Ajuda - Carregamento em casa
- joaofigu78
- Mensagens: 37
- Registado: 02 out 2020, 13:36
- Data de fabrico: 28 nov 2020
- Capacidade bateria: 82,0
- Localização: Pinhal Novo & Palmela
Ajuda - Carregamento em casa
Boas,
Vou comprar um TM3 LR+ em Dezembro e estou a tentar antecipar as condições para poder "abastecer" em casa
Irei fazer cerca de 150 KMs diários em trabalho e onde trabalho não tenho ainda Carregadores.
Tenho em casa 6,9 contratado e pelo que percebi a EDP rejeitou me o Aumento de potência que fiz no site para 10,35KVa, pelo que deduzo que o máximo é 6,9KVa.
O que percebi é que sendo monofásico não compensa ter a Wallbox, basta instalar uma tomada industrial e substituir pela tomada convencional?
Comprando aquele aparelho EVSE que é aparelho que regula a potência a debitar para não correr o risco do quadro ir abaixo com outras coisas ligadas?
Peço desculpa pela ignorância, Estou a tentar ler tanta coisa que ficou completamente baralhado,
Aceito sugestões
já tentei arranjar um eletricista na minha zona mas até agora sem sucesso
Vou conseguir Tendo em conta que consigo os 6,9KVa(30 Ampares?), consigo carregar a que velocidade? os 10,35Kva(é apenas mais qualquer coisa de potência para conseguir ligar outras maquinas certo?)
muito Obrigado. desde já
Vou comprar um TM3 LR+ em Dezembro e estou a tentar antecipar as condições para poder "abastecer" em casa
Irei fazer cerca de 150 KMs diários em trabalho e onde trabalho não tenho ainda Carregadores.
Tenho em casa 6,9 contratado e pelo que percebi a EDP rejeitou me o Aumento de potência que fiz no site para 10,35KVa, pelo que deduzo que o máximo é 6,9KVa.
O que percebi é que sendo monofásico não compensa ter a Wallbox, basta instalar uma tomada industrial e substituir pela tomada convencional?
Comprando aquele aparelho EVSE que é aparelho que regula a potência a debitar para não correr o risco do quadro ir abaixo com outras coisas ligadas?
Peço desculpa pela ignorância, Estou a tentar ler tanta coisa que ficou completamente baralhado,
Aceito sugestões
já tentei arranjar um eletricista na minha zona mas até agora sem sucesso
Vou conseguir Tendo em conta que consigo os 6,9KVa(30 Ampares?), consigo carregar a que velocidade? os 10,35Kva(é apenas mais qualquer coisa de potência para conseguir ligar outras maquinas certo?)
muito Obrigado. desde já
Model 3 LR - 2021
Aero Wheels 18'
Aero Wheels 18'
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Ajuda - Carregamento em casa
Olá!
O eletricista deve garantir a existência de condutores com secção apropriada (diria 6mm2 mas dependerá da distância) desde o quadro até ao local de carga, deve garantir proteção desse circuito no quadro e instalar uma tomada industrial monofásica (pressupondo que será impossível o trifásico) de 32A.
Depois este equipamento tratará do resto sem stresses ou preocupações. Quer em ambiente monofásico ou trifásico, podem correr, saltar, fazer o pino e mais 30 por uma linha, que não encontrarão, na minha opinião, melhor solução.
O eletricista deve garantir a existência de condutores com secção apropriada (diria 6mm2 mas dependerá da distância) desde o quadro até ao local de carga, deve garantir proteção desse circuito no quadro e instalar uma tomada industrial monofásica (pressupondo que será impossível o trifásico) de 32A.
Depois este equipamento tratará do resto sem stresses ou preocupações. Quer em ambiente monofásico ou trifásico, podem correr, saltar, fazer o pino e mais 30 por uma linha, que não encontrarão, na minha opinião, melhor solução.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 116
- Registado: 25 ago 2019, 16:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Ajuda - Carregamento em casa
Boas,
Não sou entendido na matéria, mas tive as mesmas dúvidas quando comprei o meu M3.
A wallbox da Tesla com essa potência penso que só compensa por uma questão de comodidade de ter sempre disponível na parede da garagem.
Eu como deixo sempre o cabo de carregamento em casa não me faz diferença.
No meu caso, eu faço 100km diários e instalei uma tomada industrial azul de 16A. Até podia ter instalado uma de 32A mas na altura não me lembrei e agora também não me faz falta.
Não precisas do EVSE pois o model 3 permite seleccionar a potência de carregamento no próprio carro.
No meu caso eu programei no carro para começar o carregamento às 00.15 por causa do bi-horário e costumo carregar a 10A (embora a tomada seja de 16A) e antes das 06.00 já carreguei os meus 100km diários.
A instalação da tomada não é nada complicada, eu que percebo pouco mas sou curioso instalei a minha (podes ver no meu DB). Só tens de ter o cuidado de usar os cabos dimensionados para a tomada que vais instalar, instalar um disjuntor para a tomada e verificar qual o diferencial que tens no quadro.
Não sou entendido na matéria, mas tive as mesmas dúvidas quando comprei o meu M3.
A wallbox da Tesla com essa potência penso que só compensa por uma questão de comodidade de ter sempre disponível na parede da garagem.
Eu como deixo sempre o cabo de carregamento em casa não me faz diferença.
No meu caso, eu faço 100km diários e instalei uma tomada industrial azul de 16A. Até podia ter instalado uma de 32A mas na altura não me lembrei e agora também não me faz falta.
Não precisas do EVSE pois o model 3 permite seleccionar a potência de carregamento no próprio carro.
No meu caso eu programei no carro para começar o carregamento às 00.15 por causa do bi-horário e costumo carregar a 10A (embora a tomada seja de 16A) e antes das 06.00 já carreguei os meus 100km diários.
A instalação da tomada não é nada complicada, eu que percebo pouco mas sou curioso instalei a minha (podes ver no meu DB). Só tens de ter o cuidado de usar os cabos dimensionados para a tomada que vais instalar, instalar um disjuntor para a tomada e verificar qual o diferencial que tens no quadro.
-
- Mensagens: 116
- Registado: 25 ago 2019, 16:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Ajuda - Carregamento em casa
Esqueci de referir que actualmente o model só vem com o adaptador schuko para o carregador. Antigamente trazia também o adaptador para a ficha industrial de 16A. (confirma com a Tesla não vão eles se lembrar de voltar a oferecer o adaptador)
Eu encomendei à Tesla os dois adaptadores de 16A e de 32A.
Foram 36€ cada um.
Eu encomendei à Tesla os dois adaptadores de 16A e de 32A.
Foram 36€ cada um.
Última edição por CoolZeroFCP em 07 out 2020, 23:38, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Ajuda - Carregamento em casa
150km diários é tranquilo a 16A. Até com o EVSE do carro a 13A numa (boa) schuko.
A 16A fazes 3,6kW, nas 8h do bi-horario carregas mais do que o suficiente para esses kms. Se fores com a solução do VETL, carregas muito mais com facilidade.
6,9kVA são muito suficientes para esse tipo de utilização
A 16A fazes 3,6kW, nas 8h do bi-horario carregas mais do que o suficiente para esses kms. Se fores com a solução do VETL, carregas muito mais com facilidade.
6,9kVA são muito suficientes para esse tipo de utilização
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 116
- Registado: 25 ago 2019, 16:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Ajuda - Carregamento em casa
Caso ponderes adquirir uma wallbox, também penso que a solução do VETL é muito mais completa do que a wall connector da Tesla. Se tiveres painéis solares e o carro durante o dia em casa até permite carregar o carro com o excedente dos painéis.
Caso contrário poderás usar o carregador que trás o carro e podes instalar uma tomada de 16A ou 32A e comprar o respectivo adaptador à Tesla.
A potência actual é mais que suficiente. Caso coloques a tomada de 32A e queiras usar outros electrodomésticos ao mesmo tempo sem díspar o quadro, basta colocar no carro a potência máxima que queres carregar.
Caso contrário poderás usar o carregador que trás o carro e podes instalar uma tomada de 16A ou 32A e comprar o respectivo adaptador à Tesla.
A potência actual é mais que suficiente. Caso coloques a tomada de 32A e queiras usar outros electrodomésticos ao mesmo tempo sem díspar o quadro, basta colocar no carro a potência máxima que queres carregar.
- frankesousa
- Mensagens: 1302
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Ajuda - Carregamento em casa
Só para ficar claro para os novos UVE, uma "wallbox" não é um equipamento especial, é apenas e só um EVSE "igual" ao que vem com o carro mas dentro de uma coisa presa na parede!
Como foi dito 150km diários são uns 27kWh de carga (já a contar com um consumo de 18kWh/100km) e para isso necessita de 27kWh/(230V*10A/1000)= 11h a 10A ou 27/(230*13/1000) = 9h a 13A ou 27/(230*16/1000) = 7h30 a 16A ou 27/(230*20/1000) = 5h50 a 20A
Não aconselho a passar de 20A de carga com potência contratada de 30A como tem (6.9kVA).
Se 10 ou 13A lhe chegarem (9h +- para carregar 150km) então é só ligar o EVSE do carro a tomada (uma boa tomada claro)!
Se 16A lhe chegar (7h30 para carregar os mesmos 150km) então é só trocar a tomada normal por uma CEE azul 16A (a instalação com 80% de certezas deve ser compativel, ou seja, já terá um disjuntor de 16A e fios de 2.5mm2 até à tomada atual) e comprar o adaptador tesla para encaixar no EVSE que vem com o carro.
Se quiser mais rápido, 20A (+- 6h para carregar 150km) então tem 2 opções. Instala uma wallbox seja tesla ou o EVSE inteligente que lhe indicaram em cima e tem de alterar a instalação electrica para fios de 4mm2 pelo menos. Claro que a mexer seria instalar fios de 6mm2 e podia ir até aos 30A se lhe apetecer.
É verdade que com o EVSE do carro e um adaptador CEE azul de 32A consegue a mesma potência, mas se se enganar e não limitar a potencia no carro vai fazer disparar o geral e o pior que pode acontecer (pelo menos eu não gosto) é acordar de manhã com o carro por carregar e a cerveja quente no frigorifico
Para ajudar mais indique, onde vive, é moradia ou apartamento, o carro carrega longe ou perto do quadro eléctrico principal.
Espero ter esclarecido algumas duvidas
Como foi dito 150km diários são uns 27kWh de carga (já a contar com um consumo de 18kWh/100km) e para isso necessita de 27kWh/(230V*10A/1000)= 11h a 10A ou 27/(230*13/1000) = 9h a 13A ou 27/(230*16/1000) = 7h30 a 16A ou 27/(230*20/1000) = 5h50 a 20A
Não aconselho a passar de 20A de carga com potência contratada de 30A como tem (6.9kVA).
Se 10 ou 13A lhe chegarem (9h +- para carregar 150km) então é só ligar o EVSE do carro a tomada (uma boa tomada claro)!
Se 16A lhe chegar (7h30 para carregar os mesmos 150km) então é só trocar a tomada normal por uma CEE azul 16A (a instalação com 80% de certezas deve ser compativel, ou seja, já terá um disjuntor de 16A e fios de 2.5mm2 até à tomada atual) e comprar o adaptador tesla para encaixar no EVSE que vem com o carro.
Se quiser mais rápido, 20A (+- 6h para carregar 150km) então tem 2 opções. Instala uma wallbox seja tesla ou o EVSE inteligente que lhe indicaram em cima e tem de alterar a instalação electrica para fios de 4mm2 pelo menos. Claro que a mexer seria instalar fios de 6mm2 e podia ir até aos 30A se lhe apetecer.
É verdade que com o EVSE do carro e um adaptador CEE azul de 32A consegue a mesma potência, mas se se enganar e não limitar a potencia no carro vai fazer disparar o geral e o pior que pode acontecer (pelo menos eu não gosto) é acordar de manhã com o carro por carregar e a cerveja quente no frigorifico
Para ajudar mais indique, onde vive, é moradia ou apartamento, o carro carrega longe ou perto do quadro eléctrico principal.
Espero ter esclarecido algumas duvidas
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
- joaofigu78
- Mensagens: 37
- Registado: 02 out 2020, 13:36
- Data de fabrico: 28 nov 2020
- Capacidade bateria: 82,0
- Localização: Pinhal Novo & Palmela
Re: Ajuda - Carregamento em casa
Boas, Obrigado pelo feedback , não tinha visto esse tópico, parece me uma solução. vão me dar um orçamento para a semana e aproveito para questionar isso da Tomada e o tipo de cabo.VETL Escreveu: ↑07 out 2020, 23:20Olá!
O eletricista deve garantir a existência de condutores com secção apropriada (diria 6mm2 mas dependerá da distância) desde o quadro até ao local de carga, deve garantir proteção desse circuito no quadro e instalar uma tomada industrial monofásica (pressupondo que será impossível o trifásico) de 32A.
Depois este equipamento tratará do resto sem stresses ou preocupações. Quer em ambiente monofásico ou trifásico, podem correr, saltar, fazer o pino e mais 30 por uma linha, que não encontrarão, na minha opinião, melhor solução.
Model 3 LR - 2021
Aero Wheels 18'
Aero Wheels 18'
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Ajuda - Carregamento em casa
Bem, se for pela opção do EVSE inteligente, ele até tem a opção "idiot-proof" (não é o nome real) , que basicamente detecta o consumo da casa e regular a potência de carga de forma a não ir o quadro abaixo.frankesousa Escreveu: ↑08 out 2020, 10:27Se quiser mais rápido, 20A (+- 6h para carregar 150km) então tem 2 opções. Instala uma wallbox seja tesla ou o EVSE inteligente que lhe indicaram em cima e tem de alterar a instalação electrica para fios de 4mm2 pelo menos. Claro que a mexer seria instalar fios de 6mm2 e podia ir até aos 30A se lhe apetecer.
É verdade que com o EVSE do carro e um adaptador CEE azul de 32A consegue a mesma potência, mas se se enganar e não limitar a potencia no carro vai fazer disparar o geral e o pior que pode acontecer (pelo menos eu não gosto) é acordar de manhã com o carro por carregar e a cerveja quente no frigorifico
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Ajuda - Carregamento em casa
No outro dia encontrei istofrankesousa Escreveu: ↑08 out 2020, 10:27Só para ficar claro para os novos UVE, uma "wallbox" não é um equipamento especial, é apenas e só um EVSE "igual" ao que vem com o carro mas dentro de uma coisa presa na parede!
https://m.youtube.com/watch?feature=you ... MxB7zA-e4Y
Uma boa explicação disso mesmo
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!