Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por mjr » 20 dez 2020, 22:58

Sem dúvida! Tem de ficar esclarecido.

Curiosamente o último evento que me lembro foi de um Porsche híbrido que ardeu com as pessoas dentro (penso que já cadáveres) depois de um acidente violento, isto há cerca de 18 meses.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por FullElectric » 21 dez 2020, 00:46

Nesse acidente com o Porsche em Matosinhos, a notícia que passou e que ficou na memória das pessoas foi que condutor morreu carbonizado num violento acidente com um Porsche elétrico que ardeu completamente.
O que nenhuma notícia falou foi que o dito carro tinha um depósito de 80 litros de gasolina que terá explodido no violento acidente que desintegrou completamente o carro, espalhando gasolina que o tornou numa tocha.
Mas pronto, o carro também tinha uma mini bateria que dava para 20 km, foi "melhor" notícia falar no carro elétrico

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por frankesousa » 21 dez 2020, 01:18

Neste triste incidente existem 2 distintos possíveis "questões" que me deixam a pensar realmente "a sério".

a 1ª é sobre um possível incêndio no caso de "rasgo" sério na bateria de lítio com curto circuito interno, o que infelizmente é possível e não se pode dizer que seja um fogo "lento" nem "fraco". Acredito que seja relativamente fácil um condutor inconsciente da pancada ficar lá como infelizmente este ficou ao que parece.
Certo é que felizmente acontece poucas vezes um acidente conseguir danificar o bloco da bateria ao ponto de esta se incendiar, mas pode acontecer claro.

a 2ª, não menos preocupante, é o medo que como parece ter acontecido em tempos nos USA um tesla ter sofrido um acidente forte e quem tentou ajudar não conseguir abrir as portas para pelo menos tentar salvar o condutor inconsciente ou preso.
Se não estou em erro na generalidade os carros destrancam automaticamente as portas em caso de embate exactamente para prevenir que isto não aconteça. Por outro lado o Tesla tem a particularidade de ter trinco eléctrico de accionamento "por botão" (penso não estar errado sobre isto certo?).
Acham que em caso de falha total do sistema de 12V (por exemplo a bateria "sair disparada") as portas continuam a abrir com esse mesmo trinco eléctrico?
Estou a dizer isto não para preocupar quem os tem, nem mesmo para denegrir os mesmos, apenas porque a correr bem serei um futuro proprietário e gosto de saber ao pormenor com o que contar ;)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por Apr » 21 dez 2020, 12:26

Todas as porta do Tesla m3 tem acionamento mecanico, está num local tão apropriado que quem nunca andou normalmente usa esse para sair ao invés do botão elétrico.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por frankesousa » 21 dez 2020, 12:37

Apr Escreveu:
21 dez 2020, 12:26
Todas as porta do Tesla m3 tem acionamento mecanico, está num local tão apropriado que quem nunca andou normalmente usa esse para sair ao invés do botão elétrico.
E do lado de fora? se o condutor estiver inconsciente, é mecânico na mesma?
Fico bastante mais descansado assim sendo :)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por BrunoFonseca » 21 dez 2020, 13:08

Pelo que li nas várias noticias sobre este acidente há algo bom a reter: os bombeiros estavam preparados para lidar com incêndio em VE.

Quanto ao facto do condutor ter falecido, só podemos lamentar, independentemente de ser em ICE ou VE. Acima de tudo, pede-se que os condutores tenham uma condução defensiva e que cumpram o código da estrada.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por Apr » 21 dez 2020, 13:16

frankesousa Escreveu:
21 dez 2020, 12:37
Apr Escreveu:
21 dez 2020, 12:26
Todas as porta do Tesla m3 tem acionamento mecanico, está num local tão apropriado que quem nunca andou normalmente usa esse para sair ao invés do botão elétrico.
E do lado de fora? se o condutor estiver inconsciente, é mecânico na mesma?
Fico bastante mais descansado assim sendo :)
Do lado de fora fica sujeito às circunstâncias do acidente.

Se cair uma ponte em cima da bateria de 12v de QQ carro as portas também não vão abrir automaticamente.

Este incidente tem os ingredientes perfeitos, incêndio explosão, VE, morrer, mas não podemos cair na tentação de preencher os espaços vazios com as nossas opiniões e credos. Tem que se esperar pelos factos.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por pemifer » 21 dez 2020, 17:19

Não é que a CMTV precise de defesa mas está sempre a noticiar acidentes com carros de qualquer tipo.
Por acaso não dei conta deste acidente mas eles já noticiaram outro carro a arder depois desta noticia.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalh ... em-palmela
É comum o CM noticiar carros a arder sejam eles elétricos ou não!

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por zeuz » 22 dez 2020, 18:31

Apr Escreveu:
21 dez 2020, 12:26
Todas as porta do Tesla m3 tem acionamento mecanico, está num local tão apropriado que quem nunca andou normalmente usa esse para sair ao invés do botão elétrico.
No grupo Tesla Club Portugal disseram que só as portas da frente tem abertura manual :
https://www.facebook.com/groups/teslacl ... 3489628772
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Acidente com carro elétrico causa vítima mortal.

Mensagem por Apr » 25 dez 2020, 10:40

zeuz Escreveu:
22 dez 2020, 18:31
Apr Escreveu:
21 dez 2020, 12:26
Todas as porta do Tesla m3 tem acionamento mecanico, está num local tão apropriado que quem nunca andou normalmente usa esse para sair ao invés do botão elétrico.
No grupo Tesla Club Portugal disseram que só as portas da frente tem abertura manual :
https://www.facebook.com/groups/teslacl ... 3489628772
Tens razão, são as da frente que tem abertura mecanica de emergencia.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”