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Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 13:00
por frankesousa
civic Escreveu:
12 fev 2024, 12:36
Nerusonu Escreveu:
12 fev 2024, 11:47
É um Alpitronic(Hypercharger) de 75kW(com rebranding para a Moon).
...
Ok, obrigado, acho que colocando a marca de carregadores dá para ter ideia da eficiência destes.
Chamo só a atenção para um pormenor.

Segundo o regulamento da mobilidade elétrica, pelo menos para postos públicos, se me lembro bem os PCR (que fornecem energia em DC) devem ter a medida de energia feita na parte DC, ou seja, mesmo à saída da tomada, não sendo assim possível aferir eficiência destes, e claro, o valor de energia contabilizada pelos PCR e pelo carro deveria ser basicamente igual (perdas no cabo serão muito poucas).

Assim, na minha opinião, devíamos limitar o registo na tabela com cargas AC, ou pelo menos não "misturar" as 2 e ter uma tabela para cada "modo de carga".

Amanhã de manhã já adiciono a viagem Casa-Trabalho-Casa no meu leaf 30 "manco" :)

Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 13:03
por civic
frankesousa Escreveu:
12 fev 2024, 13:00

Chamo só a atenção para um pormenor.

Segundo o regulamento da mobilidade elétrica, pelo menos para postos públicos, se me lembro bem os PCR (que fornecem energia em DC) devem ter a medida de energia feita na parte DC, ou seja, mesmo à saída da tomada, não sendo assim possível aferir eficiência destes, e claro, o valor de energia contabilizada pelos PCR e pelo carro deveria ser basicamente igual (perdas no cabo serão muito poucas).
Ainda bem que o referes, pois essa foi uma das questões que fiz quando pensei nisto, se fariam todos da mesma forma, ou seja, uns contabilizavam à saida e outros antes do transformador, assim fico esclarecido. ;)
Na tabela podes filtrar facilmente os DC de AC.
Podes ter sempre a mesma eficiência do posto, mas pode ser diferente de carro para carro. ;)

Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 13:11
por frankesousa
civic Escreveu:
12 fev 2024, 13:03
Ainda bem que o referes, pois essa foi uma das questões que fiz quando pensei nisto, se fariam todos da mesma forma, ou seja, uns contabilizavam à saida e outros antes do transformador, assim fico esclarecido. ;)
Agora se cumprem o regulamento não sei bem, até porque há data deste, tinha lá um * porque não haveria equipamentos de medição homologados para DC ou não eram muito usados, não sei bem ao certo.

Seja como for, é preciso ter isso em mente ao processar os dados DC.

Outra coisa a ter em conta é medir a energia que entra na bateria pelas %. Isso deve trazer erros elevados, ora porque usamos % de um valor de "100%" que não conhecemos ao certo, ora porque a % de carga é não linear na maioria dos carros (20% entre 10-30 e 20% entre 70-90 corresponde certamente a quantidades de energia algo diferentes).

A minha proposta é: cargas sempre até 100% (até parar mesmo, de outra forma podemos ter variações grandes) e nunca com pré-acondicionamentos pelos meio.
Apenas fazer a conta consumo* km percorridos no display do carro
vs
Consumo da tomada

Isto só é caso porque a eficiência é "tão grande" que qualquer pequeno erro de calculo pode mudar completamente o sentido das conclusões.

Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 13:15
por civic
frankesousa Escreveu:
12 fev 2024, 13:11


Agora se cumprem o regulamento não sei bem, até porque há data deste, tinha lá um * porque não haveria equipamentos de medição homologados para DC ou não eram muito usados, não sei bem ao certo.

Seja como for, é preciso ter isso em mente ao processar os dados DC.

Outra coisa a ter em conta é medir a energia que entra na bateria pelas %. Isso deve trazer erros elevados, ora porque usamos % de um valor de "100%" que não conhecemos ao certo, ora porque a % de carga é não linear na maioria dos carros (20% entre 10-30 e 20% entre 70-90 corresponde certamente a quantidades de energia algo diferentes).

A minha proposta é: cargas sempre até 100% (até parar mesmo, de outra forma podemos ter variações grandes) e nunca com pré-acondicionamentos pelos meio.
Apenas fazer a conta consumo* km percorridos no display do carro
vs
Consumo da tomada

Isto só é caso porque a eficiência é "tão grande" que qualquer pequeno erro de calculo pode mudar completamente o sentido das conclusões.
Só coloco o SoC para ter uma ideia, pode acontecer a eficiência mudar em SoCs diferentes, o calculo não tem nada disso em conta, só mesmo a energia declarada pelo carro, a energia que saiu da tomada/carregador e quantos kms foram feitos com essa energia, não tem como errar se os numeros estiverem certos, coloco porque acho que quantos mais dados tivermos, melhor para a analise.
Não conto com estimativas, SoC e coisas que os carros debitam. ;)
Não sei se faz sentido colocar a climatização ligada ou desligada.

Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 13:28
por frankesousa
civic Escreveu:
12 fev 2024, 13:15
Só coloco o SoC para ter uma ideia, pode acontecer a eficiência mudar em SoCs diferentes, o calculo não tem nada disso em conta, só mesmo a energia declarada pelo carro, a energia que saiu da tomada/carregador e quantos kms foram feitos com essa energia, não tem como errar se os numeros estiverem certos, coloco porque acho que quantos mais dados tivermos, melhor para a analise.
Não conto com estimativas, SoC e coisas que os carros debitam. ;)
Mas não te podes esquecer de um pormenor (importante) que tem um erro associado a considerar.
Como sabes se repuseste exatamente o mesmo "ponto" de carga na bateria que antes? Tem de ser muito preciso e para alguns carros (tipo o meu) duvido muito que p.ex. 50% de SOC hoje seja a mesma energia que 50% de SOC amanhã :lol:
Para além de que acontece não conseguires parar a carga ou ir ver o ecrã do EVSE a tempo de ter a mesma % que querias.

É como testar o consumo dos ICE, a única forma fiável é encher o deposito até à rolha, andar nele, e encher novamente até à rolha. Se for até "o ponteiro estar a meio" nunca sabes se foi mais 2 ou 3 litros.

Os dados da coluna G "Energy consumed kWh" têm de ser precisos e a unic amaneira de o serem é:

Carregar até 100% (até parar)
Andar x km com o carro
Carregar novamente até 100% (até parar) e registar o consumo da Tomada

Qualquer outra forma de obter os dados da coluna G parecem-me ter erros associados que desviam o resultado.

Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 13:35
por civic
frankesousa Escreveu:
12 fev 2024, 13:28


Mas não te podes esquecer de um pormenor (importante) que tem um erro associado a considerar.
Como sabes se repuseste exatamente o mesmo "ponto" de carga na bateria que antes? Tem de ser muito preciso e para alguns carros (tipo o meu) duvido muito que p.ex. 50% de SOC hoje seja a mesma energia que 50% de SOC amanhã :lol:
Para além de que acontece não conseguires parar a carga ou ir ver o ecrã do EVSE a tempo de ter a mesma % que querias.

É como testar o consumo dos ICE, a única forma fiável é encher o deposito até à rolha, andar nele, e encher novamente até à rolha. Se for até "o ponteiro estar a meio" nunca sabes se foi mais 2 ou 3 litros.

Os dados da coluna G "Energy consumed kWh" têm de ser precisos e a unic amaneira de o serem é:

Carregar até 100% (até parar)
Andar x km com o carro
Carregar novamente até 100% (até parar) e registar o consumo da Tomada

Qualquer outra forma de obter os dados da coluna G parecem-me ter erros associados que desviam o resultado.
É claro que vai ter sempre um erro associado, não é nenhum estudo cientifico, eu no LEAF sabendo disso usei o LEAFSPY que contabiliza à decima, mesmo assim terá algum erro, mas dá perfeitamente para ver tendências, não acho que seja preciso de descarregar a bateria toda para isso. ;)
Aliás, até acho que carregar até parar será pior, pois a energia gasta no balanceamento em cima pode variar, enquanto usar o SoC poderá ser mais fiavel, é a minha ideia, se calhar errada, assumo. :lol:
Não acho que o desvio que tenho no meu LEAF ou no i4 seja um desvio muito longe da realidade, mesmo usando poucos kms para o fazer, com o aumento de dados vamos ter resposta para isso, espero.

Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 14:35
por frankesousa
Vamos lá registar então esses dados e daqui a uns meses temos matéria para discutir :D

Eu vou fazer a minha parte durante umas semanas

Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 15:16
por civic
frankesousa Escreveu:
12 fev 2024, 14:35
Vamos lá registar então esses dados e daqui a uns meses temos matéria para discutir :D

Eu vou fazer a minha parte durante umas semanas
No teu caso até temos um teste impecavel, vemos uma bateria em fim de vida e uma completamente nova, no mesmo carro. ;)

Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 16:29
por pbaptista
Boas!

No meu caso, as ultimas cargas em DC (por exemplo ontem) apontam para uma eficiência de +/-95,5%.
Durante uns meses registei energia consumida, energia carregada, temperatura, soc inicial, soc final mas depois deixei-me disso.
Não consegui encontrar um padrão, até questionei o Apr se o medidor do carregador era fiavel, porque havia diferenças significativas, em casa tão depressa carregava 97% da energia consumida, como 83%.

Re: Consumo carro VS carregamento

Enviado: 12 fev 2024, 16:33
por civic
pbaptista Escreveu:
12 fev 2024, 16:29
Boas!

No meu caso, as ultimas cargas em DC (por exemplo ontem) apontam para uma eficiência de +/-95,5%.
Durante uns meses registei energia consumida, energia carregada, temperatura, soc inicial, soc final mas depois deixei-me disso.
Não consegui encontrar um padrão, até questionei o abr se o medidor do carregador era fiavel, porque havia diferenças significativas, em casa tão depressa carregava 97% da energia consumida, como 83%.
A ideia não é andar sempre a fazer registos, mas fazê-lo de vez em quando, tipo apanhar situações diferentes de temperatura, carregadores diferentes,... e depois comprar os resultados entre eles. ;)
A situação em casa deverá ser sempre idêntica, a haver alguma diferença grande diria que será apenas em termos de tensão, mas mesmo nisso duvido que faça muita diferença no resultado final, mas é para tirar estas duvidas que foi criada esta tabela, e também para haver alguma discussão, para se aprender alguma coisa.