Re: Soul EV esclarecimento e ajuda
Enviado: 13 jan 2019, 18:01
Se quiseres, combinamos, eu mostro-te. Tens de comprar uma app, o Torque Pro, eu configuro-te isso e empresto-te um ELM-327.
Mais em concreto, usamos o Torque Pro para ler dados da porta OBD, a porta de diagnósticos do carro, geralmente por baixo do volante. Toda esta comunicação é feita de perguntas e respostas que são totalmente específicas do carro. Então, é preciso configurar o Torque Pro com estas perguntas e como descodificar as respostas.
A instruções estão todas no repositório do JejuSoul no github. Ao olhar, até fico com vergonha: eles já sabem quase tudo em relação ao Soul de 27kWh, enquanto que nós no IONIQ temos sido preguiçosos, sabemos ler informação do BMS, que era semelhante ao Soul, e encostámo-nos a dormir debaixo da bananeira.
Está tudo aqui:
Mais em concreto, usamos o Torque Pro para ler dados da porta OBD, a porta de diagnósticos do carro, geralmente por baixo do volante. Toda esta comunicação é feita de perguntas e respostas que são totalmente específicas do carro. Então, é preciso configurar o Torque Pro com estas perguntas e como descodificar as respostas.
A instruções estão todas no repositório do JejuSoul no github. Ao olhar, até fico com vergonha: eles já sabem quase tudo em relação ao Soul de 27kWh, enquanto que nós no IONIQ temos sido preguiçosos, sabemos ler informação do BMS, que era semelhante ao Soul, e encostámo-nos a dormir debaixo da bananeira.
Está tudo aqui:
- Página inicial do repositório com instruções.
- Ficheiros específicos do Soul de 27kWh.
- Ficheiros com os PIDs estendidos, que têm de ser importados no Torque Pro. Não são todos necessários nesta fase, basta o BMS.
- Dashboards, arranjos de ecrã, para mostrar a informação.
- Temos dois CSVs, o BMS e o Battery Cell data, ambos vêm do BMS. O primeiro tem informação mais geral e sobre a bateria como um todo, correntes, tensões, contadores de energia, SoC e, claro, o SoH, que tu queres. O Battery Cell data é para ler as tensões individuais de cada par de células (infelizmente, apenas com resolução de 0,02V).
- Sob o capot, o primeiro componente de cima para baixo, é o OBC, on-board charger, o carregador de bordo, que produz corrente DC para carregar a bateria a partir de uma tomada AC. Permite ler coisas tipo os Ampères indicados pelo EVSE, corrente e tensão de entrada no OBC, duty cicle do piloto de controle.
- Por baixo do OBC, está o EPCU (Engine Power Control Unit) que controla o motor. Tem o inversor, que produz corrente AC trifásica para rodar o motor a partir da corrente DC da bateria e vice-versa (regeneração). Esta unidade tem o papel do que se chama normalmente VMCU (Vehicle Main Control Unit), e desta unidade podemos ler qual é a mudança em que estamos, RPM do motor eléctrico, temperatura do motor, nível do pedal do acelerador, torque comandado, torque estimado, velocidade do carro...
- No mesmo andar do EPCU está o LDC, que é o Low-voltage DC-DC converter. Sempre que a bateria de 12V é insuficiente, ou precisa de ser carregada, o LDC produz 12V a partir dos 300 e muitor da bateria de alta voltagem, para alimentar os acessórios. Faz o papel do alternador.
- Por baixo do EPCU está o motor e a caixa de redução, mas esses não mandam dados.
- Finalmente, é possível ler os dados do TPMS, sistema de monitorização da pressão dos pneus. Identificador, pressão e temperatura para cada pneu.
- No ficheiro VIN, tem PIDs para ler o VIN do carro (número de chassis), ano de produção, e se é o nível "Plus" de equipamento.