DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5074
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
A pedido de alguns interessados vou tentar colocar aqui as experiências que entenda serem relevantes para partilhar com o fórum e como tal passo a fazer uma cópia da minha 1ª viagem para Évora:
"Viagem feita e com sucesso
No Fórum Montijo a carregar por uma hora +/- 4 kwh
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-onzx ... 071105.jpg[/IMG]
Situação á chegada a Évora
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-gy_e ... 093955.jpg[/IMG]
Logo à tarde faço e relato da viagem.
Cumprimentos a todos "
A pedido de alguns interessados vou tentar colocar aqui as experiências que entenda serem relevantes para partilhar com o fórum e como tal passo a fazer uma cópia da minha 1ª viagem para Évora:
"Viagem feita e com sucesso
No Fórum Montijo a carregar por uma hora +/- 4 kwh
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-onzx ... 071105.jpg[/IMG]
Situação á chegada a Évora
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-gy_e ... 093955.jpg[/IMG]
Logo à tarde faço e relato da viagem.
Cumprimentos a todos "
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5074
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Outro dos tópicos já referidos:
"Ora bem...vamos lá então tentar fazer o relato o mais apurado desta aventura.
1. Saida de casa: 06:15 carga a 100%
Velocidade pela A5 e 2ª Circular normal na casa dos 80 kms/h. Extras ligados rádio com vidros fechados.
2. Chegada ao Fórum Montijo e colocação em carga 07H00.
Início da prova de fogo dos 100 kms... via Atalaia - Pegões -Vendas Novas - Montemor-o-Novo - e finalmente Évora. Estradas secundárias naturalmente com velocidade máxima por lei de 90 kms/h passando por várias localidades que obrigam a reduzir a 50 kms/h e outras a 50 kms/h.
Velocidade média variou entre os 70 kms/h nas subidas desde que não tivesse trânsito atrás de mim até aos 96 kms/h nas descidas.
3. Lições aprendidas e regras que penso que devem de ser utilizadas quando se tem de fazer viagens mais longas.
a. Esqueçam, se puderem, a velocidade e olhem sempre para a bolas de energia do tablier. Eu usei uma técnica que foi basicamente a seguinte: A subir evitar ao máximo ultrapassar os 3 círculos (inclui o circulo inicial sem aceleração) e se possível manter nos 2 circulos, na Ponte Vasco da Gama andei basicamente nos 2 círculos e a velocidade andou entre os 82 kms/h e os 86 kms/h o que fez com que chegasse com uma autonomia de 9 barras antes de começar a carregar o que correspondeu a 45 kms feitos em que a 12ª barra fez 11 kms, a 2ª barra e a 3ª desapareceram após mais 17 kms cada uma o o que perfaz os 45 kms.
b. Este carro só deve andar a velocidades de Auto-estrada (110 a 120 kms/h) se não tiver de fazer mais de 50 kms;
c. Este carro é um verdadeiro "animal" de cidade pois é onde se encontra no seu meio favorito onde ai sim a autonomia parece que se multiplica;
d. Piores inimigos da autonomia do Nissan Leaf = subidas, velocidade e vento contra;
e. No percurso Montijo - Évora andei sempre a velocidades que não prejudicam o trânsito e ainda fiz duas ultrapassagens em que os circulor foram aos 6 ou 7 momentaneamente;
f. Uma técnica que usei que me foi ensinada pelo #1 nosso amigo Filipe, foi a de quando nos deparamos com uma descida mais prolongada colocarmos o carro em N (Neutro - activa-se mantendo a manete das mudanças alguns segundos para a esquerda) o que tem a vantagem de ao estar em ponto morto, não estar a gastar e permitir ganhar velocidade para quando for necessário reduzir, em vez de carregar no travão basta por em D e se for necessário reduzir mais por em ECO produzindo-se assim uma boa regeneração.
4. Não sei se a avaria é geral mas deixei de ter acesso ao Carwings do meu carro através da Internet e do smartphone e a minha conclusão é que a TELENOR que é responsável pela rede que apoia o Nissan Leaf ainda não chegou a Évora . Mais um assunto para chamar a atenção da Nissan.
Em conclusão...Este carro com planeamento leva-nos aonde for necessário, é muito confortáve e agradável de conduzir e a minha mulher está finalmente convencida e enamorada por ele .
Se me lembrar de mais algum detalhe ou quiserem colocar questões façam o favor que é para isso que andamos aqui.
Cumprimentos a todos"
"Ora bem...vamos lá então tentar fazer o relato o mais apurado desta aventura.
1. Saida de casa: 06:15 carga a 100%
Velocidade pela A5 e 2ª Circular normal na casa dos 80 kms/h. Extras ligados rádio com vidros fechados.
2. Chegada ao Fórum Montijo e colocação em carga 07H00.
Início da prova de fogo dos 100 kms... via Atalaia - Pegões -Vendas Novas - Montemor-o-Novo - e finalmente Évora. Estradas secundárias naturalmente com velocidade máxima por lei de 90 kms/h passando por várias localidades que obrigam a reduzir a 50 kms/h e outras a 50 kms/h.
Velocidade média variou entre os 70 kms/h nas subidas desde que não tivesse trânsito atrás de mim até aos 96 kms/h nas descidas.
3. Lições aprendidas e regras que penso que devem de ser utilizadas quando se tem de fazer viagens mais longas.
a. Esqueçam, se puderem, a velocidade e olhem sempre para a bolas de energia do tablier. Eu usei uma técnica que foi basicamente a seguinte: A subir evitar ao máximo ultrapassar os 3 círculos (inclui o circulo inicial sem aceleração) e se possível manter nos 2 circulos, na Ponte Vasco da Gama andei basicamente nos 2 círculos e a velocidade andou entre os 82 kms/h e os 86 kms/h o que fez com que chegasse com uma autonomia de 9 barras antes de começar a carregar o que correspondeu a 45 kms feitos em que a 12ª barra fez 11 kms, a 2ª barra e a 3ª desapareceram após mais 17 kms cada uma o o que perfaz os 45 kms.
b. Este carro só deve andar a velocidades de Auto-estrada (110 a 120 kms/h) se não tiver de fazer mais de 50 kms;
c. Este carro é um verdadeiro "animal" de cidade pois é onde se encontra no seu meio favorito onde ai sim a autonomia parece que se multiplica;
d. Piores inimigos da autonomia do Nissan Leaf = subidas, velocidade e vento contra;
e. No percurso Montijo - Évora andei sempre a velocidades que não prejudicam o trânsito e ainda fiz duas ultrapassagens em que os circulor foram aos 6 ou 7 momentaneamente;
f. Uma técnica que usei que me foi ensinada pelo #1 nosso amigo Filipe, foi a de quando nos deparamos com uma descida mais prolongada colocarmos o carro em N (Neutro - activa-se mantendo a manete das mudanças alguns segundos para a esquerda) o que tem a vantagem de ao estar em ponto morto, não estar a gastar e permitir ganhar velocidade para quando for necessário reduzir, em vez de carregar no travão basta por em D e se for necessário reduzir mais por em ECO produzindo-se assim uma boa regeneração.
4. Não sei se a avaria é geral mas deixei de ter acesso ao Carwings do meu carro através da Internet e do smartphone e a minha conclusão é que a TELENOR que é responsável pela rede que apoia o Nissan Leaf ainda não chegou a Évora . Mais um assunto para chamar a atenção da Nissan.
Em conclusão...Este carro com planeamento leva-nos aonde for necessário, é muito confortáve e agradável de conduzir e a minha mulher está finalmente convencida e enamorada por ele .
Se me lembrar de mais algum detalhe ou quiserem colocar questões façam o favor que é para isso que andamos aqui.
Cumprimentos a todos"
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5074
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
batalha Escreveu:Pois é Filipe, parece que no teu caso é impraticável 12hFilipe Escreveu:Pois, pois, parole parole parole, quando receberes o teu, vais ver o que quero dizer
E tu Rui, tens carro para ir para Evora? Chegaste ao Alto da Abaneja (cruzamento para Escoral) com suores frios
Não cheguei a ter suores frios porque me precavi no Montijo mas a seguir a Montemor há umas subidas continuas que me fizeram cair rapidamente a autonomia que me restava e não foi agradável de sentir.
Por um a questão de 1º, não me armar em "herói" e 2º, porque quero preservar a bateria de bater muito no "fundo", já interiorizei que a "hora" extra no Fórum Montijo é obrigatória pois não sei o que vou encontrar no trânsito quando entro em Lisboa e no sentido inverso quero ter uma "almofada" de conforto para o que der e vier.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5074
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Em complemento ao meu relato da viagem gostava de partilhar convosco mais uma dica que me tinha esquecido:
1. Quando planeiam o vosso destino o sistema GPS diz-vos quando kms faltam até ao destino e a regra que eu usei para me dar uma maior confiança foi a de essa distãncia para o destino ser sempre inferior em 30 kms ao valor da autonomia disponível do carro, por exemplo...quando faltavam 60 kms para o destino eu tinha de ter pelo menos 90 kms de autonomia restante. É uma forma de assegurar que lá chegamos...claro que o terreno que ainda vamos encontrar pela frente pode afectar, e muito, estes cálculos mas pelo menos podemos baixar a velocidade ao ponto de recuperarmos essa diferênça.
Esta técnica pode variar de utilizador consoante o factor "ansiedade" de cada um mas para já comecei com esta diferença de 30 kms até para preservar as baterias.
Cumprimentos
1. Quando planeiam o vosso destino o sistema GPS diz-vos quando kms faltam até ao destino e a regra que eu usei para me dar uma maior confiança foi a de essa distãncia para o destino ser sempre inferior em 30 kms ao valor da autonomia disponível do carro, por exemplo...quando faltavam 60 kms para o destino eu tinha de ter pelo menos 90 kms de autonomia restante. É uma forma de assegurar que lá chegamos...claro que o terreno que ainda vamos encontrar pela frente pode afectar, e muito, estes cálculos mas pelo menos podemos baixar a velocidade ao ponto de recuperarmos essa diferênça.
Esta técnica pode variar de utilizador consoante o factor "ansiedade" de cada um mas para já comecei com esta diferença de 30 kms até para preservar as baterias.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3044
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Já estou a ver que me queres pôr á SECRETÁRIA.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5074
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Filipe Escreveu:Já estou a ver que me queres pôr á SECRETÁRIA.
É uma óptima altura para começar um Diário
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5074
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Como acho que uma imagem vale mais que 1000 palavras inicio aqui o meu Foto Diário:
Ainda em Rio de Mouro uma semana antes da entrega e eu desesperado
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... 173455.jpg[/IMG]
A ser preparado para me ser entregue
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02051.jpg[/IMG]
A carregar no stand antes da entrega bem acompanhado pelo Leaf do cliente de Marinhais e esposa (muito simpáticos)
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02059.jpg[/IMG]
Estacionado ao pé de casa
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02067.jpg[/IMG]
Na garagem o Leaf no Leaf
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02066.jpg[/IMG]
1ª Carga da Mobi-E no posto do Casino Estoril
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02090.jpg[/IMG]
Em alegre convívio com o #1 do Filipe na A5
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02099.jpg[/IMG]
Colocação das capas protectoras
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02080.jpg[/IMG]~
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02084.jpg[/IMG]
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02082.jpg[/IMG]
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02081.jpg[/IMG]
Para já ficamos com estas ...depois continuo
Cumprimentos
Ainda em Rio de Mouro uma semana antes da entrega e eu desesperado
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... 173455.jpg[/IMG]
A ser preparado para me ser entregue
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02051.jpg[/IMG]
A carregar no stand antes da entrega bem acompanhado pelo Leaf do cliente de Marinhais e esposa (muito simpáticos)
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02059.jpg[/IMG]
Estacionado ao pé de casa
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02067.jpg[/IMG]
Na garagem o Leaf no Leaf
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02066.jpg[/IMG]
1ª Carga da Mobi-E no posto do Casino Estoril
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02090.jpg[/IMG]
Em alegre convívio com o #1 do Filipe na A5
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02099.jpg[/IMG]
Colocação das capas protectoras
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02080.jpg[/IMG]~
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02084.jpg[/IMG]
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02082.jpg[/IMG]
[IMG]http://i1177.photobucket.com/albums/x35 ... C02081.jpg[/IMG]
Para já ficamos com estas ...depois continuo
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Rio de Mouro ???!??!
Onde raio é esta oficina da Nissan, em Rio de Mouro ???
...é que eu tenho estado por aqui, em Mem-Martins, a trabalhar ultimamente...
Onde raio é esta oficina da Nissan, em Rio de Mouro ???
...é que eu tenho estado por aqui, em Mem-Martins, a trabalhar ultimamente...
Última edição por Essiemme em 15 jun 2011, 16:05, editado 1 vez no total.
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5074
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Neste carro o silêncio é de ouro. Junto ao Guincho a caminho da Praia Grande
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- batalha
- Mensagens: 631
- Registado: 06 jan 2011, 02:33
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Negrais, Sintra
Perguntem ao rui :lol:
Bem trabalhado
Desculpa a invasão do teu DB
-como (não)funciona a rede Telenor? Não usa outra rede GSM/3G tuga? Qual?
-quantos postos identifica o teu Leaf? Já actualizaste?
-que cabo/s recebeste com o teu Leaf? Como fica a história do mennekes? E a avó? Já fizeste algum carregamento numa 10A?
-quanto custa o seguro?
Obrigado
Desculpa a invasão do teu DB
-como (não)funciona a rede Telenor? Não usa outra rede GSM/3G tuga? Qual?
-quantos postos identifica o teu Leaf? Já actualizaste?
-que cabo/s recebeste com o teu Leaf? Como fica a história do mennekes? E a avó? Já fizeste algum carregamento numa 10A?
-quanto custa o seguro?
Obrigado