Página 52 de 90

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 21 jan 2021, 19:04
por mjr
Já por duas vezes o contactor do pack do meu Model 3 abriu por descarga profunda (planeada!). Da primeira vez não medi a tensão da bateria de chumbo, mas na segunda não baixou dos 12,5V... Claro que começou a carregar uns 30m depois da abertura do contactor e não tinha a ventilação nem qualquer iluminação ligada. Até abrir o contactor o conversor DC/DC esteve sempre ligado a carregar a bateria de chumbo.

Talvez em versões anteriores do firmware de controlo da bateria houvesse algum bug, provocando a rápida descarga da bateria de chumbo ou até parar a sua carga antes de chegar a 0% de SOC útil da bateria de tração (o que é a meu ver profundamente estúpido de realizar).

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 31 jan 2021, 17:31
por alexmol
Lá muito atrás neste diário fiz uma série de perguntas à Tesla quando fui fazer o test-drive do Model 3.

Passados 2 anos algumas das perguntas que fiz ainda continuam válidas e algumas talvez sem resposta, vejamos:
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-Vai haver loaners para quem tem um model 3?
Sim
Se chegou a haver foi durante pouco tempo, hoje em dia a Tesla dá crédito Uber a quem precisar de se deslocar na região do Service Center e nem sei como faz com quem tiver que deixar o carro na oficina por vários dias.
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-O carro trás o cabo tipo 2?
Sim
Na realidade o meu não trouxe, enviaram mais tarde por encomenda para casa.
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-A tranca do frunk dá para deixar cabos a sair do frunk com um EVSE lá dentro como no Model S?
Não, testámos no carro de exposição.
Afinal dá mas é preciso escolher muito bem o local por onde saem os cabos.
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-Qual o custo do FOB, quero encomendar logo com o carro
Não sabem, não sabem. Não percebo o porquê de não saberem.
Até hoje não sei, a última vez que perguntei, à cerca de 1 ano, o FOB para o Model 3 não estava disponível na Europa.
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-Qual o custo das barras de tejadilho?
Não sabem.
As minhas custaram 450€
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-Quero um wallcharger antes de ter o carro, posso?
Não. Para encomendar um wallcharger Tesla é preciso dar um VIN. Fiquei um pouco desiludido mas não totalmente surpreendido. Afinal já tinha visto vários vídeos de pessoas a instalar o wallcharger Tesla antes de ter o carro nos Estados Unidos, parece que por cá a política é outra. Tentei saber o porquê de tal política e a resposta foi um pouco difusa, dando a entender que houve pessoas que compraram wallchargers para depois revender.
Não sei se a política se mantem. Se continuam a não vender estão a perder negócio fácil.
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-Quanto custa o supercharging em Portugal?
Embora não tenha havido uma resposta inequívoca, algo que estranhei pois já estão a entregar Model 3 e quem carregar tem que saber o preço, foi-me dada a indicação que em Portugal será cobrado por tempo com custos iguais à Alemanha, ou seja, 0,40€ por minuto acima de 60kW e 0,20€ por minuto abaixo de 60kW.
Como parece ser óbvio a esta distância, os comerciais não faziam a mínima ideia, mais valia terem sido honestos e dizerem que não sabiam.
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-Sem o pacote premium de dados o tráfego de dados permite usar a App sem limites? e o browser?
Como na altura do test-drive só estava disponível o interior premium, que inclui 1 ano de tráfego de dados, não me souberam responder o que acontece após 1 ano nem como é nos interiores não premium.
Também não sabiam na altura. Sem o pacote premium a App não tem qualquer limitação. Já o browser só funciona sem ser ligado a Wi-Fi enquanto durar a conectividade Premium.
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-Quais as capacidades do UMC, dá para ficha azul gorda, e vermelha ?
A resposta foi muito confusa, com várias pessoas da Tesla a dizer coisas mas nenhuma a dizê-lo com a convicção necesssária. A única coisa que souberam dizer sem dúvida foi que o UMC trás a ficha normal shucko e uma azul de 16A.
Era tão fácil. O UMC é monofásico até 32A, dá para a azul normal 16A e gorda 32A.
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
-Qual o plano de manutenção, qual o preço?
A resposta também foi confusa e acabei por não perceber quais as opções existentes nem o que incluem.
Passados 2 anos continuo sem saber!
alexmol Escreveu:
18 mar 2019, 23:22
Por sugestão da pessoa da Tesla que me estava a acompanhar coloquei todas estas questões por escrito num email, algo que achei bastante bem.
Mas passado 1 mês do test-drive não recebi qualquer tipo de resposta ao email. :(
Já desisti de esperar :D
A sério Sr.s Comerciais, se sugerem enviar um email ao menos respondam a dizer que o receberam!

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 31 jan 2021, 21:56
por Apr
A FOB de facto não estava disponivel no início mas há uns tempos recebi um orçamento de 160€ com IVA.

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 31 jan 2021, 23:39
por CoolZeroFCP
Para teres uma ideia ideia dos preços dos acessórios da Tesla, eu utilizo um truque. Ao aceder ao site da Tesla mudas o país para um da Europa que tenha loja online (como França ou Alemanha) e depois já te aparece o separador shop no site.

Quanto ao carregador, no site vendem o mobile connector UMC que traz o adaptador para ficha trifásica (mas é muito mais caro).

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 01 fev 2021, 00:02
por alexmol
Boa dica, obrigado! :D

Não tenho estado atento e não me apercebi que já havia shop online do lado de cá do Atlântico.

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 03 fev 2021, 15:37
por RS232CSerialUser
alexmol Escreveu:
01 fev 2021, 00:02
Boa dica, obrigado! :D

Não tenho estado atento e não me apercebi que já havia shop online do lado de cá do Atlântico.
Pelo menos desde 2015 que há shop online holandesa, foi a que usei para escolher material para especificar ao meu DES holandês, parte veio no carro, e 2 ou 3 itens levantei na Store em Tilburg quando ainda tinham merchandising, alguns dos itens eram merchandising. Salvo erro não enviavam para fora da Holanda.

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 03 fev 2021, 20:19
por LuisG
No site Holandês, o filtro de habitáculo, são 17€.
Escova limpa vidros, 26€.
Não parece muito assustador o custo de uma "revisão" ;)

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 03 fev 2021, 22:05
por Fil
Sim, a troca do filtro feita pela Tesla custou-me 30 e poucos € e vieram a minha casa fazê-lo.

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 03 fev 2021, 23:27
por zeuz
Fil Escreveu:
03 fev 2021, 22:05
Sim, a troca do filtro feita pela Tesla custou-me 30 e poucos € e vieram a minha casa fazê-lo.
Esse é preço mínimo nas oficinas dos stands e temos que levar nós o carro lá... :roll:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Enviado: 04 fev 2021, 00:42
por BrunoAlves
Sim, muitas vezes chora-se online supostos custos brutais de mão de obra Tesla (que são verdadeiros, atenção), mas esquecem-se das intervenções feitas em casa a preço inferior a outros na oficina. :clap: