Se fores ver os relatos mais antigos do LEAF 40 o pessoal queixava-se que aquilo dava erros por tudo e por nada, tipo, um desvio maior que cerca de 500mV, ou por aí, o carro dava logo erro, compararavam precisamente ao LEAF 30 que não era tão sensivel em termos de erros, neste carro o desvio é superior a 700mV e não dá erro? Uma celula quase a 2,5v... Nem sabia que era possivel ir tão baixo.frankesousa Escreveu: ↑15 fev 2024, 15:03
Por acaso não acho nada estranho, são vários os relatos de leaf40 a acender tartarugas e o SOC cair para quase 0 quando vão em aceleração fortes.
Esse não é o problema do isolamento nem das células inchadas, e pelo que percebo não dá erros nenhuns, apenas o carro limita a potencia e começa a mostrar o SOC a desaparecer como o fumo recuperando depois na próxima descida.
Na verdade é o mesmo comportamento do meu leaf 30 e que não é "uma avaria" nem acende luzes nem coisa nenhuma. No meu caso, se continuar a insistir ele desiste e desliga a bateria, mas acredito que como as células dos 40 são "maiores" e com menos idade até aguentem antes de chegar o momento de desligar.
Em cima dizias que talvez tenha sido martelado este leaf, não me parece de todo. 1º poucas ou nenhumas pessoas conseguem meter o nariz no firmware/ software do carro e muito menos do BMS. O melhor que conseguiriam fazer era repor o SOH e/ou talvez aldrabar os km. Se assim fosse, não ia ser só 1 ou 2 células e ia ser uma degradação uniforme (penso eu de que).
Até ver, também concordo que não se pode dizer que seja geral e vão todos para a sucata daqui a mais 1 ou 2 anos, mas ainda são alguns casos.
Pode ser só "sorte ou azar" de calhar algumas células problemáticas num pack.
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon/eek.gif)
Nem sequer sabemos quantos casos são, que problemas são, que histórico têm, ... Falar de casos como este ultimo é o mesmo que nada, pois não temos nada, e discordo que não seja possivel martelar o LEAF, se há carro em que isso é possivel, é o LEAF, até podes meter celulas completamente diferentes e consegues gerir o pack na mesma.
Mas é isso tudo, ou melhor pode ser isso tudo, ou não.
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon/lol.gif)
Um comentário interessante.
Mesmo a célula mais alta está a mostrar 3,1 Volt, o que é muito inferior para 65% SOC. A sua bateria deve ter uma resistência interna mais elevada devido ao facto de hx ser 71. Uma causa comum para a bateria desenvolver uma resistência interna elevada é ser deixada a carregar a 100% durante longos períodos de tempo.