada (se for possível) com acrescento do custo de potência mensal, passar um cabo de 6mm^2 de três condutores do quadro elétrico até à box .....
É fazer as contas
E então, já algum VE no horizonte?
Marca/modelo?