zeuz Escreveu: ↑01 fev 2022, 12:14Na semana passada tive necessidade de usar um Uber, então fiz o de costume e pedi um Uber Green. Apareceu um KIA e-Niro 64kWh!
Perguntei se era aqui o @EVUver , mas nem conhecia o fórum.
O senhor tem um LEAF 30kWh como carro pessoal e só quer BEV!
Mostrou-me, com orgulho, a média de 12,3kWh/100km e elogiou muito o carro.
Ainda houve tempo para dizer que não foi para um KIA EV-6 porque a diferença de preço não compensava para o extra de autonomia.
Pessoalmente, nunca tinha andado num e-Niro e fiquei fã!
Bom espaço atrás, em todos os sentidos.
Boa luminosidade interior, se bem que seria melhor com tecto panorâmico.
Os materiais, sem serem de topo, não desiludem. Idem para os acabamentos.
Não senti que ia sentado com a bumba abaixo dos joelhos, como acontece nos LEAF 40kWh ou ZOE.
Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Carregamentos e os 30.000km
Actualmente o E-Niro tem 37749 Km em 107 dias de utilização (3 meses e alguns dias) , o que esta dentro da media prevista de 354Km por dia.
A revisão dos 30.000km foi mais caro que o esperado, cerca de 154€, pois o site da KIA não assume a matricula, e apenas colocando o VIN nos informa do preço correcto da revisão.
O Consumo total de carregamento foi de aproximadamente 5494 kWh com um custo aproximado de 600€, ou a media 1,59€/100Km
Comparaçao Diesel VS electrico diario
Eléctrico 5,60€ para fazer os 350km
VS
Diesel 26,60€ para fazer os mesmos 350km (dados com gasóleo a 1,50€/Litro)
Diesel 35,70€ para fazer os mesmos 350km (dados com gasóleo a 1,94€/litro)
Poupança entre os 21€ e os 30€ por dia
Comparaçao Diesel VS electrico em 37749 km
Electrico 600€ para fazer 37749 km
VS
1 - Diesel 2984€ para fazer 37749 km (dados com gasóleo a 1,50€/litro)
2- Diesel 3859€ para fazer 37749 km (dados com gasóleo a 1,94€/litro)
1A - Poupança de 2384€
2A - Poupança de 3259€
Wallbox
Na semana passada e ao fim de 3 meses a EVWALLBOX berrou e foi para a garantia, estive 4 dias que necessitei de usar um posto de carga rápida, e neste periodo de transição o APR consegui arranjar-me uma EVSE inteligente para me desenrascar enquanto a outra wallbox chegava da garantia.
Fiquei maravilhado com a box do APR é um "diamante em bruto" que cumpre acima das expectativas...tem grande potencial para ser um produto de grande sucesso comercial.
Com a chegada da Evwallbox reparada agora fiquei com duas wallbox, uma serve de backup da outra e vice-versa pois o sistema esta montado com tomadas PCE 32A.
Autonomia, Durabilidade e Consumo do Kia E-Niro em TVDE
A viatura não apresenta ruídos parasitas ou avarias, a nível dos bancos traseiros mantenho uma manutenção rigorosa na limpeza de estofos...
Quanto a autonomia mantém-se nos 500km reais com consumo de 13,2 kWh
A utilização em Modo ECO e com a regeneração em Zero/manual
As vezes vou na A5 a quase 120km/h e quando desacelero dou por mim a pensar o que acontece a mecânica para proceder ao processo de regeneração aquela velocidade....prefiro manter regeneração a Zero.
Melhor registo até a data
Actualmente o E-Niro tem 37749 Km em 107 dias de utilização (3 meses e alguns dias) , o que esta dentro da media prevista de 354Km por dia.
A revisão dos 30.000km foi mais caro que o esperado, cerca de 154€, pois o site da KIA não assume a matricula, e apenas colocando o VIN nos informa do preço correcto da revisão.
O Consumo total de carregamento foi de aproximadamente 5494 kWh com um custo aproximado de 600€, ou a media 1,59€/100Km
Comparaçao Diesel VS electrico diario
Eléctrico 5,60€ para fazer os 350km
VS
Diesel 26,60€ para fazer os mesmos 350km (dados com gasóleo a 1,50€/Litro)
Diesel 35,70€ para fazer os mesmos 350km (dados com gasóleo a 1,94€/litro)
Poupança entre os 21€ e os 30€ por dia
Comparaçao Diesel VS electrico em 37749 km
Electrico 600€ para fazer 37749 km
VS
1 - Diesel 2984€ para fazer 37749 km (dados com gasóleo a 1,50€/litro)
2- Diesel 3859€ para fazer 37749 km (dados com gasóleo a 1,94€/litro)
1A - Poupança de 2384€
2A - Poupança de 3259€
Wallbox
Na semana passada e ao fim de 3 meses a EVWALLBOX berrou e foi para a garantia, estive 4 dias que necessitei de usar um posto de carga rápida, e neste periodo de transição o APR consegui arranjar-me uma EVSE inteligente para me desenrascar enquanto a outra wallbox chegava da garantia.
Fiquei maravilhado com a box do APR é um "diamante em bruto" que cumpre acima das expectativas...tem grande potencial para ser um produto de grande sucesso comercial.
Com a chegada da Evwallbox reparada agora fiquei com duas wallbox, uma serve de backup da outra e vice-versa pois o sistema esta montado com tomadas PCE 32A.
Autonomia, Durabilidade e Consumo do Kia E-Niro em TVDE
A viatura não apresenta ruídos parasitas ou avarias, a nível dos bancos traseiros mantenho uma manutenção rigorosa na limpeza de estofos...
Quanto a autonomia mantém-se nos 500km reais com consumo de 13,2 kWh
A utilização em Modo ECO e com a regeneração em Zero/manual
As vezes vou na A5 a quase 120km/h e quando desacelero dou por mim a pensar o que acontece a mecânica para proceder ao processo de regeneração aquela velocidade....prefiro manter regeneração a Zero.
Melhor registo até a data
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Mecânicamente acho que a diferença é pouca em relação a não ter regeneração, mas não tenho a certeza.
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
A regeneração é um processo puramente elétrico que ocorre no motor, mecanicamente não há nenhuma alteração nas engrenagens. Entre usar o travão mecânico ou usar a regeneração, esta última é muito melhor pois:
- Carrega a bateria em vez de dissipar a energia nos discos de travão.
- Evita o desgaste dos calços e discos de travão.
- Em descidas prolongadas elimina o "brake fade" por sobre aquecimento dos travões.
A única potencial desvantagem é um maior esforço para a bateria, mas é tão insignificante que nem vale a pena considerar.
- Carrega a bateria em vez de dissipar a energia nos discos de travão.
- Evita o desgaste dos calços e discos de travão.
- Em descidas prolongadas elimina o "brake fade" por sobre aquecimento dos travões.
A única potencial desvantagem é um maior esforço para a bateria, mas é tão insignificante que nem vale a pena considerar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Obrigado pelos elogios ao EVSE EVUber
Só para não haver mal entendidos de entre os interessados a quem disso que tinha o EVSE esgotado: o EVUber necessitava apenas do EVSE, sem o cabo type2 que foi reaproveitado da Box que avariou. Para além disso fiquei sensibilizado com a urgência e fiz um EVSE ligeiramente alterado para poder entregar rapidamente uma alternativa para o EVUber poder retomar os carregamentos mais rápidos.
Alterar a instalação para poder trocar de wallbox rapidamente quando há um problema é uma boa estratégia que te vai fazer poupar bastante tempo se acontecer outro episódio semelhante.
Só para não haver mal entendidos de entre os interessados a quem disso que tinha o EVSE esgotado: o EVUber necessitava apenas do EVSE, sem o cabo type2 que foi reaproveitado da Box que avariou. Para além disso fiquei sensibilizado com a urgência e fiz um EVSE ligeiramente alterado para poder entregar rapidamente uma alternativa para o EVUber poder retomar os carregamentos mais rápidos.
Alterar a instalação para poder trocar de wallbox rapidamente quando há um problema é uma boa estratégia que te vai fazer poupar bastante tempo se acontecer outro episódio semelhante.
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
TopApr Escreveu: ↑06 mar 2022, 22:43Obrigado pelos elogios ao EVSE EVUber
Só para não haver mal entendidos de entre os interessados a quem disso que tinha o EVSE esgotado: o EVUber necessitava apenas do EVSE, sem o cabo type2 que foi reaproveitado da Box que avariou. Para além disso fiquei sensibilizado com a urgência e fiz um EVSE ligeiramente alterado para poder entregar rapidamente uma alternativa para o EVUber poder retomar os carregamentos mais rápidos.
Alterar a instalação para poder trocar de wallbox rapidamente quando há um problema é uma boa estratégia que te vai fazer poupar bastante tempo se acontecer outro episódio semelhante.
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Uma curiosidade sobre o E-Niro
Ontem choveu de manha a noite, e em alguma vezes necessitei de fazer marcha-atras em algumas manobras.
Nao é que a escova traseira do E-Niro liga-se automaticamente
TOP..
Ontem choveu de manha a noite, e em alguma vezes necessitei de fazer marcha-atras em algumas manobras.
Nao é que a escova traseira do E-Niro liga-se automaticamente
TOP..
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Muitos carros quando têm os limpa-vidros ligados fazem isso.
Há um "acessório" há venda "obrigatório" para o Niro. É uma pequena escova na ponta do braço do limpa-vidros traseiro, que limpa a câmara durante a rotação do braço.
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Antes de comprares o carro, não te tinha falado no EVSE do APR que era o melhor
Acho que até te mandei alguns print screen.
Acho que até te mandei alguns print screen.
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Kia Niro Rear view camera Wiper
Não sabia que era tão caro...