AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 23 mar 2015, 15:39

VETL Escreveu:
sangriaman Escreveu:...e da reserva de quilometros com que vou chegar a casa
Experimente o máximo que puder.
Mas cuidado com isto. O Leaf é pessimista na estimativa de km restantes.
Ou leva o ELM327 e o LeafSpy para ver a realidade ou sairá enganado pelo carro.
Acredite no que lhe dizem por aqui. Não há cá exageros nas respostas.
Dá para quantificar esse "pessimismo"? Por exemplo, se dá uns 20 km, significa quanto?

sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 23 mar 2015, 15:40

vgomes Escreveu:Um colega meu, encomendou um Leaf a semana passada.
Ele tinha em vista o Visia + mas estive a ver com ele as diferenças e vai para o acenta pelas mesmas razões... Bomba de calar, 32A, carwings.

Ofereceram-lhe a documetação.
Passados uns dias ele ligou a a pedir mais detalhes, uma vez que ia experimentar o Zoe e que queria comparar. Disseram-lhe logo para passar lá para falarem melhor e tiraram-lhe mais outro tanto... isto para além dos 9000....
Quanto é que foi o valor da documentação?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por VETL » 23 mar 2015, 15:50

sangriaman Escreveu:...Dá para quantificar esse "pessimismo"? Por exemplo, se dá uns 20 km, significa quanto?
Só com LeafSpy...
Isso pode depender de muitos factores. Numa zona de relevos acentuados varia ainda mais.
Já agora, o pessimismo é no fim, no início é ao contrário...
E cuidado que os carros parados muito tempo podem enganar muito mais do que um bem rodado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 23 mar 2015, 16:02

VETL Escreveu:
sangriaman Escreveu:...Dá para quantificar esse "pessimismo"? Por exemplo, se dá uns 20 km, significa quanto?
Só com LeafSpy...
Isso pode depender de muitos factores. Numa zona de relevos acentuados varia ainda mais.
Já agora, o pessimismo é no fim, no início é ao contrário...
E cuidado que os carros parados muito tempo podem enganar muito mais do que um bem rodado.
Isso quer dizer um já matriculado há algum tempo?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por VETL » 23 mar 2015, 16:03

sangriaman Escreveu:...Isso quer dizer um já matriculado há algum tempo?
Não!
Os carros não vêm logo da fábrica para as nossas mãos.
Mesmo os matriculados agora, podem ter estado parados muito tempo algures...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1267
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por mafgod » 23 mar 2015, 16:11

Pela minha experiência, o GOM do Leaf até que é mais ou menos fiável.
Geralmente tenho sempre o Leaf Spy ligado... e, coloco como média 130W/KW... e as estimativas de ambos anda + ou - próximos.

O GOM do Leaf é bastante influenciado pelos últimos Km, ou seja, se nos últimos Km ou minutos:
- estivermos a subir, logo a consumir bastante, o GOM reduz bastante (traduzindo, se continuarmos com o consumo atual, a distância a percorrer máxima é fortemente reduzida)
- estivermos a descer, logo a regenerar, o GOM aumenta bastante (traduzindo, se continuarmos com a regeneração atual, a distância a percorrer máxima é fortemente aumentada)
O que até faz sentido...

O problema é que o GOM utiliza a média dos últimos Kms percorridos e não a média ao longo de muitos KMs.
Portanto, é preciso saber interpretar os ditos números.
Se o GOM utilizasse a média de n percursos também não seria muito melhor porque podia ser demasiado optimista...
Enfim.... há que ter bom senso :-)

Usando o Leaf Spy, o que eu me preocupo é com os GIDs... fazendo diariamente o mesmo percurso, já sei quais os valores esperados em vários locais... se fugir do percurso habitual, e sabendo os GIDs que faltam, o Leaf Spy facilmente indica-me a estimativa tendo por base num consumo médio indicado por mim.

A saber, a reserva do Leaf é quando indica bateria fraca nos 49GIDs, logo é indicação para mim que, tenho uns 20Km para ir à procura duma tomada :-) mantendo a condução que habitualmente faço por um relevo também conhecido.
Se entrar na reserva, no início duma serra, obviamente que não farei 20Km.... se entrar na reserva num percuros com retas e descidas até poderei fazer o dobro....

É tudo uma questão de pézinho e de relevo...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por VETL » 23 mar 2015, 16:29

Sim mafgod.
É verdade e está bem explicado.
O problema é que ele pode andar enganado quanto à sua verdadeira capacidade bem como quanto aos verdadeiros GID's que lhe restam.
Num carro novo ou algum tempo parado é fácil isso acontecer.
Com a e-NV200 que andei, se ela não os recalculasse em andamento, teria chegado ao fim de uma viagem com GID's negativos.
Eu prefiro olhar para a tensão das células e saber que na minha zona quando elas chegam aos 3,7v ainda tenho mais 30 ou 40 km se não abusar muito.
Isto pode parecer muito confuso, mas sinto-me na obrigação de alertar que um carro novo ou algum tempo parado pode enganar desta forma quem o testa e muito naturalmente não tem experiência.
Acredito que pode por este efeito ficar com imagem enviesada quando na verdade a máquina até pode ainda ter muita energia disponível (ou vice-versa).
O carro necessita de uns tempos a andar para ir ajustando a sua capacidade - é normal no início poder estar algo baralhado - só isso...
Se não me engano, até foi o caso do seu carro novo que vinha com um cálculo de capacidade muito subestimado onde o mjr até o ajudou a demonstrar isso mesmo...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por marcopns » 24 mar 2015, 01:10

Além das 12 barras e do GOM, o Leaf também mostra a capacidade em % que na minha opinião é o mais fiável.
Aqui fica o estado de carga do meu Leaf após 110km. O ritmo de condução penso que daria um consumo de 5-5,5L/100km num Golf TDI.
Imagem
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 24 mar 2015, 01:24

marcopns Escreveu:Além das 12 barras e do GOM, o Leaf também mostra a capacidade em % que na minha opinião é o mais fiável.
Aqui fica o estado de carga do meu Leaf após 110km. O ritmo de condução penso que daria um consumo de 5-5,5L/100km num Golf TDI.
Imagem
Excelente. Obrigado por partilhar. Versão Acenta?

Isso é um pouco mais do que eu quero azer em km, mas o que consome o eu Corolla D4D.

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por meira78 » 24 mar 2015, 02:10

marcopns Escreveu:Além das 12 barras e do GOM, o Leaf também mostra a capacidade em % que na minha opinião é o mais fiável.
Aqui fica o estado de carga do meu Leaf após 110km. O ritmo de condução penso que daria um consumo de 5-5,5L/100km num Golf TDI.
Imagem
Estes valores de autonomia são a que tipo de velocidades e em que zona do país?

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”