Hyundai Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por hmendes » 25 nov 2018, 16:37

BrunoAlves Escreveu:
25 nov 2018, 15:54
Para mim o peso tem muita influência. Tomando como exemplo os testes do Bjorn, eu nunca consigo fazer as médias dele. Mas ele viaja sozinho e é um gajo pequeno.
Já eu viajo sempre de carro mais de meio, não somos exactamente esbeltos, malas e tal... comentei isso mesmo num dos vídeos dele, ele diz que a diferença de peso dos passageiros não é relevante. Eu acho que é
Por acaso tenho a mesma opinião que o Bjorn, os meus métodos de comparação de científico não tem nada, mas Porto-Pombal a 110kmh de CC, com 1, 3 ou 4 pessoas e à chegada a Pombal, o resultado é sempre igual, 6% de bateria restante... já repeti o ciclo várias vezes nas configurações indicadas e é sempre igual, confesso que até eu acho estranho.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por migle » 25 nov 2018, 20:23

leogrova Escreveu:
25 nov 2018, 15:03
Também sei q as condições são muito diferentes. Mas mais 50%...
leogrova, o trabalho da resistência do ar é proporcional ao quadrado da velocidade. A velocidade não perdoa. E aqui conta a velocidade relativa ao vento.

Fazer 140Wh/km é perfeitamente normal a 110km/h também. E fazer 116Wh/km a 90km/h também. Portanto esses quase 50% mais têm a ver com velocidade e vento.

O consumo varia muito, muito. É preciso cuidado quando o caminho faz uma curva. Por exemplo, Algarve/Lisboa depressa, a viragem à esquerda para Palmela estraga as previsões quando há vento de oeste na península de Setúbal.

BrunoAlves, também sou da opinião que, a alta velocidade, o peso da resistência do ar no consumo é maior, e o peso do peso bastante menor.

hmendes, fixa bem os % iniciais e finais. E agora, de cada vez que fizeres exactamente o mesmo consumo, aproveita a pausa no PCR para jogar no euro milhões.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por migle » 25 nov 2018, 20:32

migle Escreveu:
25 nov 2018, 20:23
E fazer 116Wh/km a 90km/h também.
E muito pior! Uma vez, em Janeiro, tentei ir directo de Lagos a Alcácer do Sal, calmamente pela N124/IC1 em modo ECO, limitado a 90km/h. Só que o tempo estava mau, fiz 140Wh/km e fui obrigado a desviar para Aljustrel. 140 a menos de 90...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por hmendes » 25 nov 2018, 21:48

migle Escreveu:
25 nov 2018, 20:23
hmendes, fixa bem os % iniciais e finais. E agora, de cada vez que fizeres exactamente o mesmo consumo, aproveita a pausa no PCR para jogar no euro milhões.
Yep. Eu sei que parece altamente improvável, mas em meia dúzia de viagens que fiz foi o que pude constatar. Na verdade em várias viagens que faço repetidamente, o Leaf tem um comportamento bastante estável ao nível do consumo. Não quero com isto dizer que não existem diferenças, existem, estou certo que sim, mas não são mensuráveis ao ponto de existir grande alteração ao nível da percentagem de bateria, aliás, as grandes alterações que sinto ao nível dos consumos são com as variações das temperaturas.

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por leogrova » 25 nov 2018, 23:13

Esta viagem de regresso a casa foi uma autêntica aventura. O consumo varia e muito - completamente de acordo; acrescento que o impacto que essa variação tem, é dramático para nós, uma vez que temos que gerir autonomias que à partida são reduzidas.
Actualmente, a mobilidade eléctrica é um jogo de concessões, que faço de bom grado...quando estou sozinho a bordo. Com a família no carro, as coisas alteram-se bastante...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por migle » 25 nov 2018, 23:55

leogrova, há uma aplicação muito boa e importante para quem anda de VE, que é o Windy.com. Atenção às imitações. O Windy.com (app e site) é um projecto colaborativo, aberto, sem custos para o utilizador e simplesmente apresenta fontes de dados que estão disponíveis gratuitamente (é o caso dos principais modelos meteorológicos, como o ECMWF que resulta da colaboração dos institutos meteorológicos europeus). A vantagem, já imitada, do Windy.com é a forma imediata como apresentam a velocidade e direcção do vento, uma só olhada na app chega.

Quanto ao Porto, e quanto à família, a tua aventura dos 106Wh/km inspira-me para voltar às viagens eco. Quando me meti no Ioniq, tive de começar a andar mais depressa que com o Prius+, para compensar o tempo despendido no PCR, afinal a paciência dos miúdos é limitada. Algumas experiências a menor velocidade, como a que contei, desencorajaram-me. Mais tarde, quando fui a Sevilha, aí é que vi as vantagens de cruzar a 90km/h... de repente, as distâncias parecem todas mais pequenas.

Porém, no caso do Porto, com família, com paciência limitada, em termos de tempo é capaz de compensar mais do que uma paragem, e também fornece mais variedade aos passageiros, que se vão fartar menos quer da paragem, quer das viagens.

hmendes, não é do Leaf ou do Ioniq. Simplesmente porque os VEs são muito mais eficientes energeticamente do que os CI, estas variações notam-se mais. Imagina, da energia que gastamos, uma parte é para dissipar em calor, ou toda a espécie de gastos inúteis (como a aspiração de ar para dentro do motor nos CI). A parte útil é a energia de tracção. A energia de tracção varia brutalmente com a velocidade relativa ao vento, não há nada a fazer. Porém:
  • Se for um diesel, em dada viagem a energia de tracção representa apenas 20% da energia que liberto do gasóleo. Se a energia de tracção aumentar 20%, então o consumo de combustível aumenta apenas 4%. Posso dizer "Ah, diesel é que é realmente eficiente, gasta 6l/100km quer haja vento, quer não, frio, calor, o que seja!"
  • Se for um full hybrid (um Toyota), a energia de tracção representa uns 35% da energia libertada da gasolina. Então os 20% de aumento já vão representar no mínimo 7% de aumento no consumo da gasolina, pode ser mais. Em vez de gastar 5l/100km, vai gastar 5,4l/100km e o condutor do híbrido vai notar.
  • Se for um VE, a eficiência energética será uns 90% (olhando para a energia descarregada, o consumo indicado pelo carro), ou seja 90% da energia é a energia de tracção, então os 20% de aumento vão significar 18% de aumento no consumo, e se pelas minhas contas eu podia fazer 200km, afinal só vou poder fazer 169km. É uma diferença brutal.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por leogrova » 26 nov 2018, 19:27

Migle,
Obrigado pelo conselho do Windy - já está nos favoritos.

Quanto ao impacto na autonomia vs eficiência, confesso que nunca tinha pensado nisso. Farto-me de aprender contigo!

No que diz respeito às paragens, vinha a 105kms/h, atrás de um pesado de passageiros, com muita chuva. Foi engraçado pois a água desenhava perfeitamente a bolsa criada pelo pesado... mas dizia eu, quando à dada altura penso , epá com a família no carro e tal, vou acelerar e páro em Aveiras uns 15m... Acelerei então para os 120, e com a chuva forte que se fazia sentir, o consumo acho q foi para os 17kwh. Pequeno grande pormenor, não tinha verificado se Aveiras estava on... Pois é, não estava. E com a minha brilhante decisão, tinha ganho o prémio "Stress range" do ano , uma vez que o Gom dava 15kms a menos do que faltava. O bônus? Mulher e criança no carro...

Foi altura de colocar em jogo toda a experiência adquirida ao longo de um ano a conduzir... um Prius.
Vocês que têm Ioniqs sabem bem como é difícil cumprir uma distância x indicando o Gom x; agora imaginem ter que "recuperar" 15kms, estando em AE, e com uma chuvada tão forte que desligava o cc adaptativo...

Bom, conheci de uma vez o modo tartaruga, o modo super tartaruga e ainda o hiper tartaruga. Escrevo isto desta forma pois parece-me que à medida que continuava a descobrir os últimos 5% de SoC, a entrega de potência diminuiu 3 vezes - a primeira aos 5%, a segunda aos 3%, e o último patamar nos 1%. Atenção que isto pode ser erro do sistema de análise (eu) por excesso de ansiedade. Ser apresentado ao modo tartaruga, em plena segunda circular, naquela parte onde há aqueles acessos e saídas todo (CRils e afins), não é algo que recomende.
O resto da história, escrevo qd tornar a ter um tempinho, mas adianto já, que terminou com o meu carro na garagem dele (minha) a desfrutar de uma slow food...
Até já.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 26 nov 2018, 19:36

Sim, a redução na entrega de potência é progressiva. Aos 1% a potência máxima é à volta de 20kW (que só consegues em Sport pé no fundo).
Fica a dica, podes ignorar essa limitação em CC. Mas provavelmente terias ficado a pé :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por rnlcarlov » 26 nov 2018, 22:15

E aqui fica outra dica. Quando um dos PCRs de Aveiras estiver avariado, pede para ir ao outro lado carregar.

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Hyundai Ioniq

Mensagem por leogrova » 26 nov 2018, 23:19

Obrigado pela dica rnlcarlov. Curiosamente, li isso, noutro fórum, hoje de manhã. Até comentei com a minha mulher : conhecimento é poder!
Já tinha a ideia que isso se podia fazer, confesso que não sabia em pormenor em quais as áreas.

Responder

Voltar para “Hyundai”