BMW i4 White Alpine

Fórum de discussão sobre todos os modelos elétricos plug-in da BMW.
civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 17 out 2023, 19:56

Nerusonu Escreveu:
17 out 2023, 15:26


Bomba de calor?
Não, é bem notorio quando a bomba está em funcionamento com o carro parado. ;)
Estive a dar uma olhadela pela net do sistema de arrefecimento do i4, e aquilo é um ninho de ratos...
Imagem
Última edição por civic em 17 out 2023, 20:21, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2975
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Nonnus » 17 out 2023, 20:12

Nesse diagrama dá para ver 3 sistemas distintos de arrefecimento. Motor, bateria e um sistema da porta de carregamento + chaufagem?

Vê-se o ventilador da chaufagem que deve aproveitar o calor gerado pelo radiador 9 que vem do radiador 2. Pela cor dá a sensação que o circuito do radiador 2 funciona com uma temperatura mais alta a saída e os outros radiadores entra temperatura mais alta mas a saída é mais baixa. Será?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 17 out 2023, 20:50

Nonnus Escreveu:
17 out 2023, 20:12
Nesse diagrama dá para ver 3 sistemas distintos de arrefecimento. Motor, bateria e um sistema da porta de carregamento + chaufagem?

Vê-se o ventilador da chaufagem que deve aproveitar o calor gerado pelo radiador 9 que vem do radiador 2. Pela cor dá a sensação que o circuito do radiador 2 funciona com uma temperatura mais alta a saída e os outros radiadores entra temperatura mais alta mas a saída é mais baixa. Será?

Não, o modulo 5 é um chiller, pelo que percebo tens 3 possibilidades:
1: Com compressor que é o mais facil de perceber, tanto dá para a bateria como para o habitáculo usando, ou não, o chiller (5)
2:Arrefecimento da bateria pela deslocação do ar no radiador 3, se não for preciso pode ser usado para aquecer o habitáculo.
3:O ar que passa pelos radiadores pode, ou não ser usado para aquecer o habitáculo.
O radiador 4 parece-me que só é usado para arrefecer a eletronica que está junto ao motor, mas que serve, também, para aquecer o ar que pode ser canalizado para o habitáculo, é o que está mais perto.
Não sie se estou a ver bem a coisa, um dia destes vou desmontar aquela frente para perceber melhor a coisa.

Penso que é do mesmo circuito.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2975
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Nonnus » 17 out 2023, 21:20

O 4 não é um ventilador do tipo dos ICE´s para forçar a passagem de ar? Pelo desenho é o que parece.

Por exemplo o model S tem um ventilador desse tipo que liga quando o carro esta a carregar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 18 out 2023, 08:25

Sim o 4 é o ventilador que está junto aos radiadores e o 7 é o da climatização.
No i4 tens a opção de carregamento com ruido ou sem ruido, ou seja, com ventilação forçada ou sem ela, claro que as velocidades de carga depois são diferentes. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 20 nov 2023, 15:32

Mais um numero grande passado, carro fantástico, quer é andamento.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1646
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por cfvp » 20 nov 2023, 16:58

Em menos de 1 ano já tem mais kms que o meu. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 22 dez 2023, 12:08

1 ano, 32 000kms e 2 pneus.
Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2975
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Nonnus » 23 dez 2023, 07:51

Esse eléctrico mama pneus como se fosse a combustão. É do dono ou do carro?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic » 23 dez 2023, 11:59

Nonnus Escreveu:
23 dez 2023, 07:51
Esse eléctrico mama pneus como se fosse a combustão. É do dono ou do carro?
Epá, o dono manda no carro, pelo menos costuma ser assim... :lol:
De qualquer das formas nem sequer mandei alinhar pois o desgaste estava bem uniforme, o que posso dizer já com estes kms e em relação ao LEAF é que este é bem mais pontudo, o LEAF é mais progressivo na entrega da potência, pensei que era uma questão de habito, mas é dificil fazer as coisas de forma diferente, basta teres que fazer uma ultrapassagem com mais convição e lá etá ele a controlar a traseira, isso custa alguma borracha.

Sei que vai contra o que o pessoal costuma fazer, e eu também, mas coloquei os novos à frente e passei os da frente para trás, pois estavam como novos e dessa forma iam andar lá uma eternidade, vamos lá ver até quando se aguentam agora que já estou mais habituado ao carro.

Quanto a andamentos, não têm nada a ver com o LEAF, neste controlo pelos limites de velocidade mais alguma coisa, alem de nem se notar nada, a insonorização é um mimo, noto que em velocidades mais altas não penaliza tanto os consumo como no Nissan, já em cidade o LEAF é mais económico, diria que aqui entra a diferença de peso.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “BMW”