UVE - discussão livre

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nonnus » 29 abr 2021, 10:57

JLMF Escreveu:
29 abr 2021, 10:19
Abaixo um exemplo de um post intolerante á troca de opiniões e que entra com observações de âmbito pessoal, com suposições pessoais, insinuações pessoais, conselhos inúteis e altivos argumentando superioridade temporal coisa que não tem qualquer mérito a não ser para quem não tenha outro, muito próprio geralmente de quem não gosta de ideias e de debate partindo do principio de que quem não é por mim é contra mim como se não houvesse lugar para confronto de ideias sem conflito, que se justifica em defesa permanente desnecessária e exige com perguntas aos demais que se justifiquem, tal a autoridade que pensa deter.
:pray:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

UVE - discussão livre

Mensagem por mjr » 29 abr 2021, 19:26

Criei este tópico para a discussão livre sobre a associação, uma vez que o outro tópico é de discussão de atividades, artigos e notícias publicados pela UVE.

Relembro que o facto de ser "livre" não significa que se possa desrespeitar as regras do fórum, especialmente no tom e cordialidade dos comentários.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoFonseca » 01 mai 2021, 23:00

sparrow Escreveu:
26 abr 2021, 10:35
A UVE ao defender o modelo que contemla a existência da Mobi-e não defende os interesses do utilizador de Veículo Elétrico.

Enquanto a UVE continuar a manter esta posição este Utilizador de Veículo Elétrico não fará parte da associação.
Retomando o inicio da discussão, e depois de ter lido tudo o que foi escrito questiono:
São contra o modelo ou são contra a Associação UVE?

Ficam os meus 5 cêntimos para a discussão:
Na minha opinião (sei que há quem não concorde) o modelo tinha algo muito bom que era permitir a entrada de vários players de micro dimensão enquanto OPC, isto porque em Portugal, ser comercializador de energia não é para todos (e isto não é um problema da Mobilidade Eléctrica!)
Se o modelo é óptimo? Não. Mas sem este modelo é possível que a ME tivesse ficado entregue às Galp e EDP e que, face à sua dimensão, não tivessem visto aqui uma oportunidade de negócio, ficando o país ainda mais atrasado no investimento.
Se é possível fazer com que este modelo sirva os utilizadores? Sim, pois os principais problemas são roaming e afins e são de fácil e possível implementação no modelo existente
Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC. Ele que se queixe.
Quanto aos preços: Será devido à taxa EGME que estão a surgir estas vozes? São menos de 0,35€ por carregamento, fará assim tanto a diferença? Será por não saber o preço final quando carrega o carro? Eu diria que o problema existe apenas pela forma como se comunica o preço. Seria a mesma coisa que as gasolineiras decantassem todas as taxinhas do preço da gasolina...

Quanto à UVE:
Sim, em tempo (basta pesquisarem neste mesmo forum) questionei sobre os propósitos da UVE. O Nonnus, tal como já referiu aqui, convidou-me a assistir a uma AG da UVE e apresentar as minhas ideias para discussão. Assim fiz. Senti-me ouvido, vi que a UVE e eu tínhamos mais em comum do que a separar-nos. Fiz-me sócio, não estou arrependido, pelo contrário. Tenho orgulho nisso
O meu obrigado ao Nonnus! Aconselho aos que têm dúvidas sobre as posições da Associação que a questionem, que se façam sócios, que participem, que apresentem ideias. Uma coisa é certa, se todos pensarmos de forma igual, não haverá discussão, troca de ideias e crescimento.

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por rafaelferreirapt » 02 mai 2021, 08:53

BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC. Ele que se queixe.
Bom dia Bruno, precisava de mais elaboração nesta afirmação. Quais são os fundamentos?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2021, 13:18

BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
São contra o modelo ou são contra a Associação UVE?
Sou contra o modelo e não sou contra a UVE.

Em relação ao modelo podia repetir o que já disse uma porrada de vezes, mas seria off topic.

Em relação à UVE, não sou nada contra e já disse várias vezes que, discordando da linha de actuação, respeito-a. É a que é.
Já se disse, a UVE não teria chegado onde chegou com uma atitude bélica desde o primeiro momento.
BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
Fiz-me sócio, não estou arrependido, pelo contrário.
E muito bem, acho honestamente bem.
Eu fiz o caminho contrário. Fui associado vários anos. Deixei de o ser quando passei a achar que a UVE deixou de me representar. E mais uma vez, não há nada de errado nisso, é a linha da direcção e eu respeito. Mas não me revejo nela.
Em 2 dos últimos comunicados que recebi como associado dizia (o texto não seria este à letra)
- a missão principal da UVE é a promoção da mobilidade eléctrica. Já passámos a fase da promoção, está aí vingada e para ficar. O que é preciso (na minha opinião claro) é evitar que barbaridades como as tabelas do alexmol sejam uma realidade. Eu olho para aquelas tabelas e tenho vergonha. Queremos que a mobilidade seja eléctrica no futuro e não sentimos vergonha a olhar para aquilo?
- a UVE defende o modelo e a MobiE. Ora eu abomino o modelo e a MobiE esteve a uma unha de me fazer voltar ao gasóleo, por isso anseio pelo dia em que se anuncia a sua extinção. Esta posição da UVE é totalmente oposta à minha e torna-nos incompatíveis.

Repito, respeito a posição e a linha da UVE, bem como o tempo que as pessoas disponibilizam à causa. Mas discordo em absoluto.
BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC
Isso tem várias partes de errado.
O primeiro é que o problema É do UVE. Mais uma vez, vergonha pela existência das tabelas do alexmol. Como é que a UVE compactua com isto, é uma das coisas que não entendo.
O segundo é que o CEME não esmaga as margens do OPC. Cada um tem o seu lugar e pilim a entrar, o UVE leva a soma e siga!
O terceiro é que o CEME cobra-me sempre energia a 0,223€/kWh, mas em determinadas instalações e fornecimentos ela custa 10cts/kWh. Mas a Easycharger conta 20cts/kWh em PCN em QUALQUER posto de toda a Espanha. Como é que não queremos isto para nos, ultrapassa-me.
BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
porque em Portugal, ser comercializador de energia não é para todos (e isto não é um problema da Mobilidade Eléctrica!)
Exactamente. E para mim defender os interesses dos UVE é forçar a modificação desta legislação. Acabar com este modelo. Acabar com as tabelas do alexmol. Exigir preço final no posto. E BARATO!
Promover a mobilidade eléctrica? Tá bem então...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoFonseca » 02 mai 2021, 20:03

rafaelferreirapt Escreveu:
02 mai 2021, 08:53
BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC. Ele que se queixe.
Bom dia Bruno, precisava de mais elaboração nesta afirmação. Quais são os fundamentos?
Não os tenho, nem é uma afirmação minha. Estava apenas a colocar as perguntas que normalmente são aqui faladas.
Mas nada melhor que leres os comentários do BrunoAlves no comentário anterior...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por BrunoFonseca » 02 mai 2021, 20:12

BrunoAlves Escreveu:
02 mai 2021, 13:18
BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
São contra o modelo ou são contra a Associação UVE?
Sou contra o modelo e não sou contra a UVE.

Em relação ao modelo podia repetir o que já disse uma porrada de vezes, mas seria off topic.

Em relação à UVE, não sou nada contra e já disse várias vezes que, discordando da linha de actuação, respeito-a. É a que é.
Já se disse, a UVE não teria chegado onde chegou com uma atitude bélica desde o primeiro momento.
BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
Fiz-me sócio, não estou arrependido, pelo contrário.
E muito bem, acho honestamente bem.
Eu fiz o caminho contrário. Fui associado vários anos. Deixei de o ser quando passei a achar que a UVE deixou de me representar. E mais uma vez, não há nada de errado nisso, é a linha da direcção e eu respeito. Mas não me revejo nela.
Em 2 dos últimos comunicados que recebi como associado dizia (o texto não seria este à letra)
- a missão principal da UVE é a promoção da mobilidade eléctrica. Já passámos a fase da promoção, está aí vingada e para ficar. O que é preciso (na minha opinião claro) é evitar que barbaridades como as tabelas do alexmol sejam uma realidade. Eu olho para aquelas tabelas e tenho vergonha. Queremos que a mobilidade seja eléctrica no futuro e não sentimos vergonha a olhar para aquilo?
- a UVE defende o modelo e a MobiE. Ora eu abomino o modelo e a MobiE esteve a uma unha de me fazer voltar ao gasóleo, por isso anseio pelo dia em que se anuncia a sua extinção. Esta posição da UVE é totalmente oposta à minha e torna-nos incompatíveis.

Repito, respeito a posição e a linha da UVE, bem como o tempo que as pessoas disponibilizam à causa. Mas discordo em absoluto.
BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
Os CEME esmagam as margens dos OPC? Sim, mas isso não é um problema do UVE, mas sim do OPC
Isso tem várias partes de errado.
O primeiro é que o problema É do UVE. Mais uma vez, vergonha pela existência das tabelas do alexmol. Como é que a UVE compactua com isto, é uma das coisas que não entendo.
O segundo é que o CEME não esmaga as margens do OPC. Cada um tem o seu lugar e pilim a entrar, o UVE leva a soma e siga!
O terceiro é que o CEME cobra-me sempre energia a 0,223€/kWh, mas em determinadas instalações e fornecimentos ela custa 10cts/kWh. Mas a Easycharger conta 20cts/kWh em PCN em QUALQUER posto de toda a Espanha. Como é que não queremos isto para nos, ultrapassa-me.
BrunoFonseca Escreveu:
01 mai 2021, 23:00
porque em Portugal, ser comercializador de energia não é para todos (e isto não é um problema da Mobilidade Eléctrica!)
Exactamente. E para mim defender os interesses dos UVE é forçar a modificação desta legislação. Acabar com este modelo. Acabar com as tabelas do alexmol. Exigir preço final no posto. E BARATO!
Promover a mobilidade eléctrica? Tá bem então...
Pois... não deixa é de ser irónico todos os utilizadores de veículos electricos "exigirem" que a associação UVE zele pelos seus interesses, e trabalhe pró-bono em prol dos interesses de todos, mas quando vamos ver quantos associados a associação tem, os números não batem certo.

Sinceramente acho que fazia mais sentido serem os TVDE electricos a fazerem esse tipo de lobby do que uma associação que tem como missão a promoção da ME, mas é só a minha opinião.
Quanto ao custo dos carregamentos, o que acontece é que na maioria dos OPC e CEME existe um desconhecimento daquilo que é a ME. Digo isto com conhecimento de causa, pois dei por mim a "discutir" no ecar show com um responsável de um CEME/OPC sobre o RME.
Fora alguns casos aberrantes, e comparando com os valores que vejo no Electromaps para França ou Itália, o custo de carregar um VE em Portugal não é dos mais elevados.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2021, 20:26

BrunoFonseca Escreveu:
02 mai 2021, 20:12
Pois... não deixa é de ser irónico todos os utilizadores de veículos electricos "exigirem" que a associação UVE zele pelos seus interesses, e trabalhe pró-bono em prol dos interesses de todos, mas quando vamos ver quantos associados a associação tem, os números não batem certo.
Entendo essa "boca", mas não é para mim. Como disse fui associado muito antes de haver algo por que zelar.
E como fiz questão de frisar, respeito o caminho da associação. Discordo e não me sinto representado, por isso deixei de ser associado. Já defendi inclusivamente a UVE de algumas dessas bocas.
BrunoFonseca Escreveu:
02 mai 2021, 20:12
Quanto ao custo dos carregamentos, o que acontece é que na maioria dos OPC e CEME existe um desconhecimento daquilo que é a ME.
200% de acordo. Algo que eu já disse mais que uma vez até.
Lá está, se calhar a missão de uma associação que se chama de utilizadores de veículos eléctricos devia ser a defesa dos interesses dos utilizadores de veículos eléctricos. Em vez de defender o modelo, os players, a legislação e ter como missão a promoção da mobilidade eléctrica.
BrunoFonseca Escreveu:
02 mai 2021, 20:12
Fora alguns casos aberrantes, e comparando com os valores que vejo no Electromaps para França ou Itália, o custo de carregar um VE em Portugal não é dos mais elevados.
Itália não conheço. Espanha tem uma Easycharger, é isso que devemos almejar. 20cts em PCN, 30cts em PCR, 40cts em PCUR. Em todo o país. Sem calculadora, sem despesas milionárias com uma MobiE, tudo simples.
E se calhar é boa ideia considerar o ordenado médio nessas comparações com outros países ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por BrunoFonseca » 02 mai 2021, 21:54

Considera o ordenado médio
considera também o preço médio do kWh para o consumidor doméstico (e já agora os IVA, IEC, CAV etc)
considera também o preço dos combustíveis fósseis
considera também os níveis de corrupção, favores e afins.

Verás que em Portugal temos os menores ordenados médios (em que uma média vale o que vale) e pagamos a electricidade mais cara, assim como os combustíveis fosseis.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: UVE - discussão livre

Mensagem por rnlcarlov » 02 mai 2021, 22:58

BrunoAlves Escreveu:
02 mai 2021, 20:26
Espanha tem uma Easycharger, é isso que devemos almejar. 20cts em PCN, 30cts em PCR, 40cts em PCUR. Em todo o país. Sem calculadora, sem despesas milionárias com uma MobiE, tudo simples.
E se calhar é boa ideia considerar o ordenado médio nessas comparações com outros países ;)
Ou uma Iberdrola, que tem uma rede ainda maior, com os mesmos preços. Em Itália parece-me que realmente o panorama é pior em termos de preços de carregamento.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”