Algumas dúvidas
-
- Mensagens: 812
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Algumas dúvidas
Ora como disse na minha apresentação assim que me seja financeiramente possível tenciono abandonar os ICE e virar-me para os eléctricos, logo com isso em mente já ando a sondar algumas questões no que toca a carregamento caseiro, isto porque como os conterrâneos daqui poderão confirmar não há PCN/PCR nas imediações.
A minha garagem foi em tempos um armazém onde o avô da esposa tinha uma máquina de embalar(para caixas de frutas) e uma balança, uma delas(provavelmente a máquina de embalar) usava uma tomada trifásica(vermelha) com 4 furos/ligações e que na tapa diz:
16-6h/380-415
3P+ IP44
Ligeiramente ao lado tenho um quadro com dijuntores onde se pode ligar/desligar as tomadas, luz, etc e tem um grande branco(daqueles que dispara quando ha problemas com a electricidade lol) que tem o valor 30 numa janela... Isto faz algum sentido para vocês ou será melhor arranjar umas fotos?
Quando comprar um eléctrico terei alguma vantagem em ligar a essa tomada ou a uma normal?
A minha garagem foi em tempos um armazém onde o avô da esposa tinha uma máquina de embalar(para caixas de frutas) e uma balança, uma delas(provavelmente a máquina de embalar) usava uma tomada trifásica(vermelha) com 4 furos/ligações e que na tapa diz:
16-6h/380-415
3P+ IP44
Ligeiramente ao lado tenho um quadro com dijuntores onde se pode ligar/desligar as tomadas, luz, etc e tem um grande branco(daqueles que dispara quando ha problemas com a electricidade lol) que tem o valor 30 numa janela... Isto faz algum sentido para vocês ou será melhor arranjar umas fotos?
Quando comprar um eléctrico terei alguma vantagem em ligar a essa tomada ou a uma normal?
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Algumas dúvidas
Espetáculo. Assim à primeira vista tens aí 30A trifásico, 20,7kVA
Não podes é usar essa tomada, se é de 4 pinos não tem neutro e todos os VE necessitam neutro.
Não podes é usar essa tomada, se é de 4 pinos não tem neutro e todos os VE necessitam neutro.
-
- Mensagens: 812
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Algumas dúvidas
Então seria necessário trocar aquela ficha por outra com neutro e poderia lá carregar o carro?FullElectric Escreveu:Espetáculo. Assim à primeira vista tens aí 30A trifásico, 20,7kVA
Não podes é usar essa tomada, se é de 4 pinos não tem neutro e todos os VE necessitam neutro.
Teria também de ter algum adaptador para tornar aquela ficha CE(ou melhor a de 5 pinos) por algo aceite pelo carro, certo?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6376
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Algumas dúvidas
Sim e sim. Precisas de trocar aquela ficha por uma de 5 pinos, mas é preciso que lá chegue o neutro... senão terás de passar outro fio, o que pode ser complicado.
E sim, precisas depois de um adaptador para uma schuko fêmea.
Mas não há nenhuma tomada normal por aí? Que estranho...
E sim, precisas depois de um adaptador para uma schuko fêmea.
Mas não há nenhuma tomada normal por aí? Que estranho...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 812
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Algumas dúvidas
Há sim, há duas. Pensei foi que naquela fosse mais rápido por exemplo. Há uma logo ao lado da trifásica e outra a meio do armazém, atrás de onde actualmente tenho a carrinha estacionada. A trifásica e a outra normal(schuko para começar a habituar-me aos nomes não é?) estão logo à entrada do armazém.BrunoAlves Escreveu:Sim e sim. Precisas de trocar aquela ficha por uma de 5 pinos, mas é preciso que lá chegue o neutro... senão terás de passar outro fio, o que pode ser complicado.
E sim, precisas depois de um adaptador para uma schuko fêmea.
Mas não há nenhuma tomada normal por aí? Que estranho...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6376
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
-
- Mensagens: 812
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Algumas dúvidas
Mas nessa só dá para carregar de forma muito lenta, certo?BrunoAlves Escreveu:Então usa a schuko
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6376
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Algumas dúvidas
Sim, a 10A. Mas na outra ias carregar à mesma velocidade, se usasses o evse que vem com o carro, só irias fazer um adaptador de cee para schuko e quem determina a velocidade de carregamento é o evse
Só se fores comprar um evse ou wallbox é que poderás carregar mais depressa. Mas para começar, a schuko dá
Só se fores comprar um evse ou wallbox é que poderás carregar mais depressa. Mas para começar, a schuko dá
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 812
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Algumas dúvidas
Pois, estava a esquecer-me disso... Então para ter um carregamento mais rápido só se usasse um desses evse a 16A(ou mais se houver). E nesse caso continuava a não adiantar a trifásica, ou seja comprando um evse mais "potente"(ou wallbox) teria alguma vantagem em usar a CEE?BrunoAlves Escreveu:Sim, a 10A. Mas na outra ias carregar à mesma velocidade, se usasses o evse que vem com o carro, só irias fazer um adaptador de cee para schuko e quem determina a velocidade de carregamento é o evse
Só se fores comprar um evse ou wallbox é que poderás carregar mais depressa. Mas para começar, a schuko dá
Peço desculpa se estou a chatear, mas estou mesmo muito "verde" nisto.