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Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 18:25
por mjr
Nova votação sobre a combinação preferida de EVSEs.

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 18:29
por PMESS79
Já que andamos numa de votações, que tal o numero de km's dos nossos carros e/ou média anual ou mensal

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 18:38
por BrunoAlves
Assim já respondi de forma diferente :)

Idealmente teria 2 EVSE igual ao meu, um deles numa caixa maior e, fundamentalmente, fixo. Uma das coisas espectaculares da experiência do eléctrico é chegar à garagem e ligar o cabo, que lá está. Não é preciso ir buscar à mala, esticar, enrolar, nada. Ligar e está.
Mas como não tenho t€mpo, tenho o portátil montado como fixo e, quando vou para fora, levo-o

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 18:41
por Apr
Para mim o ideal é 1 portátil para emergencias e fixo em todos os lugares onde o carro habitualmente carrega.

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 19:56
por labutess
E eu tenho 1 cabo com a ficha j 1772
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 20:36
por migle
Apr Escreveu:
17 set 2018, 18:41
Para mim o ideal é 1 portátil para emergencias e fixo em todos os lugares onde o carro habitualmente carrega.
Eu também, com a ressalva de que o portátil não precisa de ser grande espingarda. O de origem serve (6/9/12).

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 21:33
por lmlr
Falta aí uma opção que o EVSE do APR permite, que é carregar com a produção solar, por exemplo. Ou adequar a potência de carga à potência disponível no momento, por exemplo o carro está a carregar a 20A, liga-se uma máquina e o EVSE baixa para a potência disponível.

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 21:58
por migle
Isso já é uma votação muito complicada. Mas sim, são todo um lote de funcionalidades avançadas: ajuste à potência disponível na casa, um dia carregamento de dois EVs, etc.

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 22:11
por RJSC
labutess Escreveu:
17 set 2018, 19:56
E eu tenho 1 cabo com a ficha j 1772
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.
Cuidado com isso de usar fichas CEE trifásicas na outra ponta do cabo J1772!
Algum dia ainda alguém liga a ficha CEE numa tomada de uma instalação elétrica e a J1772 no carro sem EVSE, lá se vai o carregador interno!

Eu arranjei uma ficha com 4 pinos que não é utilizada em instalações elétricas (Weipu SP21).
Além de não haver hipótese de confusões é bem mais compacta que uma ficha CEE.
No meu carro ando com 5m de cabo agarrado à ficha J1772 e depois na outra ponta ou ligo a ficha Mennekes ou o EVSE.
Assim evito andar com 2 rolos de cabo no carro (um do cabo mennkes e outro do EVSE). Este kit todo cabe com folga na mochila que a Nissan fornece com o EVSE de origem.
Em Portugal arranjam-se fichas SP21 por exemplo aqui: https://mauser.pt/catalog/index.php?cPa ... _2541_2547
Mas também se arranjam mais baratas no eBay, a partir do estrangeiro.
IMG_20170814_151259.jpg
O ficheiro IMG_20170814_151259.jpg não está disponível

Re: Que combinação de EVSE é a ideal

Enviado: 17 set 2018, 23:01
por labutess
RJSC Escreveu:
17 set 2018, 22:11
labutess Escreveu:
17 set 2018, 19:56
E eu tenho 1 cabo com a ficha j 1772
Que é comum ao evse fixo (o tijolo de 10A da nissan )e ao evse
Portátil que fiz e que regula dos 6A aos 32A.Como o carro no máximo só carrega a 16A ainda não deu problemas.Na outra ponta do cabo está uma ficha trifásica. É apenas esse cabo que tiro da mala para carregar em casa,nada mais simples de utilizar.
Cuidado com isso de usar fichas CEE trifásicas na outra ponta do cabo J1772!
Algum dia ainda alguém liga a ficha CEE numa tomada de uma instalação elétrica e a J1772 no carro sem EVSE, lá se vai o carregador interno!

Eu arranjei uma ficha com 4 pinos que não é utilizada em instalações elétricas (Weipu SP21).
Além de não haver hipótese de confusões é bem mais compacta que uma ficha CEE.
No meu carro ando com 5m de cabo agarrado à ficha J1772 e depois na outra ponta ou ligo a ficha Mennekes ou o EVSE.
Assim evito andar com 2 rolos de cabo no carro (um do cabo mennkes e outro do EVSE). Este kit todo cabe com folga na mochila que a Nissan fornece com o EVSE de origem.
Em Portugal arranjam-se fichas SP21 por exemplo aqui: https://mauser.pt/catalog/index.php?cPa ... _2541_2547
Mas também se arranjam mais baratas no eBay, a partir do estrangeiro.
IMG_20170814_152519.jpg
IMG_20170814_151259.jpg
Ok ,fizeste bem em chamar a atenção para um possível engano .A segurança acima de tudo.
A ligação da minha está como essa da foto (menos a ficha).
Mas só eu e minha mulher ligamos o carro e aí não há problemas de engano.
Pra mim existe outro problema que é nas trifásicas de 5 pinos não estarem bem ligadas (troca de fase com o neutro )e aí queimarem o evse.