DB de um ID3 Tour (77kWh)

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 19 mar 2021, 12:14

rimsilva Escreveu:
19 mar 2021, 11:10

Eu ía falar nesse aspecto, o vento pode ter uma influência enorme,
Estive a ver no IPMA que o regresso vai ser com ventos contrários entre os 15 a 18km/hora...
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 20 mar 2021, 00:48

No percurso Lisboa Caldas, velocidade média foi de 95km, respeitando sempre os limites de velocidade, passei dos 52% para 25%, com uma média de 21,5 kWh. O vento não ajudou, percebi isso em algumas descidas em que normalmente o consumo instantâneo do Passat era zero e com o ID3 gastava energia.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 20 mar 2021, 14:29

Percebi hoje que fiz a viagem de ontem e antes de ontem com o carro em modo conforto em vez de eco... ou seja não fez recuperação... :D
para a outra semana vou novamente a Lisboa e vejo a diferença.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por ruramos » 20 mar 2021, 15:44

Não deves notar muita diferença.. mas depois deixa feedback.

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Nerusonu » 21 mar 2021, 02:25

pbaptista Escreveu:
20 mar 2021, 14:29
Percebi hoje que fiz a viagem de ontem e antes de ontem com o carro em modo conforto em vez de eco... ou seja não fez recuperação... :D
para a outra semana vou novamente a Lisboa e vejo a diferença.
Não fará mais diferença usar antes o modo B por exemplo?

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por alexmol » 21 mar 2021, 02:38

Em autoestrada com cruise control pouca diferença fazem esses modos.
As leis da física não perdoam.

O único que pode fazer diferença é se o modo ECO reduzir a potência da climatização.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por alexmol » 21 mar 2021, 02:41

pbaptista Escreveu:
20 mar 2021, 14:29
Percebi hoje que fiz a viagem de ontem e antes de ontem com o carro em modo conforto em vez de eco... ou seja não fez recuperação... :D
Não acredito que no modo conforto o carro não regenere, então ia usar os travões em vez de regenerar? Em que medida é que isso dá mais conforto?

Ou era sarcasmo e não percebi? :?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 21 mar 2021, 13:11

alexmol Escreveu:
21 mar 2021, 02:41

Não acredito que no modo conforto o carro não regenere, então ia usar os travões em vez de regenerar? Em que medida é que isso dá mais conforto?

Ou era sarcasmo e não percebi? :?
Não sei se dá mais ou menos conforto... :D Eu diria que a designação deste modo não foi a mais feliz.. ;)
Abaixo o que está no manual:
Na desaceleração do veículo e quando este se desloca por inércia ou circula numa descida, é produzida energia elétrica através do motor elétrico que é acumulada na bateria de alta tensão. O motor elétrico funciona aqui como alternador e produz um efeito de travagem. Este processo é designado por recuperação.

Conforme a posição de marcha o efeito de travagem do motor varia de intensidade. No caso de uma recuperação intensa, as luzes de travagem do veículo podem acender-se adicionalmente. À medida que o nível de carga da bateria de alta tensão aumenta, reduz-se a recuperação e consequentemente também o efeito de travagem do motor. Quando a bateria de alta tensão está totalmente carregada, não se regista nenhuma recuperação e, por conseguinte, deixa de se registar o efeito de travagem do motor. Se o veículo detetar que as condições do piso não permitem uma aderência segura dos pneus à estrada, a recuperação e, consequentemente, o efeito de travagem do motor são automaticamente reduzidos. O indicador da potência fornece informações sobre a recuperação e o efeito de travagem do motor Indicador da potência.

Consoante a posição de marcha selecionada e dependendo das configurações no Infotainment, o veículo recupera de forma diferente:

Posição de marcha D selecionada e assistência ECO desativada: nenhuma recuperação.

Posição de marcha D selecionada e assistência ECO ativada: recuperação automática. O nível de recuperação é selecionado automaticamente em função dos dados de navegação e da situação de trânsito.

Posição de marcha B selecionada: recuperação intensa.

O veículo recupera igualmente se for acionado o pedal do travão.

Assistência ECO

A Assistência ECO ajuda o condutor a utilizar o efeito de travagem do motor do veículo de forma eficiente. Este seleciona o nível de recuperação em função dos dados de navegação e da situação de trânsito.

A Assistência ECO pode ser ligada e desligada nas Configurações do veículo no sistema Infotainment.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 21 mar 2021, 13:17

É como o ioniq na posição 0 regeneração. Quando desaceleras ele não faz qualquer regeneração, mas claro que quando travas primeiro faz regeneração e só depois entram os travões mecânicos.

É a forma mais eficiente de um VE andar, sobretudo em AE. Regenerar é bom, mas não precisar de o fazer é ainda melhor ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por alexmol » 21 mar 2021, 13:34

Mas o cruise control deixa o carro embalar nas descidas?
É que se não deixa tanto faz ter regeneração ou não, ele vai sempre regenerar para manter a velocidade.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Id3”