AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 19 mar 2015, 16:00

mjr Escreveu:A bomba de calor penso que está disponível a partir do Acenta. Basicamente diminui o consumo de eletricidade no aquecimento do habitáculo. Pode facilmente significar mais 20 a 30 km de autonomia no Inverno (no Verão é igual).
Pois, mas os preços dessas versões, já saiem fora do patamar do qual podemos pagar.

Que terá de ser a rondar os 300 euros (valor que gasto actualmente em cobustivel). Talvez um pouco mais, mas não muito.

No verão não faz diferença? Não gasta a arrefecer também?

sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 19 mar 2015, 16:03

Essiemme Escreveu:Não esqueça que, neste tipo de carros, há a questão da degradação.

Peço desculpa estar a falar disto, é sempre o "calcanhar de aquiles" deste tipo de carros, é sempre usado para denegrir a sua imagem mas não é mito. É verdade!

O problema reside na facilidade em se mentalizar disto. É uma coisa nova, pode parecer negativa ao princípio mas há-que pesar e medir esta, aparente, inconveniência em relação aos benefícios.
Para a sua necessidade diária, a 120KM/h, e depois de uma degradação de 100 mil KMs, dependerá muito do tipo de trajeto (subidas, vento frontal, etc).

No meu caso, que faço quase 70 Kms para cada lado, com a degradação de 100 mil Kms, ainda o consigo fazer mas carrego durante metade do dia de trabalho (manhã ou tarde).
Uso a A1, parte da CREL e venho a subir para Sintra.
No princípio, em novo, para vir para Sintra e voltar para casa, não podia passar dos 80 KM/h. Acabei por usar o super-carregador do Estádio da Luz, à tarde quando regressava (infelizmente agora é um dispositivo privado e fechado ao público em Rio de Mouro...).

Resumindo, mesmo depois de bastante usado, o carro continua a ser prático no dia-a-dia, sendo que o principal objectivo é sobejamente atingido: passar dos 300 Euros/mês para 30.

Aconselho o sangriaman a ver os diários de bordo aqui reportados, encontrará as experiências desde o tempo em que os carros eram novinhos em folha até então.

sm
:geek:
Obrigado. Já estive a espreitar alguns diários. Vou ver mais profundamente.

Porque essa questão parece-me fundamental.

Não quero comprar o carro e ele servir nos três primeiros anos e depois não servir.

Mais uma coisa, espera-se um novo leaf em 2016 com autonomia aumentada. Alguém sabe pormenores?

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por Essiemme » 19 mar 2015, 16:04

O ar condicionado, a fazer frio é (quase) irrisório, comparando com o aquecimento.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 19 mar 2015, 16:06

Essiemme Escreveu:O ar condicionado, a fazer frio é (quase) irrisório, comparando com o aquecimento.

sm
:geek:
:o

Agora fiquei surpreendido.

Bem parece-me que se comprar, vai ser sem essa bomba de calor, terei que levar uma botija de água quente, para aquecer os pés... :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por mjr » 19 mar 2015, 16:19

De manhã tem sempre a hipótese de pré-aquecer o habitáculo usando a energia da rede, de modo a iniciar a viagem com o habitáculo a 25ºC. Penso que isso é possível em todas as versões programando um horário de início do aquecimento do habitáculo, e remotamente a partir da aplicação para telemóvel para as versões que têm Carwings. Faz muita diferença a nível de consumo de energia partir com o habitáculo quente ou ter de gastar 1 kW.h a aquece-lo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 19 mar 2015, 17:12

mjr Escreveu:De manhã tem sempre a hipótese de pré-aquecer o habitáculo usando a energia da rede, de modo a iniciar a viagem com o habitáculo a 25ºC. Penso que isso é possível em todas as versões programando um horário de início do aquecimento do habitáculo, e remotamente a partir da aplicação para telemóvel para as versões que têm Carwings. Faz muita diferença a nível de consumo de energia partir com o habitáculo quente ou ter de gastar 1 kW.h a aquece-lo.
Versão acenta. Mais 4500 euros...

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por marcopns » 19 mar 2015, 17:39

Não ligue muito ao que lê aqui sobre a degradação. É que os Leaf actuais têm baterias com química mais resistente ao calor.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por Fil » 19 mar 2015, 17:48

Bem vindo! Quem não tem carro eléctrico se desaconselha, é porque é absolutamente desconhecedor.
Com os klms que faz diariamente eu nem pensava duas vezes, no entanto escolhia a versão acenta, pelas razões já descritas, podendo no entanto fazer como o mjr descreveu, aquecer com o carro ligado à tomada.
Já fez o test drive? Aconselho a fazer o percurso que faz para o trabalho, para ver a maravilha que é.
Leia muito aqui no fórum para aprender, porque a maioria dos vendedores sabe pouco.

Se tiver dúvidas, coloque-as aqui, obterá resposta rápida; )

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por Essiemme » 19 mar 2015, 18:31

marcopns Escreveu:Não ligue muito ao que lê aqui sobre a degradação. É que os Leaf actuais têm baterias com química mais resistente ao calor.
Mesmo as "Lizard" têm degradação, mais lenta mas também têm.

É melhor o pessoal mentalizar-se já que isso é normal e não é nenhum "papão" como muitos o fazem, pelo menos enquanto temos esta tecnologia...

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por mjr » 19 mar 2015, 18:39

sangriaman Escreveu:
mjr Escreveu:De manhã tem sempre a hipótese de pré-aquecer o habitáculo usando a energia da rede, de modo a iniciar a viagem com o habitáculo a 25ºC. Penso que isso é possível em todas as versões programando um horário de início do aquecimento do habitáculo, e remotamente a partir da aplicação para telemóvel para as versões que têm Carwings. Faz muita diferença a nível de consumo de energia partir com o habitáculo quente ou ter de gastar 1 kW.h a aquece-lo.
Versão acenta. Mais 4500 euros...
O Visia não permite programar o pré-aquecimento, tal como se programa as horas de carga?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”