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Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 19 mai 2020, 09:43
por ruramos
FullElectric Escreveu:
18 mai 2020, 23:42
Orlando Escreveu:
18 mai 2020, 15:03
A vantagem do ioniq é que na regeneração 0 vai a consumir 0kw, e no kauai vai a 2kw, como no teu Niro.
Como assim?
O Kauai na regeneração "0", se não acelerares, não consome nada e até regenera 2 ou 3 kW dependendo da velocidade a que fores.
Acho que disseste o mesmo que o Orlando disse, tanto o Kauai como o e-niro com a fregeneraçãoa a zero, ele regenera 2 a 3 kW.

Orlando eu tive para comprar o Kauai, mas tive de ir para o e-niro por causa da mala, ainda é uma diferença grande.

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 19 mai 2020, 10:20
por ruramos
no sabado cheguei a casa com 3% de bateria, e aproveitei para encher ate 100% e ver o quanto carregava..

A 3% a célula mais baixa estava a 3.28v e a mais alta a 3.34v.
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a bateria estava a 319.7v, e podemos ver o battery.accumulative_charge_power_kWh que estava com 4821.9kWh, este campo conta a energia que já entrou na bateria desde o klm zero.

Imagem


depois de 13h ligado ao carregador a 25A carregou 70.3kWh:

Imagem


a 100% célula mais alta estava com 4.14v e a mais baixa 4.12v.

Imagem


e podemos ver que a 100% no gom, o bms está a 97%. se olharmos novamente para o campo battery.accumulative_charge_power_kWh reparamos que entraram na bateria 65.1kWh e no EVSE passaram 70.3kWh. uma eficiência de 92.6%, muito bom.

Imagem


aos 100% o mostrador mostrava:

Imagem


daqui a 1 ano vou tentar fazer +- o mesmo teste.

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 19 mai 2020, 10:41
por Orlando
ruramos Escreveu:
19 mai 2020, 09:43
FullElectric Escreveu:
18 mai 2020, 23:42
Orlando Escreveu:
18 mai 2020, 15:03
A vantagem do ioniq é que na regeneração 0 vai a consumir 0kw, e no kauai vai a 2kw, como no teu Niro.
Como assim?
O Kauai na regeneração "0", se não acelerares, não consome nada e até regenera 2 ou 3 kW dependendo da velocidade a que fores.
Acho que disseste o mesmo que o Orlando disse, tanto o Kauai como o e-niro com a fregeneraçãoa a zero, ele regenera 2 a 3 kW.

Orlando eu tive para comprar o Kauai, mas tive de ir para o e-niro por causa da mala, ainda é uma diferença grande.
Quando vamos a regeneração 0 no Ioniq ele aponta 0kw no CB.
No Niro ou Kauai, aponta -2kw/-3kw.
Desavantagem: não vamos a deslizar 100%
Vantagem: a diferença é pouca mas o volante está mais preso, ir a regeneração 0 numa curva não é fácil.
Quanto às médias, quase que está ao nível do ioniq.
Só fazendo teste um ao lado do outro.

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 19 mai 2020, 10:43
por Orlando
Com a proteção que existe na carga e descarga das células + arrefecimento muito mas muito bom, tens carro para a vida.
Volto a afirmar, os coreanos estão imbatíveis.

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 19 mai 2020, 11:58
por FullElectric
Orlando Escreveu:
19 mai 2020, 10:43
Com a proteção que existe na carga e descarga das células + arrefecimento muito mas muito bom, tens carro para a vida.
Volto a afirmar, os coreanos estão imbatíveis.
Partilho desta afirmação.
Acrescento ainda mais uns pontos que deixam qualquer um doido, principalmente quando já andamos nisto à uns anos e vamos valorizando mais algumas características.
Regeneração sempre a topo, mesmo quando saímos com o carro a 100% SOC
Capacidade de regeneração brutal, capaz de parar o carro em quase todas as situações. Facilmente vemos o carro a regenerar acima dos 100kW. Já cheguei a ver um Kauai a indicar -122kW de regeneração.

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 19 mai 2020, 12:07
por ruramos
Sim é verdade FullElectric, mesmo a 100% ainda regenera a 50kW, fiquei admirado..
O máximo que já vi a regenerar foi a volta de 130kW. a grande eficiência destes coreanos é também devido ao seu sistema de regeneração estar super bem optimizado. :clap:

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 19 mai 2020, 16:39
por Orlando
FullElectric Escreveu:
19 mai 2020, 11:58
Orlando Escreveu:
19 mai 2020, 10:43
Com a proteção que existe na carga e descarga das células + arrefecimento muito mas muito bom, tens carro para a vida.
Volto a afirmar, os coreanos estão imbatíveis.
Partilho desta afirmação.
Acrescento ainda mais uns pontos que deixam qualquer um doido, principalmente quando já andamos nisto à uns anos e vamos valorizando mais algumas características.
Regeneração sempre a topo, mesmo quando saímos com o carro a 100% SOC
Capacidade de regeneração brutal, capaz de parar o carro em quase todas as situações. Facilmente vemos o carro a regenerar acima dos 100kW. Já cheguei a ver um Kauai a indicar -122kW de regeneração.
Não vi mais do que 79kw.
Em que condições viram esses números?
Ah ser verdade, apenas quer dizer que a carga de 100kw é possível e está limitada a 79kw apenas por Sw.

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 19 mai 2020, 23:55
por FullElectric
Mantendo pressionada, sem soltar, a patilha do comando da regeneração tens um nível superior ao nível3
se fores a uma velocidade na ordem de 100km/h ou superior, a descer, facilmente verás esse valor de regeneração no mostrador de energia.
E sim, este carro consegue carregar a mais que 100kW contudo no carregamento CCS está limitado a um valor mais baixo. Uma coisa é uma carga de 2 ou 3 segundos acima de 100kW numa regeneração, outra bem diferente seria estar 10 ou 15min a carregar a essa potência num PCR.

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 20 mai 2020, 14:41
por Orlando
Há mts marcas que publicitam cargas a mais de 100kw sem por isso manter essa potência durante 1 ou 2 minutos. De qualquer das formas realça que os coreanos querem que os clientes tenham carros para a vida.
Consumos elevados= descargas elevadas, cargas elevadas= mts C.
Portanto qto menor o consumo e a carga rápida limitada melhor.
Reparem que os coreanos devem ter perto de 75kw de bateria, sendo que em PCR que o dão, não passam dos 77kw (quente vai aos 79), ou seja, cargas de 1C...é uma brincadeira...é como se um leaf de 24kw só pudesse em DC chegar aos 24kw....
Claro que em PCR queremos rapidez, mas a que custo? Os próprios tms andam por aí capados, etc...
Há 2 ideias erradas sobre os VE: a grande autonomia e as cargas ultra rápidas (tecnologia atual).
Quem quer um carro deve pensar bem nisto.

Re: Diário de Bordo - Kia e-Niro 64kWh

Enviado: 20 mai 2020, 23:21
por ogadiv
Obrigado pelo teus relatos, estou sempre a aprender...
Então se entrou nas baterias cerca de 65 kwh, a capacidade das baterias é superior aos indicados 64 kwh,certo?
Tenho de acompanhar esses valores nos próximos carregamentos que fizer...