AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 19 mar 2015, 13:57

Bom dia. Venho pedir ajuda a quem já possui um NISSAN LEAF, a fim de decidir se compro ou não um.

O LEAF sobretudo para eu levar para o meu trabalho. Vivo em Guimarães e trabalho em Penafiel. Ida e volta por auto-estrada 88km. Por estrada nacional 96km.

Tenho um Corolla a diesel com em consumo médio de 5.2 l/100km. Gasto mensal em combustível cerca de 250-300 euros.

Normalmente o percurso de ida para o trabalho faço metade e estrada nacional. No regresso, venho exclusivamente por estrada nacional.

Não sou de andar rápido, mas estou habituado aos 120 km na auto-estrada. Costumo ter sempre rádio ou bluetooth ligado.

Como a minha esposa tem um Punto de 98, esse seria abatido e aproveitaríamos o incentivo fiscal (4500€) e o da marca (4500€) + oferta de cabo Mennekes de carregamento rápido (se efectuarmos a compra até 31 de Março). O Preço final chave na mão seria 23500€.

1 - Queria saber se será seguro para esta distância, fazê-la com o Leaf. Ou se corro o risco de ficar pelo caminho.

2 - Já ouvi dizer que se deve evitar usar o LEAF em auto-estradas, confirmam?

3 - A potência em minha casa é de 6,9 Kwa. Pelos vistos basta, mas poderá ser necessário comprar mais qualquer coisa, para carregar mais depressa ou fazer uma instalação adicional, para não ir abaixo?

Aceito opiniões/sugestões e todos os pequenos truques que quiserem partilhar.

Desde já obrigado pela ajuda,
sangriaman

P.S. - A fatura seria isto, sendo que depois recebemos o tal incentivo do estado no valor de 4500€:

Imagem
Última edição por sangriaman em 19 mar 2015, 15:50, editado 1 vez no total.

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por ricardot » 19 mar 2015, 14:10

Oferecem um cabo de carregamento rápido ?
Com esse cabo dá para carregar a 16A certo ?
Vou levantar o meu esta Sábado e não me falaram em nada disso.
Acho que vou ter de exigir um cabo desses

Em relação à compra,
A autonomia do carro vai chegar para fazer esses kms quer por nacional ou sempre por AE.
A Leaf não é muito recomendado para fazer auto-estrada por que a 120km/h a autonomia baixa
Mas eu acho que quando se compra um Leaf começa-se a achar ainda mais os preços das AE uma roubalheira porque o que se paga com as portagens dá para carregar o carro varias vezes :lol:

Eu acho que é de aproveitar esse promoção .
Dei um peugeot 206 para abate porque o preço do arranjo já não compensava e em nenhum lado me dão 9mil€ pelo carro.
Primeiro andei a ver carros do mesmo segmento mas depois de experimentar o Leaf , esqueci os outros :lol:
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por marcopns » 19 mar 2015, 14:25

Eu faço 50 kms por dia para o trabalho mas frequentemente passo os 100km. Sempre sem stress de autonomia.

O Leaf é um carro muito menos cansativo de conduzir pelas nacionais. Por auto-estrada pode sempre adequar a velocidade a sua autonomia restante.
Esse "cabo rápido" deve ser para carregar nos postos Mobie. O EVSE incluído carrega em casa a 10ah, 2,2kwh, sendo possível com um evse diferente carregar a 32ah.

O valor que gasta actualmente em só em combustível dá para pagar a prestação do Leaf a 96 meses... ;)
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por Essiemme » 19 mar 2015, 14:46

Era o que eu fazia por mês... cerca de 300 Euros em gasóleo.

Graças à mudança, conseguí "ganhar" mais do que 10 mil euros em 3 anos.

Para mim, não havia qualquer dúvida em acabar com o combustível para essa prática, especialmente agora que já há experiência de muitos milhares de proprietários.

sm
:P
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por vgomes » 19 mar 2015, 14:51

Essiemme Escreveu:Era o que eu fazia por mês... cerca de 300 Euros em gasóleo.

Graças à mudança, conseguí "ganhar" mais do que 10 mil euros em 3 anos.

Para mim, não havia qualquer dúvida em acabar com o combustível para essa prática, especialmente agora que já há experiência de muitos milhares de proprietários.

sm
:P
x2

100 000 kms de Leaf.... já deixei de fazer contas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por mjr » 19 mar 2015, 14:54

Bem vindo sangriaman!

A minha opinião é que é perfeitamente exequível. Tendo em conta a distância, eu aconselho a que adquira uma versão do Leaf com aquecimento do habitáculo por bomba de calor. Faz muita diferença no Inverno, pois em dias de muito frio é consumida muita energia a aquecer o habitáculo, e a bomba de calor é umas 3-4 vezes mais eficiente que o aquecimento por resistência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 19 mar 2015, 15:23

Obrigado a todos pela resposta. Curiosamente, todas as respostas são de incentivo. Falando com quem não tem um carro eléctrico, quase todos desaconselham.

Sou mesmo novo nisto e a única coisa que sei é que ia poupar.

De resto bombas de calor, ou resitencia, cabos carregamento e outras coisas sei muito pouco.

Isso é algum extra? Estava a pensar adquirir a versão visia. Que das 3 é a menos equipada. Ou há mais versões?

Não são 9000 euros pelo abate. São 4500. A Nissan é que reduz o preço em 4500€, para igualar o incentivo do estado. E alem disso oferecem o tal cabo de carregamento no mobi-e.

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por lmmr74 » 19 mar 2015, 15:52

Eu não sou proprietário de um Leaf, mas cheguei a considerá-lo aquando da minha decisão de entrar no mundo da mobilidade eléctrica. Optei pelo Opel Ampera, pois faço cerca de 60 km's por dia nas viagens pendulares casa-trabalho-casa, sempre em modo 100% eléctrico, por outro lado faço em média cerca de 10 viagens longas por ano que como é evidente estão fora do alcance eléctrico do carro (cerca de 70 - 75km's), e nestas viagens não sofro de qualquer limitação de autonomia, é meter gasolina e andar, sendo o consumo combinado inferior ao que fazia antes com o meu Diesel que gastava 5.5L/100.

Todos os modelos têm pontos fortes e fracos, o Ampera tem um excelente comportamento dinâmico, quase desportivo, bastante potente e retira o stress da falta de autonomia, por outro lado tem 4 lugares e menos autonomia 100% eléctrica, portanto, independentemente do modelo que melhor se adaptar ao perfil do condutor, o mais importante é o facto de quando nos habitua-mos a guiar carros eléctricos não consideramos voltar atrás, pois parece pré-história :D .

Compre o carro que não se vai arrepender.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por mjr » 19 mar 2015, 15:53

A bomba de calor penso que está disponível a partir do Acenta. Basicamente diminui o consumo de eletricidade no aquecimento do habitáculo. Pode facilmente significar mais 20 a 30 km de autonomia no Inverno (no Verão é igual).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por Essiemme » 19 mar 2015, 15:58

Não esqueça que, neste tipo de carros, há a questão da degradação.

Peço desculpa estar a falar disto, é sempre o "calcanhar de aquiles" deste tipo de carros, é sempre usado para denegrir a sua imagem mas não é mito. É verdade!

O problema reside na facilidade em se mentalizar disto. É uma coisa nova, pode parecer negativa ao princípio mas há-que pesar e medir esta, aparente, inconveniência em relação aos benefícios.
Para a sua necessidade diária, a 120KM/h, e depois de uma degradação de 100 mil KMs, dependerá muito do tipo de trajeto (subidas, vento frontal, etc).

No meu caso, que faço quase 70 Kms para cada lado, com a degradação de 100 mil Kms, ainda o consigo fazer mas carrego durante metade do dia de trabalho (manhã ou tarde).
Uso a A1, parte da CREL e venho a subir para Sintra.
No princípio, em novo, para vir para Sintra e voltar para casa, não podia passar dos 80 KM/h. Acabei por usar o super-carregador do Estádio da Luz, à tarde quando regressava (infelizmente agora é um dispositivo privado e fechado ao público em Rio de Mouro...).

Resumindo, mesmo depois de bastante usado, o carro continua a ser prático no dia-a-dia, sendo que o principal objectivo é sobejamente atingido: passar dos 300 Euros/mês para 30.

Aconselho o sangriaman a ver os diários de bordo aqui reportados, encontrará as experiências desde o tempo em que os carros eram novinhos em folha até então.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”