PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Pelo que li algures as baterias do LEAF são testadas a 75ºC e aguentam-se, portanto isso de esperar que arrefeçam porque estão a chegar aos 50ºC não será a melhor politica.
O máximo que fiz num dia foram uns 450 kms, e tenho sempre a coisa mais ou menos planeada de forma a que se um carregamento não der dá sempre para chegar ao seguinte.
Não percebi a lógica de uma paragem de uma hora em Aveiras e não carregaste, isto transtornou a viagem completamente.
Este planeamento que faço por norma dá para chegar aos postos com cerca de 50% de carga, o que torna os carregamentos mais lentos, pois aos 60% começa a cortar na carga, mas a bateria não aquece tanto e não existe tanta ansiedade de carga pois tens sempre a opção de chegar a mais do que um PCR.
Mas parabéns pela coragem de fazer a coisa tão a frio.
O máximo que fiz num dia foram uns 450 kms, e tenho sempre a coisa mais ou menos planeada de forma a que se um carregamento não der dá sempre para chegar ao seguinte.
Não percebi a lógica de uma paragem de uma hora em Aveiras e não carregaste, isto transtornou a viagem completamente.
Este planeamento que faço por norma dá para chegar aos postos com cerca de 50% de carga, o que torna os carregamentos mais lentos, pois aos 60% começa a cortar na carga, mas a bateria não aquece tanto e não existe tanta ansiedade de carga pois tens sempre a opção de chegar a mais do que um PCR.
Mas parabéns pela coragem de fazer a coisa tão a frio.
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Muita vez fiz eu a A1 num citroen c-zero e aí sim, fazia muitas cargas curtas, para aproveitar quando a velocidade de carregamento é maior (quando a % é baixa). Para carros com bateria maior em que a potência de carregamento é constante muito mais tempo não traz vantagem a nível de tempo de viagem antes pelo contrário.BrunoAlves Escreveu: ↑03 abr 2019, 00:26Parabéns! É uma dureza sem dúvida, mas a experiência constrói-se andando
O mjr foi a Lisboa aqui há 2 anos acho num Leaf mk1 cheio de degradação. Parou em todas as estações e apeadeiros 10min e seguiu, a velocidades altas.
Agora que tenho o Ioniq, para ir a Braga fiz uma paragem para cada lado. Apenas ajustei a velocidade de cruzeiro para conseguir fazer isso. (100km/h)
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Isto depende de tanta coisa que não se pode dizer se consegue ou não, temos sempre que adaptar a condução às condições, isto não serve apenas para o LEAF, já consegui andar a 120 com 16kWh e já andei com 25kWh, nestas coisas não há verdades absolutas.frankesousa Escreveu: ↑03 abr 2019, 06:55Hehe. Não percebeste bem a minha mensagem, a última parte da frase é que interessa, não dependem da MobiE. Mas isso é que diz se um carro é ou não para grandes viagensmigle Escreveu: ↑02 abr 2019, 23:01Não é "só mesmo um Tesla". Já fiz 900km e acho que o Ioniq faz bem 1200km num dia. Já houve aqui no fórum quem fizesse Porto-Lisboa com uma só paragem, e aliás, para mimfrankesousa Escreveu: ↑02 abr 2019, 22:38VE para viagens (>= 400 km seguidos) só mesmo o Tesla (porque não dependem da MobiE )
Bruno, tenho algumas dúvidas sobre isso, o Leaf gasta pelo menos (talvez mais) 20kWh/100km a 120km/h, ora não acredito que se consiga gastar mais de 35kWh da bateria de "40kWh" por isso certamente não faz 200km a essas velocidades.BrunoAlves Escreveu: ↑03 abr 2019, 00:26
O Leaf faz 200km a 120km/h logo terá de fazer os mesmos a 100 e carregado, digo eu.
Isto só para não induzir os utilizadores em erro.
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's
- frankesousa
- Mensagens: 1331
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Tens toda a razão, e depende muito mesmo da estrada/ declive.
De qualquer modo, penso que podemos admitir que o Leaf (40kWh) não faz 200 km a 120km/h, mas quem já testou pode dizer de sua justiça...
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Eu diria que faz sob algumas condições, mas isso é a possibilidade entrar na reserva da reserva, o que não é propriamente a politica certa de gestão de carga em viagens.
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
54 000Km's
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
O quê??
A 120km/h não se pode ir muito ao fundo do SoC. O carro vai parar muito mais cedo que o habitual. Má política mesmo.
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Boas, eu tenho um Leaf 30 e faço pelo menos uma vez por mês Porto-Lisboa-Porto, na ida saio do Porto a 100%, CC nos 100km/h e chego a Pombal com cerca de 6%, este trajeto é o pior de todos, são 146km e gasta a grande maioria da bateria. No Pombal faço uma carga até aos 90% e sigo, só paro em Aveiras para carregar se for para a margem sul, quando vou para a zona da Expo sigo a 100km/h. Em Lisboa ou na margem sul carrego sempre, mas sempre a 100% para que o regresso seja mais tranquilo. No regresso, viajando a 100km/h carrego em Leiria até aos 90/95% e posteriormente mais 10/15min em Antuã para chegar a casa. Esta viagem já foi feita pela minha mulher no regresso, a 100km/h com apenas uma paragem em Leiria!!!
Este meu pequeno resumo só para verificar que se para um 30kWh a viagem é feita sem grande stress, num de 40kWh ainda com menos stress deverá ser feita e não parece que tenha sido o caso. Nestas minhas viagens o carro após a 2ª carga anda praticamente sempre no vermelho e já o vi limitar potência por duas ou três vezes dada a temperatura da bateria, mas nunca demorei mais do que 4h para cada lado, o normal são 3h30...
O meu conselho é, saída a 100% e não tenha medo das cargas rápidas, o carro limita quer a potência de carregamento quer a potência do motor quando assim necessitar para baixar a temperatura da bateria.
Para terminar, pelas viagens que tenho feito, os consumos maiores costumam ser no sentido Norte / Sul, a título exemplificativo, fique com um registo de uma viagem Porto - Setubal - Porto onde apenas falta o troço Antuã - Porto no regresso:
Abraços elétricos e boas viagens!!!
Este meu pequeno resumo só para verificar que se para um 30kWh a viagem é feita sem grande stress, num de 40kWh ainda com menos stress deverá ser feita e não parece que tenha sido o caso. Nestas minhas viagens o carro após a 2ª carga anda praticamente sempre no vermelho e já o vi limitar potência por duas ou três vezes dada a temperatura da bateria, mas nunca demorei mais do que 4h para cada lado, o normal são 3h30...
O meu conselho é, saída a 100% e não tenha medo das cargas rápidas, o carro limita quer a potência de carregamento quer a potência do motor quando assim necessitar para baixar a temperatura da bateria.
Para terminar, pelas viagens que tenho feito, os consumos maiores costumam ser no sentido Norte / Sul, a título exemplificativo, fique com um registo de uma viagem Porto - Setubal - Porto onde apenas falta o troço Antuã - Porto no regresso:
Abraços elétricos e boas viagens!!!
-
- Mensagens: 24
- Registado: 10 abr 2018, 23:48
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Boas.
Excelente diário!
Vivo em Mafra e tenho família no Norte e sempre me preocupou como seriam as viagens considerando que viajo com 2 filhos menores.
Obrigado pela partilha.
Deu para perceber que não é fácil mas é exequível.
Excelente diário!
Vivo em Mafra e tenho família no Norte e sempre me preocupou como seriam as viagens considerando que viajo com 2 filhos menores.
Obrigado pela partilha.
Deu para perceber que não é fácil mas é exequível.
Re: PJSRamos - Leaf Acenta 40kWh
Muitos parabéns pela máquina, excelente descrição da aventura até Lisboa e seu regresso.