Página 4 de 5

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 25 mar 2014, 01:30
por RJSC
rdias Escreveu:Em ultimo caso troca - se a bateria . calma, tudo isto é novo para nós. O pessimista aqui sou eu :D
Não sei se serás tu o mais pessimista ou eu... :roll:

Com o Vice Presidente Executivo da Nissan América a dizer isto:
Some Leaf owners are interested in buying a new pack, especially if/when Nissan develops the extremely better battery technology expected within a few years. Palmer describes that Nissan never foresaw that the Leaf owners would want to replace the pack separately from buying a new car.
(...)
Nissan designed the business around the only time the customer would replace the battery is if something went wrong with the pack, in which case it would be replaced under warranty.
Só mesmo a Nissan para pensar que ninguém ia querer trocar a bateria no seu carro usado com 5 anos (e 70% da capacidade inicial que não dá para fazer 100km sem preocupações).
Pelo menos por cá vivemos num país em que os carros são utilizados por bem mais de 10 anos, quanto mais não seja, por segundos ou terceiros proprietários. O meu já conta com 12 anos e há-de durar até eu ter um VE.
A filosofia deles é: bateria nova, carro novo!
Infelizmente eu tenho quase a certeza que se sair uma bateria com mais capacidade ou menos degradação que até tenha dimensões físicas para colocar nos modelos mais antigos eles vão fazer exatamente como fizeram com o carregador de 6.6 kW: primeiro falaram que talvez fizessem o upgrade mas no fim de contas foi "queres o carregador novo, compra um carro novo". Isto apesar de ser tecnicamente possível trocar o carregador que está na traseira do carro, houvesse vontade. Nem sequer uma coisa simples como colocar o SOC em percentagem no painel de instrumentos como o Leaf de 2013 durante a última atualização de software fizeram. E obviamente que é tecnicamente possível porque o LeafSpy consegue lê-lo.
A maior esperança que tenho é que o número de VE's aumente de forma a viabilizar um mercado de baterias compatíveis fabricadas por terceiros, com se vêm hoje com as peças para CI's.

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 29 mar 2014, 17:26
por Seal
É um prazer ajudar os pioneiros como o Telmo :mrgreen:

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 07 abr 2014, 00:19
por VETL
Estou curioso com este fim-de-semana do t3lmo... :D

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 07 abr 2014, 12:11
por t3lmo
Antes de mais queria agradecer a todos pelas dicas e concelhos ;)
Foram valiosas opiniões, principalmente as experiências semelhantes relatadas.

Imagem

Sábado foi dia de test-drive e ao contrário da agenda prevista, o bom senso da cara-metade levou-nos a fazer a viagem pela zona, aproveitando a gastronomia e as paisagens da Serra, costa de Sintra e arredores.
Depois de partilhar a carga com outra branquinha, mas de 2 rodas, saímos com uma autonomia estimada de 141 km a caminho de almoço na Ericeira. Seguiu-se o Magoito, Praia Grande e de volta à Várzea de Sintra já só tinha 41 km.

Imagem

Percurso da viagem:
Imagem

Gráfico velocidade/relevo:
Imagem

Sempre com modo ECO ativo, fizemos a viagem em regime normal com 2 adultos e 3 crianças a 40-80km/h.

Dica: um bom veículo elétrico é excelentes para boas sestas no banco de trás :)

Colares, Sintra:
Imagem

Fui contando as barras, mas depois deixei de o fazer:
1ª - 10,6 km
2ª - 29,7 km
3ª - 41,5 km

Vázea de Sintra:
Imagem

Ao fim de 100 percorridos deixei os restantes ocupantes em casa e fui fazer a fazer a fase final da viagem: Queluz, Amadora, IC17, IC16.
Na conhecida subida da IC16 deu o 1º aviso de falta de bateria (131km percorridos, 30km autonomia anunciada). Subindo a 40-50km/h perdia 1 km de autonomia a cada ~300m.
Ainda ponderei meter à carga do Dolce Vita Tejo e liguei ao Volt para me aconselhar (Obrigado!). Como estava a 15km de casa resolvi arriscar. Anunciava 18km de autonomia.
Meti pela nacional a caminho de Belas e segue-se o 2º aviso de bateria (144 km percorridos). Num andamento mais moderado rumei até casa sem ter chegado ao modo tartagura.
Em suma fiz um total de 150 km (149,8), indicava 6% de bateria (1 barra) e já sem autonomia anunciada. Quando estacionei deixei de ter % de bateria no painel.

Imagem

Durante a noite carregou 20kW em 12h a 10A.

Para concluir, deixo o registo resumido que fiz em video com todos estes eventos relatados:

https://www.youtube.com/watch?v=8j5-EN5Sof0



Renovo o agradecimento à Nissan Portugal e ao Seal ZEVTEch pela disponibilidade ;)

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 07 abr 2014, 12:51
por Malm
Velocidade média de 43 km/h, fez 150 km. Um Leaf de 2013, praticamente novo. Bem-vindos ao mundo real. Faria, no máximo, mais uns 7/8 km.

Obrigado por nos contares de forma tão pormenorizada e objetiva o teste. Eu, pelo menos, se poucas dúvidas tinha, agora ainda tenho menos.

O recorde de um Leaf aqui no fórum situa-se por volta dos 170 km, num de 2011.

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 07 abr 2014, 13:49
por VETL
Malm Escreveu:Velocidade média de 43 km/h, fez 150 km. Um Leaf de 2013, praticamente novo. Bem-vindos ao mundo real. Faria, no máximo, mais uns 7/8 km.

Obrigado por nos contares de forma tão pormenorizada e objetiva o teste. Eu, pelo menos, se poucas dúvidas tinha, agora ainda tenho menos.

O recorde de um Leaf aqui no fórum situa-se por volta dos 170 km, num de 2011.
EU acho que fazia mais.
Bem mais.
Como diria o pafi, há vida para além das barras.
Ainda tinha uma barra e depois de desaparecerem todas ainda faria mais Km.
Nunca ouviram falar nas duas barras escondidas?
O Leaf é muito pessimista nestas coisas.
Nessa média iria chegar aos 160Km ou lá perto.

E o LeafSpy t3lmo? Fez a monitorização?
Se sim, qual era o SOC e a tensão média das células.

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 07 abr 2014, 15:50
por Malm
:oops: . Pois, esqueci-me das barras escondidas. Quando li 6% da carga pensei que era isso que faltava e fiz as contas. Faria 7/8 km com esses 6%, não contei com a energia para lá desses 6%.

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 07 abr 2014, 19:23
por VETL
rdias Escreveu:Sá agora é que vi. NO sabado passas-te por mim na Terrugem . Apitei . Mesmo no centro da terrugem. :D
Bem, para dar emoção a isto, era só dizer qual o minuto no vídeo... :mrgreen:

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 07 abr 2014, 20:48
por t3lmo
VETL Escreveu:
rdias Escreveu:Sá agora é que vi. NO sabado passas-te por mim na Terrugem . Apitei . Mesmo no centro da terrugem. :D
Bem, para dar emoção a isto, era só dizer qual o minuto no vídeo... :mrgreen:
Seria engraçado, mas só comecei a filmar mais no regresso da Ericeira.
Por acaso lembro-me de ouvir buzinar na Terrugem mas presumi que não seria para mim... não ia assim tão devagar :)
A sair a Colares também me cruzei com outro Leaf branco, mas foi a sair de uma curva e nem me apercebi logo para buzinar.

Acerca do LeafSpy, não levei o OBD e só me lembrei depois :(

Entretanto fui a uma 'pista fechada' registar esta dúvida que tinha:

Imagem

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Enviado: 07 abr 2014, 20:57
por pafi
Bom ensaio! E assim vai aumentando esta "enciclopédia diária" de utilização de VE. Sublinhe-se, para aqueles que vêem mais para além das recorrentes frases "... e se quiser ir para o Algarve ou para Lisboa?" :)
O dia a dia é isto. Carregar, andar e repetir vezes e vezes sem conta. O meu contador já ultrapassou os 500 carregamentos.