DB de um ID3 Tour (77kWh)

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pbaptista
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DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 09 nov 2020, 20:31

Infelizmente ainda não recebi o dito cujo, mas por sugestão do pemifer abro o tópico do DB para ir partilhando as peripécias até à chegada do mesmo. :)

Para quem quiser acompanhar a minha história sobre os VE até chegar a este momento pode ver a minha apresentação no link abaixo:
viewtopic.php?f=4&t=4331

Depois de alguns test drives, a decisão final foi entre o ID3 Tour e o M3 LR, escolhi o ID3 principalmente pela relação custo versus autonomia (12K€ ainda é muito €), mas não só.

Encomendado a 15 de Outubro, previsão de entrega de cerca de 3 meses, o que considerei optimista.
Actualmente a previsão de fabrico é a 2ª semana de Janeiro, se entregassem até ao fim de Janeiro era excelente.

Preparativos estão a avançar, o primeiro é instalar um circuito novo de 30A entre o quadro e a garagem, espero ter a instalação concluída até ao fim de Novembro. O segundo é a aquisição de um EVSE inteligente que já está apalavrado com o apr, falta só mesmo pedi-lo. O terceiro será pedir um cartão de um comercializador de energia.

Assim lamento não deixar mais novidades para quem abre o tópico a pensar que vai ver umas fotos mas para isso o melhor é ir ao site da VW. :mrgreen:
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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BrunoAlves
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 09 nov 2020, 20:41

Boa, vou seguir atentamente.
Para mim o 77 é sempre descartado pela questão dos 4 lugares, mas os outros andam debaixo de olho.

Já agora vou assaltar o teu DB para dizer que fiz um pequeno test drive ao id3 (fiz num 1st claro) e aquela brecagem, deusmalivre :drool: Parece um smart :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rimsilva » 10 nov 2020, 11:19

Muito bem! Agora é esperar que o tempo passe rápido para podermos acompanhar essas aventuras na ME.

Orlando
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Orlando » 10 nov 2020, 11:57

BrunoAlves Escreveu:
09 nov 2020, 20:41
Boa, vou seguir atentamente.
Para mim o 77 é sempre descartado pela questão dos 4 lugares, mas os outros andam debaixo de olho.

Já agora vou assaltar o teu DB para dizer que fiz um pequeno test drive ao id3 (fiz num 1st claro) e aquela brecagem, deusmalivre :drool: Parece um smart :mrgreen:
os 4 lugares são realmente limitativos. Mas tb há mt gente uqe anda de bmw i3.
parabéns pela futura aquisição.
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 10 nov 2020, 12:24

Claro, cada caso é um caso. Eu actualmente tenho 5 lugares "sofá" e se pudesse encolhia os 3 de trás para os transformar em 4 mais pequenos (até porque normalmente não ando lá :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por zeuz » 10 nov 2020, 12:36

BrunoAlves Escreveu:
10 nov 2020, 12:24
Claro, cada caso é um caso. Eu actualmente tenho 5 lugares "sofá" e se pudesse encolhia os 3 de trás para os transformar em 4 mais pequenos (até porque normalmente não ando lá :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
Multimac 1320 (4 seater)
dsc00085_large.jpg
dsc00085_large.jpg (84.33 KiB) Visto 9393 vezes
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 11 nov 2020, 13:14

No que diz respeito ao circuito para ligar o EVSE, o electricista e um colega que é Eng. electrotécnico estão a dizer que devo colocar um diferencial tipo B, que é bastante mais caro que um diferencial comum (tipo A), estive a ver no GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS que este tipo de diferenciais é obrigatório para que tem corrente trifásica mas não para quem tem monofásica.

O que têm instalado?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rimsilva » 11 nov 2020, 13:18

essa questão vem um pouco na sequência do processo que também estou a passar para a instalação de uma wallbox, julgo que seria interessante que essa questão/informação ficasse nesse tópico, aqui:

viewtopic.php?p=138043#p138043

edit: de qualquer forma o guia que indica, refere que o diferencial pode ser, no minimo, do tipo A.
[E] 722.531.2.101 Dispositivos diferenciais (DR)

Cada ponto de ligação do VE deve ser protegido individualmente por meio de um DR com uma corrente diferencial-residual estipulada I∆n não superior a 30 mA que interrompa todos os condutores ativos, incluindo o neutro.

O DR deve ser, no mínimo, do tipo A. Nas alimentações trifásicas, se a característica da carga não for conhecida, devem ser adotadas medidas de proteção contra as correntes de defeito suscetíveis de apresentar componentes contínuas (dc), usando, por exemplo, um DR tipo B.

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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por RaaR » 11 nov 2020, 13:31

pbaptista Escreveu:
11 nov 2020, 13:14
No que diz respeito ao circuito para ligar o EVSE, o electricista e um colega que é Eng. electrotécnico estão a dizer que devo colocar um diferencial tipo B, que é bastante mais caro que um diferencial comum (tipo A), estive a ver no GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA A ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS que este tipo de diferenciais é obrigatório para que tem corrente trifásica mas não para quem tem monofásica.

O que têm instalado?
Eu instalei o obrigatório. Poderá até nunca fazer diferença, mas preferi ter tudo de acordo com o guia.

A propósito do tema dos quatro lugares, estou como tu. Não preciso de cinco lugares para nada. O banco de trás do meu Model 3 foi usado umas quatro vezes num ano (a pandemia também ajudou) e nunca por mais de duas pessoas.

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BrunoAlves
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 11 nov 2020, 14:02

Não é obrigatório exactamente um RCD tipo B, é obrigatória protecção que detecte fugas à terra em DC > 6mA.
Há componentes mais baratos (porque só fazem a detecção, será outro componente a fazer o corte), por exemplo
https://www.stegen.com/en/ev-products/1 ... ensor.html
https://www.digikey.com/en/products/det ... 0/12530335

A questão de instalar ou não... Em princípio não existirão harmónicos ou correntes DC que "pasmem" um diferencial normal. O problema são as excepções. Porque é que é obrigatório em trifásico e não monofásico confesso que não entendo, mas é mesmo assim.

edit: eu tenho em monofásico o diferencial do quadro parcial e o diferencial integrado no OpenEVSE by Apr.
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