Consumo carro VS carregamento

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frankesousa
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por frankesousa » 13 fev 2024, 13:40

civic Escreveu:
13 fev 2024, 13:12
Confirma na tabela, os valores não são precisamente iguais aos teus, estou a fazer alguma coisa mal?
O SoC andou entre que valores?
A energia da tomada foi 16.1kWh (não 19.80, esse já foi o meu calculo de consumo real)
O SOC foi entre 22->100%

Outra coisa que me esqueci foi a potencia de carga, foi a 16A (3.6kW).
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 13 fev 2024, 20:04

frankesousa Escreveu:
13 fev 2024, 13:40


A energia da tomada foi 16.1kWh (não 19.80, esse já foi o meu calculo de consumo real)
O SOC foi entre 22->100%

Outra coisa que me esqueci foi a potencia de carga, foi a 16A (3.6kW).
Não percebi, como o consumo real é diferente do consumo da tomada?

Ok, já percebi, já tinhas feito as contas. ;)

Assim de repente não me parece muito diferente dos restantes, numa bateria em fim de vida parece-me que a degração se faça notar muito na autonomia.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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frankesousa
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por frankesousa » 13 fev 2024, 21:01

civic Escreveu:
13 fev 2024, 20:04
frankesousa Escreveu:
13 fev 2024, 13:40


A energia da tomada foi 16.1kWh (não 19.80, esse já foi o meu calculo de consumo real)
O SOC foi entre 22->100%

Outra coisa que me esqueci foi a potencia de carga, foi a 16A (3.6kW).
Não percebi, como o consumo real é diferente do consumo da tomada?

Ok, já percebi, já tinhas feito as contas. ;)

Assim de repente não me parece muito diferente dos restantes, numa bateria em fim de vida parece-me que a degração se faça notar muito na autonomia.
Amanhã vou tentar o mesmo mas com um pouco mais de aceleração (este foi devagar para testar)

Penso que o diferencial deve aumentar
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Nerusonu
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Nerusonu » 13 fev 2024, 21:09

Energia carregada segundo app EEVEE-- 23.78kWh
Energia reportada pelo carregador-- 22.77
Km percorridos-- 147
Consumo reportado pelo CB-- 13,5 kWh/100km
Percentagem adicionada 41%(dos 39 aos 80)
Temperatura 19°
Velocidade máxima de carga 54,4kW
Carregador Alpitronic Hypercharger 75kW
Odometro 52280

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 13 fev 2024, 21:26

Nerusonu Escreveu:
13 fev 2024, 21:09
Energia carregada segundo app EEVEE-- 23.78kWh
Energia reportada pelo carregador-- 22.77
Km percorridos-- 147
Consumo reportado pelo CB-- 13,5 kWh/100km
Percentagem adicionada 41%(dos 39 aos 80)
Temperatura 19°
Velocidade máxima de carga 54,4kW
Carregador Alpitronic Hypercharger 75kW
Odometro 52280
Estes teus ultimos numeros ficaram muito diferentes dos anteriores, já me baralhaste todo. :lol:
Tens ideia da temperatura da bateria na altura da carga? Estaria o arrefecimento a trabalhar? É uma diferença enorma para o normal em DC.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Nerusonu » 13 fev 2024, 21:56

civic Escreveu:
13 fev 2024, 21:26
Nerusonu Escreveu:
13 fev 2024, 21:09
Energia carregada segundo app EEVEE-- 23.78kWh
Energia reportada pelo carregador-- 22.77
Km percorridos-- 147
Consumo reportado pelo CB-- 13,5 kWh/100km
Percentagem adicionada 41%(dos 39 aos 80)
Temperatura 19°
Velocidade máxima de carga 54,4kW
Carregador Alpitronic Hypercharger 75kW
Odometro 52280
Estes teus ultimos numeros ficaram muito diferentes dos anteriores, já me baralhaste todo. :lol:
Tens ideia da temperatura da bateria na altura da carga? Estaria o arrefecimento a trabalhar? É uma diferença enorma para o normal em DC.
Para ter a temperatura teria de estar lá "de castigo" a olhar para os números no Car scanner, mas dado que fiz a viagem de casa até ao trabalho a nível normal e esteve parado umas 2h antes de o ligar duvido que estivesse com arrefecimento a trabalhar, quanto muito da outra vez é que estava a aquecer pois estava metade da temperatura de hoje.
Do que conheço do carro se no exterior estavam 19 graus o pack deveria andar pelo 16 a 18 a frio... Caso ainda estivesse quentinho após 2h deveria estar pelos 24 a 25 e aí talvez arrefeça qualquer coisa, mas não sei se estava sequer perto disso

Edit:
Já agora o valor que deves usar na tabela é os 22 e qualquer coisa pois desta vez consegui ver o valor correto no PCR, só pus o valor da EEVEE como comparação ao que a APP regista e o que o carregador debita, já nas cargas AC o desvio é até maior(2 a 3kWh em vez de 1 a 2).

pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 13 fev 2024, 23:53

Civic, o SOC antes e depois não me parece muito útil tendo em conta que a bateria já não tem a capacidade inicial.
Penso que o método mais adequado é ver a quantidade de kWh que a bateria tem antes de colocar a carregar, ver quanto tem quando acabou e saber quanto se gastou.
Exemplo: antes da carga a bateria tem 30kWh, depois da carga a bateria tem 50kWh, ou seja entrou 20kWh, se o carregador mede que gastou 22kWh, significa uma eficiência 90,9%, certo?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Nerusonu
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Nerusonu » 14 fev 2024, 00:25

pbaptista Escreveu:
13 fev 2024, 23:53
Civic, o SOC antes e depois não me parece muito útil tendo em conta que a bateria já não tem a capacidade inicial.
Penso que o método mais adequado é ver a quantidade de kWh que a bateria tem antes de colocar a carregar, ver quanto tem quando acabou e saber quanto se gastou.
Exemplo: antes da carga a bateria tem 30kWh, depois da carga a bateria tem 50kWh, ou seja entrou 20kWh, se o carregador mede que gastou 22kWh, significa uma eficiência 90,9%, certo?
Mas isso implica o user ter forma de "ver" a capacidade da bateria e se a ideia é ter mais relatos para registo futuro o "average Joe" não tem como o fazer. Eu por acaso até tenho a car scanner e leitor OBD, mas nem sempre confio nos valores relatados pelo car scanner

pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 14 fev 2024, 00:34

Nerusonu Escreveu:
14 fev 2024, 00:25
pbaptista Escreveu:
13 fev 2024, 23:53
Civic, o SOC antes e depois não me parece muito útil tendo em conta que a bateria já não tem a capacidade inicial.
Penso que o método mais adequado é ver a quantidade de kWh que a bateria tem antes de colocar a carregar, ver quanto tem quando acabou e saber quanto se gastou.
Exemplo: antes da carga a bateria tem 30kWh, depois da carga a bateria tem 50kWh, ou seja entrou 20kWh, se o carregador mede que gastou 22kWh, significa uma eficiência 90,9%, certo?
Mas isso implica o user ter forma de "ver" a capacidade da bateria e se a ideia é ter mais relatos para registo futuro o "average Joe" não tem como o fazer. Eu por acaso até tenho a car scanner e leitor OBD, mas nem sempre confio nos valores relatados pelo car scanner
É verdade mas parece-me a maneira mais correta, antes de ter o ODB, cálculos via SOC, por 2x deu mais energia carregada do que gasta. :D
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 14 fev 2024, 09:15

Sim, tens razão, de qualquer das formas não me parece que esse valor seja muito relevante em termos de eficiência, o SoC inicial e o final servirá mais para ver a linearidade desse valor, o que para baterias pequenas ainda se torna menos importante, na minha opinião. Mas é como diz o Nerusonu, é dificil saber esses valores sem o LEAFSPY, eu no i4 não tenho como o fazer, no car scanner só consigo ver a temperatura da bateria e nem sei se isso é fiavel.

Neruson. já alterei o valor. E mesmo assim houve qualquer coisa com esse carregamento, pois é completamente diferente do outro que tens, é só o dobro do desvio. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's

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