Mega test-drive Leaf 2013

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por RJSC » 25 mar 2014, 01:30

rdias Escreveu:Em ultimo caso troca - se a bateria . calma, tudo isto é novo para nós. O pessimista aqui sou eu :D
Não sei se serás tu o mais pessimista ou eu... :roll:

Com o Vice Presidente Executivo da Nissan América a dizer isto:
Some Leaf owners are interested in buying a new pack, especially if/when Nissan develops the extremely better battery technology expected within a few years. Palmer describes that Nissan never foresaw that the Leaf owners would want to replace the pack separately from buying a new car.
(...)
Nissan designed the business around the only time the customer would replace the battery is if something went wrong with the pack, in which case it would be replaced under warranty.
Só mesmo a Nissan para pensar que ninguém ia querer trocar a bateria no seu carro usado com 5 anos (e 70% da capacidade inicial que não dá para fazer 100km sem preocupações).
Pelo menos por cá vivemos num país em que os carros são utilizados por bem mais de 10 anos, quanto mais não seja, por segundos ou terceiros proprietários. O meu já conta com 12 anos e há-de durar até eu ter um VE.
A filosofia deles é: bateria nova, carro novo!
Infelizmente eu tenho quase a certeza que se sair uma bateria com mais capacidade ou menos degradação que até tenha dimensões físicas para colocar nos modelos mais antigos eles vão fazer exatamente como fizeram com o carregador de 6.6 kW: primeiro falaram que talvez fizessem o upgrade mas no fim de contas foi "queres o carregador novo, compra um carro novo". Isto apesar de ser tecnicamente possível trocar o carregador que está na traseira do carro, houvesse vontade. Nem sequer uma coisa simples como colocar o SOC em percentagem no painel de instrumentos como o Leaf de 2013 durante a última atualização de software fizeram. E obviamente que é tecnicamente possível porque o LeafSpy consegue lê-lo.
A maior esperança que tenho é que o número de VE's aumente de forma a viabilizar um mercado de baterias compatíveis fabricadas por terceiros, com se vêm hoje com as peças para CI's.

Avatar do Utilizador
Seal
Mensagens: 853
Registado: 06 jan 2011, 00:40

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Seal » 29 mar 2014, 17:26

É um prazer ajudar os pioneiros como o Telmo :mrgreen:
"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Montada: Energica Ego / Brammo Empulse R / Scutum / Vectrix / Predator

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por VETL » 07 abr 2014, 00:19

Estou curioso com este fim-de-semana do t3lmo... :D
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por t3lmo » 07 abr 2014, 12:11

Antes de mais queria agradecer a todos pelas dicas e concelhos ;)
Foram valiosas opiniões, principalmente as experiências semelhantes relatadas.

Imagem

Sábado foi dia de test-drive e ao contrário da agenda prevista, o bom senso da cara-metade levou-nos a fazer a viagem pela zona, aproveitando a gastronomia e as paisagens da Serra, costa de Sintra e arredores.
Depois de partilhar a carga com outra branquinha, mas de 2 rodas, saímos com uma autonomia estimada de 141 km a caminho de almoço na Ericeira. Seguiu-se o Magoito, Praia Grande e de volta à Várzea de Sintra já só tinha 41 km.

Imagem

Percurso da viagem:
Imagem

Gráfico velocidade/relevo:
Imagem

Sempre com modo ECO ativo, fizemos a viagem em regime normal com 2 adultos e 3 crianças a 40-80km/h.

Dica: um bom veículo elétrico é excelentes para boas sestas no banco de trás :)

Colares, Sintra:
Imagem

Fui contando as barras, mas depois deixei de o fazer:
1ª - 10,6 km
2ª - 29,7 km
3ª - 41,5 km

Vázea de Sintra:
Imagem

Ao fim de 100 percorridos deixei os restantes ocupantes em casa e fui fazer a fazer a fase final da viagem: Queluz, Amadora, IC17, IC16.
Na conhecida subida da IC16 deu o 1º aviso de falta de bateria (131km percorridos, 30km autonomia anunciada). Subindo a 40-50km/h perdia 1 km de autonomia a cada ~300m.
Ainda ponderei meter à carga do Dolce Vita Tejo e liguei ao Volt para me aconselhar (Obrigado!). Como estava a 15km de casa resolvi arriscar. Anunciava 18km de autonomia.
Meti pela nacional a caminho de Belas e segue-se o 2º aviso de bateria (144 km percorridos). Num andamento mais moderado rumei até casa sem ter chegado ao modo tartagura.
Em suma fiz um total de 150 km (149,8), indicava 6% de bateria (1 barra) e já sem autonomia anunciada. Quando estacionei deixei de ter % de bateria no painel.

Imagem

Durante a noite carregou 20kW em 12h a 10A.

Para concluir, deixo o registo resumido que fiz em video com todos estes eventos relatados:

https://www.youtube.com/watch?v=8j5-EN5Sof0



Renovo o agradecimento à Nissan Portugal e ao Seal ZEVTEch pela disponibilidade ;)
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Malm » 07 abr 2014, 12:51

Velocidade média de 43 km/h, fez 150 km. Um Leaf de 2013, praticamente novo. Bem-vindos ao mundo real. Faria, no máximo, mais uns 7/8 km.

Obrigado por nos contares de forma tão pormenorizada e objetiva o teste. Eu, pelo menos, se poucas dúvidas tinha, agora ainda tenho menos.

O recorde de um Leaf aqui no fórum situa-se por volta dos 170 km, num de 2011.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por VETL » 07 abr 2014, 13:49

Malm Escreveu:Velocidade média de 43 km/h, fez 150 km. Um Leaf de 2013, praticamente novo. Bem-vindos ao mundo real. Faria, no máximo, mais uns 7/8 km.

Obrigado por nos contares de forma tão pormenorizada e objetiva o teste. Eu, pelo menos, se poucas dúvidas tinha, agora ainda tenho menos.

O recorde de um Leaf aqui no fórum situa-se por volta dos 170 km, num de 2011.
EU acho que fazia mais.
Bem mais.
Como diria o pafi, há vida para além das barras.
Ainda tinha uma barra e depois de desaparecerem todas ainda faria mais Km.
Nunca ouviram falar nas duas barras escondidas?
O Leaf é muito pessimista nestas coisas.
Nessa média iria chegar aos 160Km ou lá perto.

E o LeafSpy t3lmo? Fez a monitorização?
Se sim, qual era o SOC e a tensão média das células.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Malm » 07 abr 2014, 15:50

:oops: . Pois, esqueci-me das barras escondidas. Quando li 6% da carga pensei que era isso que faltava e fiz as contas. Faria 7/8 km com esses 6%, não contei com a energia para lá desses 6%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por VETL » 07 abr 2014, 19:23

rdias Escreveu:Sá agora é que vi. NO sabado passas-te por mim na Terrugem . Apitei . Mesmo no centro da terrugem. :D
Bem, para dar emoção a isto, era só dizer qual o minuto no vídeo... :mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por t3lmo » 07 abr 2014, 20:48

VETL Escreveu:
rdias Escreveu:Sá agora é que vi. NO sabado passas-te por mim na Terrugem . Apitei . Mesmo no centro da terrugem. :D
Bem, para dar emoção a isto, era só dizer qual o minuto no vídeo... :mrgreen:
Seria engraçado, mas só comecei a filmar mais no regresso da Ericeira.
Por acaso lembro-me de ouvir buzinar na Terrugem mas presumi que não seria para mim... não ia assim tão devagar :)
A sair a Colares também me cruzei com outro Leaf branco, mas foi a sair de uma curva e nem me apercebi logo para buzinar.

Acerca do LeafSpy, não levei o OBD e só me lembrei depois :(

Entretanto fui a uma 'pista fechada' registar esta dúvida que tinha:

Imagem
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por pafi » 07 abr 2014, 20:57

Bom ensaio! E assim vai aumentando esta "enciclopédia diária" de utilização de VE. Sublinhe-se, para aqueles que vêem mais para além das recorrentes frases "... e se quiser ir para o Algarve ou para Lisboa?" :)
O dia a dia é isto. Carregar, andar e repetir vezes e vezes sem conta. O meu contador já ultrapassou os 500 carregamentos.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”