Compra de segundo VE

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Compra de segundo VE

Mensagem por Nonnus » 11 set 2025, 08:44

EVUber Escreveu:
10 set 2025, 23:46
Não fazias esse comentario se tivesses ouvido o podcast..

ps: se tivesses ouvido o podcast antes de comprar tinhas ido a alemanha, não a frança.. :D :D

Estas a generalizar o teu caso porque compraste o teu barato sendo uma empresa, olha então então do o exemplo do meu

Empresa iva dedutivel
zero km
1.000.000km de garantia da bateria para profissionais
Nacional
Bz4x 32.340€

ia poupar 3.000€ e mandava pela janela fora 1.000.000 de km de garantia :D :D :D

https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/sear ... b=p&vc=Car
Se calhar fazia. Eu vi essa reportagem no dia em que passou na SIC por dois motivos. O primeiro foi porque a importrust foi a empresa por mim escolhida para me trazer o meu carro da França, segundo foi porque quando andava à procura do segundo carro contactei o outro individuo para me trazer um 500E da Alemanha, esse individuo pediu-me 5000€, quando há uns meses atrás tinha pago 2800€ a importrust. Segundo eles quanto mais pequeno o carro mais barato fica...

Como não tens facebook, se calhar não sabes, mas existe uma página do contas poupança onde são feitos posts com as reportagens, onde eu partilhei a minha má experiência com a importrust e onde algumas pessoas me agradeceram.

Eu não tenho nenhuma empresa. A redução do IVA por parte do concessionário foi uma surpresa pela positiva, eu já estava decidido pela compra do carro com o preço anunciado. A isso a importrust tirou mais 1000€ na negociação com o stand francês.

Também não percebo como é que abdicas da garantia por comprar um carro lá fora. Se o carro cumprir todos os pressupostos da marca a garantia é valida na Europa.
EVUber Escreveu:
11 set 2025, 00:24
@nonnus
tirado do topico do teu e-niro
Eu leio que correste alguns riscos, ( alguns minimizados porque foste ver o carro), principalmente a parte do "aparenta ter as revisões feitas de 15.000km em 15.000km "
Correu bem, podia ter corrido mal, as vezes ficamos "cegos" com o preço e ignoramos o mais basico.
Antes de comprar este carro vi muitos durante várias semanas perdi alguns negócios pela demora da tomada de decisão. Um dos meus requisitos sempre foi que o carro tinha de ter livro de revisões assinado e, só depois de ter essa garantia e mais umas quantas da parte da importrust e do concessionário francês é que avancei com o negócio. A compra de um carro por impulso é quando temos 18 anos e facilmente ficamos deslumbrados, somos ignorantes acerca do que pode correr mal.

Eu só vi o carro 3 semanas depois do carro estar em Portugal, quando comecei achar estranho a demora da importrust em legalizar o carro. Esqueceram-se do carro no centro de inspecções.
EVUber Escreveu:
11 set 2025, 00:07
O rigor nos carros usados existe...nas teem de ser comprados

Na alemanha
Stands com bom ranking
Mobile.de ou AutoScout24
Contratar uma empresa (chave na mão) evita perca de tempo, erros e burlas.
Poupança estimada de 10%
Em certos modelos não compensa, e a lista de opções fica cada vez mais reduzida.
Mas o meu carro foi comprado no Autoscout só que na França, escolhi o carro, contratei uma empresa para me trazer o carro chave na mão. Continuo confuso com a tua argumentação.

Neste caso especifico o autor do post quer comprar um Tesla, marca que nem sequer tem obrigação de revisões periódicas para efeitos de garantia, logo, aquilo que tu pões como um entrave nem sequer se aplica. O teu caso pode não compensar porque deduzes IVA, mas para muitos de nós compensa e muito.

Resumindo, como tu escreves burlas existe tanto em Fernão Ferro como no estrangeiro, mas existem vários mecanismos que podes usar para minimizar o risco de seres enganado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

EVUber
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 69kWh

Mensagem por EVUber » 11 set 2025, 15:29

Carro importado usado vendido por concessionario a particular ou (particular - particular) tem de vir com a fatura do iva pago na origem (frança ou Alemanha ) em Portugal nao se paga iva.
O que afirmas ser um "desconto do iva" foi um desconto na venda pelo concessionário.

Outro ponto
Carro importado usado (+ 6 meses + 6.000km ) vendido de empresa p empresa, o comprador paga o iva no momento da compra, e quando o registar em portugal e fizer prova do mesmo ao concessionário, a empresa compradora tem o IVA receber to estado alemão 19% ou 20% frança, e pede a auto-liquidação do iva nas finanças.

No meu caso não compensa por 2 motivos, comprar usado poupo apenas uns trocos, e comprar carro novo e importar, pago iva na alemanha e iva em Portugal.
A garantia do 1.000.000km para profissionais é aplicado apenas em Portugal (do que conheço )

EVUber

Mensagem por EVUber » 11 set 2025, 15:48

A oferta que vai aparecendo na tesla portugal para Model Y Long Range RWD de 2024 tem preços semelhantes aos importados vendidos por concessionários e não tem de andar a lidar com importações.

Esse de 39.000 parece ser ex-uber, com esses km todos em menos de 1 ano.

Nota-se logo a diferença entre anúncio de bom vendedor de um mau, um indica o iva, o outro indica bola...o ranking parece bater certo...

Imagem

Imagem

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 set 2025, 17:07

EVUber Escreveu:
11 set 2025, 15:29
Carro importado usado vendido por concessionario a particular ou (particular - particular) tem de vir com a fatura do iva pago na origem (frança ou Alemanha ) em Portugal nao se paga iva.
O que afirmas ser um "desconto do iva" foi um desconto na venda pelo concessionário.

Outro ponto
Carro importado usado (+ 6 meses + 6.000km ) vendido de empresa p empresa, o comprador paga o iva no momento da compra, e quando o registar em portugal e fizer prova do mesmo ao concessionário, a empresa compradora tem o IVA receber to estado alemão 19% ou 20% frança, e pede a auto-liquidação do iva nas finanças.

No meu caso não compensa por 2 motivos, comprar usado poupo apenas uns trocos, e comprar carro novo e importar, pago iva na alemanha e iva em Portugal.
A garantia do 1.000.000km para profissionais é aplicado apenas em Portugal (do que conheço )
Se calhar não me expliquei bem. O meu carro apesar de ser eu a escolher o carro e dizer a importrust "eu quero que me tragam este carro" quem o comprou, negociou, transportou foi a importrust. Por esse motivo foi uma compra empresa/empresa onde foi retirado o iva francês ao valor anunciado e depois adicionado os 23% em Portugal. Portanto tiraram 21% ao valor do carro anunciado e depois levou com mais 23%.
na primeira pagina do meu diário de bordo Escreveu: Então:

19990 - 21% = 15792€

15792 X 1.23 = 19424€

A este valor tem de juntar o valor que a Importrust leva por todo este processo que no meu caso foi de 2800€.

No total o carro fica em 22.224€
E nisto poupei mais 566€, no total foram 1566€ (-1000€ devido a negociação) a menos do valor que estava anunciado.

Lá esta, no teu caso não compensa, mas para muitos de nós compensa e muito. O ser enganado, como já vimos, tanto pode acontecer cá como lá.
- 6 anos depois 160000km

EVUber

Mensagem por EVUber » 11 set 2025, 19:45

Nonnus Escreveu:
11 set 2025, 17:07

Se calhar não me expliquei bem. O meu carro apesar de ser eu a escolher o carro e dizer a importrust "eu quero que me tragam este carro" quem o comprou, negociou, transportou foi a importrust. Por esse motivo foi uma compra empresa/empresa onde foi retirado o iva francês ao valor anunciado e depois adicionado os 23% em Portugal. Portanto tiraram 21% ao valor do carro anunciado e depois levou com mais 23%.
na primeira pagina do meu diário de bordo Escreveu: Então:

19990 - 21% = 15792€

15792 X 1.23 = 19424€

A este valor tem de juntar o valor que a Importrust leva por todo este processo que no meu caso foi de 2800€.

No total o carro fica em 22.224€
E nisto poupei mais 566€, no total foram 1566€ (-1000€ devido a negociação) a menos do valor que estava anunciado.

Lá esta, no teu caso não compensa, mas para muitos de nós compensa e muito. O ser enganado, como já vimos, tanto pode acontecer cá como lá.
Dexia ver se percebi bem, isto parece um negocio mirabolante, e suspeito que foste enganado :D

Concessionário francês (empresa) vende viatura usada a importrust (empresa) eligivel para ser vendida sem iva, pois o iva ja foi pago em frança pelo dono original da viatura.

Importrust paga os 21% do iva (EMPRESA P/ EMPRESA), regista a viatura em Portugal, pede matricula na inspeção/IMT, faz prova ao concessionário francês , pede o reembolso do iva a frança e faz auto-liquidação do iva nas finanças (recebe-o de volta)

Importrust vende-te o carro, passa-te uma fatura com os 23% de iva :D
Esse carro ja pagou IVA em frança, e tu como particular não tinhas de pagar o IVA, porque na realidade compraste o carro a uma empresa de Portugal

O que devia ter sido feito, era tu pagares os 2800€ a importrust, e o pagamento ser feito por ti directamente ao concessionário francês, e a fatura ser enviada em teu nome a fazer prova que o iva ja foi pago ao abrigo da lei xpto.

Tu é que agarravas nessas fatura francesa para matriculares o carro na inspeção/IMT

Tu devias ter apenas pago 15792€ + 2800€ =18 592,00 € mas pagastes 22.242€
Nao admira que te "ofereceram os 1000€" para te distrair do negocio
Última edição por EVUber em 11 set 2025, 20:22, editado 1 vez no total.

EVUber

Mensagem por EVUber » 11 set 2025, 20:02

A unica fatura que a importrust te devia passar era uma prestação de serviços no valor de 2800€ (ja com iva 23%)

Estive a ler algumas queixas da importrust no portal da queixa, e os próprios assumem que (não sao obrigados a dar garantia :D :D ) mas que ainda assim dão 1 ano de garantia :D

WOW que generosos...um stand portugues que importa carros e se afirma (na cabeça deles) como "prestador de serviços de importação :D :D :D

EVUber

Mensagem por EVUber » 11 set 2025, 20:28

O ponto 2 é falso, usam as palavras dessa forma porque faz parte do esquema, pois no fundo não passam de um stand de usados em Portugal.

Imagem

fonte: https://www.importrust.com/blog/iva-na- ... 7544926863

EVUber

Mensagem por EVUber » 11 set 2025, 20:40

WOW
Ao ler as queixas desta empresa, encontra-se relatos úteis

O passo seguinte foi arranjar o transporte, existem muitos aldrabões a anunciar online o transporte, mas subcontratam e não tem nenhum transporte próprio, resolvi selecionar apenas empresas com alvará de transporte internacional e experiência na área, informação que pode facilmente ser consultada online, os preços variam entre os 850 e os 1300 euros + IVA, contratei uma empresa credenciada com boas referências, agendamos o transporte e correu bem dentro do prazo, tendo o carro a meu pedido sido entregue no Centro de Inspeções onde efectuei o primeiro passo que é a inspeção B.

O carro veio sem matrículas, e tive a sorte de mo guardarem no próprio Centro de Inspeções até ter as matrículas e o ir buscar, senão teria de o transportar em reboque para um parque fechado ou garagem, mas compensa como vão ver mais à frente. Não aconselho a utilizarem matrículas de outro carro por razões óbvias mesmo para um percurso pequeno como fiquei a saber que muitos fazem.

O passo seguinte foi submeter todos os documentos no site das Finanças na parte da Alfandega, que é um pouco extenso, mas permite escolhermos a alfandega da localidade que quisermos e dúvidas no preenchimento do formulário online (DAV), basta ligar para o numero que vem indicado, e o funcionário da alfandega ajuda-nos no preenchimento, liguei por duas vezes sendo muito bem atendido.

Aqui é o passo em que pagamos o ISV (Imposto Sobre Veículos), que vai depender essencialmente das emissões do carro. Em 48 horas foi-me atribuída a matricula, fui fazer as chapas, o seguro e comecei imediatamente a circular, a DAV tem um prazo de 60 dias, e todo este procedimento é feito online.

O passo seguinte foi ir ao IMT, onde entreguei todos os originais dos documentos, convém fazerem cópia dos mesmos antes só para salvaguarda, paguei e o passo seguinte foi ir ao IRN passadas três semanas para obter o documento de propriedade, o qual me chegou por correio passados 10 dias.

Documentos necessários do vendedor: factura de compra, certificado de conformidade (CoC) e documentos do antigo proprietário com a matrícula do país de origem. Enviam mais coisas como relatórios do estado do veículo, peritagens ou outros que não vão ser pedidos, mas aconselho a que traduzam tudo no Google Tradutor para ter a certeza de que está tudo em conformidade, bem como todos os extras do veículo. Para a DAV estes são necessários bem como a factura e recibo da transportadora e o CMR que é o documento do transporte, e IPO, e todos estes documentos mais os fornecidos pelo vendedor são entregues no IMT. Vamos a contas, Transporte – 984, IPO – 89,57, IMT – 45, Matrículas – 21 e IRN – 55, Total: 1194,57 € valores já com IVA, o ISV é à parte, mas também não está incluído no preço que esta empresa cobra. Paguei cerca de um terço do que me foi pedido por esta empresa (3000 €), eu nunca tinha importado um carro mas o processo é muito mais simples do que pensava, e sem dúvida que compensa.

https://pt.trustpilot.com/review/importrust.com?stars=1

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 set 2025, 22:07

Nada do que escreveste é novidade. Aliás eu noutros posts aqui no fórum já mencionei isso.

Qual é mesmo a novidade que eles fazem esse negócio com o IVA?

A pessoa que vendeu o Peugeot faz exactamente o mesmo. Enquanto estávamos a espera para mudar o carro para meu nome, indiretamente disse-me que o fazia e na realidade não estava a cometer nenhum crime, porque a lei permite. Acabou por dizer que tinham que vender o carro antes do final do ano porque tinham de fechar a contabilidade. É o negócio deles, cabe a nós perceber o quanto é vantajoso para nós. No meu caso, como já mostrei, comprei os dois carros abaixo do preço de mercado.

Se fosse eu a comprar directamente ao concessionário francês o preço que ia pagar era o anunciado, ponto. 20990€ + as despesas de trazer o carro. Todos carros a venda não é X + IVA. É preço final e como não tenho empresa não posso fazer esses cambalachos.

Mas afinal o problema começou por dizeres que há probabilidade de ser enganado, número de km, falta de garantia, carros estafados, e agora o problema já é as empresas que trazem os carros!

Eu não fui enganado em nada, comprei um carro no mínimo por menos 4000€ dos valores praticados em Portugal por muitos vendedores que usam o mesmo esquema. Se achas que fui enganado, imagina se tivesse dado os 26000€/28000€ pedidos em Portugal por carros iguais ao meu por vendedores que usam o mesmo esquema. 🤔
Última edição por Nonnus em 11 set 2025, 22:19, editado 1 vez no total.
- 6 anos depois 160000km

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 set 2025, 22:13

EVUber Escreveu:
11 set 2025, 20:40
WOW
Ao ler as queixas desta empresa, encontra-se relatos úteis

O passo seguinte foi arranjar o transporte, existem muitos aldrabões a anunciar online o transporte, mas subcontratam e não tem nenhum transporte próprio, resolvi selecionar apenas empresas com alvará de transporte internacional e experiência na área, informação que pode facilmente ser consultada online, os preços variam entre os 850 e os 1300 euros + IVA, contratei uma empresa credenciada com boas referências, agendamos o transporte e correu bem dentro do prazo, tendo o carro a meu pedido sido entregue no Centro de Inspeções onde efectuei o primeiro passo que é a inspeção B.

O carro veio sem matrículas, e tive a sorte de mo guardarem no próprio Centro de Inspeções até ter as matrículas e o ir buscar, senão teria de o transportar em reboque para um parque fechado ou garagem, mas compensa como vão ver mais à frente. Não aconselho a utilizarem matrículas de outro carro por razões óbvias mesmo para um percurso pequeno como fiquei a saber que muitos fazem.

O passo seguinte foi submeter todos os documentos no site das Finanças na parte da Alfandega, que é um pouco extenso, mas permite escolhermos a alfandega da localidade que quisermos e dúvidas no preenchimento do formulário online (DAV), basta ligar para o numero que vem indicado, e o funcionário da alfandega ajuda-nos no preenchimento, liguei por duas vezes sendo muito bem atendido.

Aqui é o passo em que pagamos o ISV (Imposto Sobre Veículos), que vai depender essencialmente das emissões do carro. Em 48 horas foi-me atribuída a matricula, fui fazer as chapas, o seguro e comecei imediatamente a circular, a DAV tem um prazo de 60 dias, e todo este procedimento é feito online.

O passo seguinte foi ir ao IMT, onde entreguei todos os originais dos documentos, convém fazerem cópia dos mesmos antes só para salvaguarda, paguei e o passo seguinte foi ir ao IRN passadas três semanas para obter o documento de propriedade, o qual me chegou por correio passados 10 dias.

Documentos necessários do vendedor: factura de compra, certificado de conformidade (CoC) e documentos do antigo proprietário com a matrícula do país de origem. Enviam mais coisas como relatórios do estado do veículo, peritagens ou outros que não vão ser pedidos, mas aconselho a que traduzam tudo no Google Tradutor para ter a certeza de que está tudo em conformidade, bem como todos os extras do veículo. Para a DAV estes são necessários bem como a factura e recibo da transportadora e o CMR que é o documento do transporte, e IPO, e todos estes documentos mais os fornecidos pelo vendedor são entregues no IMT. Vamos a contas, Transporte – 984, IPO – 89,57, IMT – 45, Matrículas – 21 e IRN – 55, Total: 1194,57 € valores já com IVA, o ISV é à parte, mas também não está incluído no preço que esta empresa cobra. Paguei cerca de um terço do que me foi pedido por esta empresa (3000 €), eu nunca tinha importado um carro mas o processo é muito mais simples do que pensava, e sem dúvida que compensa.

https://pt.trustpilot.com/review/importrust.com?stars=1
Tu não leste o meu diário de bordo, pois não?

Está lá tudo isso. Mas pronto mais que não seja com esta discussão ficaste a saber como se processa. Eu também tive de aprender pelos piores motivos.
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”