Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

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Nonnus
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 17 set 2025, 01:07

Venho partilhar convosco algo "curioso" que escreveram num grupo da Peugeot.

Fizeram um post sobre um problema num e2008 que não carrega a bateria de 12V.

Depois de explicar como devia fazer para identificar o problema, expliquei como funciona o carregamento da bateria de 12V (pensei eu) nos carros eléctricos.

E não é que um indivíduo escreveu isto:
Nonnus Nunnos no e-208 e e-2008 (e restantes veículos com a plataforma e-CMP) não acontece isso. A bateria de 12V (que, aliás, deve ter por volta dos 14V com o carro ligado) é apenas carregada com o carro em movimento, com um alternador convencional.
Isto além de não me fazer sentido nenhum, mostrava um erro grave por parte da stellantis na concepção do carro. Isto tornava o carro muito pouco eficiente, mais do que já é.

Já fiz várias pesquisas e não consigo encontrar nada que diga que funciona dessa maneira.

A resposta da IA do Google diz isto:
No, the Peugeot e-2008 does not have a conventional alternator; it uses a DC-DC converter powered by the vehicle's main traction battery to charge the 12-volt battery. This system is common in fully electric vehicles and recharges the 12V battery when the car is plugged in and during "ready mode" (when the traction battery is live).
Isto vai de encontro ao que todos nós conhecemos.

Já questionei o indivíduo mas não obtive resposta. Alguém tem conhecimento de algum carro elétrico que use um alternador convencional para carregar a bateria de 12V?

Isto faria sentido na cabeça de quem? Não punha isto em questão se fosse um indivíduo qualquer a escrever, mas a questão é que quem escreveu isso é um indivíduo que aparenta ter muito conhecimento sobre os veículos Peugeot, no entanto depois de ele ter escrito isto já estou na dúvida, se sou eu que não consigo atingir, ou se é o indivíduo que afinal não percebe assim tanto como aparenta.🤔
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civic
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 17 set 2025, 08:10

Os Sttelantis usam um conversor DC-DC da Mahle.

Imagem
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cfvp
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por cfvp » 17 set 2025, 09:51

civic Escreveu:
17 set 2025, 08:10
Os Sttelantis usam um conversor DC-DC da Mahle.
Então é como o Nonnus está a dizer, que só carrega em movimento?
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 17 set 2025, 10:05

Obrigado pela confirmação.

Cada vez estou mais incrédulo com este tipo de pessoas. Como o BrunoAlves escreveu à dias já não há paciência.

No grupo do Nissan Leaf vê-se com cada um, até chegam a chamar mentirosos uns ao outros quando são colegas de profissão. Outros dizem uma coisa à segunda e à sexta dizem outra completamente diferente sobre o mesmo assunto, é conforme dá jeito. Eu tolero isto à maioria das pessoas, agora quando se trata de profissionais do ramo é no mínimo questionável qual o real interesse destas pessoas nos grupos. No TCP ontem vi um post de um individuo segundo ele profissional do ramo, sobre as manutenções dos Teslas, onde se consegue inventar planos de manutenção em coisas que não existem, ou que não são específicos dos Tesla. Este caso no grupo Peugeot... Dão a entender que são altamente entendidos nos assuntos e depois conseguem dizer coisas completamente irreais.

Conseguem dizer que os outros estão errados, quando na realidade escrevem coisas que não correspondem a realidade, criando confusão e desinformação. O interesse destas pessoas não pode ser de maneira nenhuma passar conhecimento.

No limite é só mais um Bürgerfest no mundo dos electricos. :doh:
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 17 set 2025, 10:18

cfvp Escreveu:
17 set 2025, 09:51
civic Escreveu:
17 set 2025, 08:10
Os Sttelantis usam um conversor DC-DC da Mahle.
Então é como o Nonnus está a dizer, que só carrega em movimento?
Não me parece. Segundo a informação carrega quando esta a carregar a bateria de tracção e em mode ready. Mas sem certezas à imagem dos outros VE´s deve carregar sempre que detecta a tensão menor que X Volts. Só assim me faz sentido. Vi isto acontecer várias vezes no Leaf e no Niro também já assisti várias vezes. É fácil de perceber porque ambos os carros tem os 3 Leds no tablier acendendo um intermitente quando esta a carregar a bateria de 12V.

Imagina o carro estar parado uma semana, a bateria de 12V nos carros mais recentes esta sempre alimentar qualquer (muita) coisa, corria-se o risco de chegar ao carro e não ter bateria para dar o arranque, além acelerar a degradação da bateria de 12V, mas ao mesmo tempo tens uma bateria de tracção com energia mais que suficiente.
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Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 17 set 2025, 11:00

O conversor DC-DC carrega sempre que o contactor da bateria esteja ligado, para terem uma ideia o meu HCH de 2006 já não tem alternador. ;)
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