Disclaimer: Vai ser longo. No final coloco o resumo, podem passar logo pra lá se preferirem.
Ontem (1 de Novembro - Feriado) de forma mais ou menos imprevista foi dia de aventura eléctrica. Com o internamento de um familiar no hospital da Amadora surgiu-nos a necessidade de o ir visitar e aproveitando o feriado para isso, assim sendo analisaram-se as opções, que basicamente passaram por:
1 - Ir apenas a minha esposa (familiar directa) de camioneta saindo de madrugada e voltando bastante tarde, e ainda tendo de arranjar transporte entre Lisboa e Amadora. Preço: 36€ ida e volta + Transporte em Lisboa
2 - Irmos todos de ICE que ainda temos embora esteja parada e à venda. Preço: 40€ portagens + 50€ de Gasóleo (no mínimo)
3 - Irmos todos de Leaf saindo cedo (mas não de madrugada) e voltando tarde. Preço: 40€ em portagens.
A escolha não era difícil, a opção 2 era demasiado fácil (e cara), a opção 1 era meio coxa pois só ia um de nós e ainda faltava transporte no destino portanto sobrava a escolha óbvia, ir de Leaf.
Na noite anterior programou-se o temporizador de carga para estar a 100% às 9h, e no planeador de trajectos da Nissan planeei a viagem toda só para no carro ter sempre a indicação de quantos kms faltam até ao próximo carregamento e toca de enviar para o carro.
Ontem, foi despachar em casa como se fosse dia de trabalho e toca a fazer à estrada às 9h, o plano é estar em Lisboa por volta das 13h. Primeiro erro, o carro só recebe 1 planeamento no site da Nissan, eu tinha "partido" os trajectos entre PCRs e enviado um a um, pelo que só tinha disponível no carro o ultimo. Sem stress, pesquisa nos POIs google por PCR que ele encontra. Marcado o primeiro destino e lá vou eu para a parte mais complicada da viagem Portimão - Aljustrel - 116Km (35Km Nacional com algum relevo, o resto é A2 com a serra algarvia pelo meio). A nacional fiz a controlar consumos com o pé, na A2 meti o cruise control a 90Kmh e se visse o caso mal parado logo abrandava mais à frente, no entanto não foi preciso, chegamos já depois do primeiro aviso de bateria fraca mas ainda com uns 20 e tal Km de autonomia no GOM, salvo erro a percentagem de bateria estaria nos 15% e uma média que não estava à espera, abaixo dos 14kWh/100km sempre pensei que a média neste trajecto fosse mais alta, mas revelou-se ser a mais baixa de todo o percurso, daqui em diante foi sempre a subir tal coma a subida da velocidade. 30 minutos certos de paragem (estes PCRs na A2 todos param aos 30m) e lá seguimos viagem já mais descontraídos (110-115 Kmh) até Alcácer. Mais 25m de paragem, aqui não houve paciência para esperar pelos 30m, a potencia de carga já estava muito baixa e não ia adiantar grande coisa, além disso tinha mais que suficiente para chegar a Lisboa e andar nas voltinhas se fosse necessário. No entanto, a próxima paragem acabou por ser directamente o PCR do LIDL de Sacavem para eventualmente ter logo carga para a viagem de volta, caso estivesse cheio logo procurava outras alternativas ainda com tempo e bateria suficiente. À chegada estava um Leaf a carregar (Uber como seria de esperar) mas já pra lá de meio do tempo e já com 83% de bateria, portanto fui fazer umas compras de snacks pra viagem e voltei para por a carregar. Por esta altura a bateria já estava bem quente o que fez com que este carregamento fosse bem mais lento e também por isso vim embora antes dos 30m com 80 e tal % de bateria. Fui almoçar e deixei-o à sombra a ver se arrefecia a bateria pois já tinha 10 Barras. Se bem me lembro durante o almoço lá desceu 1 barra. Segui até à amadora, fiz o que tinha a fazer enquanto o Leaf arrefeceu mais um bocado a bateria.
Já um pouco depois das 18h lá me fiz à estrada para Sul, a ideia inicial era o carregamento em Sacavem dar para as voltas em Lisboa e para voltar a Alcacer, no entanto como o carregamento foi mais lento e nem o deixei acabar à saída tinha autonomia para 80Km e Alcácer fica a 79km, resolvi não arriscar a ter de ir bastante mais devagar para conseguir chegar e fui direito a Palmela para uma carga de 10m que já me chegava e sobrava para chegar a Alcácer e assim também eram cargas mais pequenas que não aqueciam tanto a bateria (por esta altura já estava "só" com 8 barras mas ia subir). Assim fiz a pausa em Palmela e segui até alcácer a 120Km/h (coisa rara neste carro), pausa para jantar em Alcácer e 30m de carga que o deixaram de novo com 10barras de temperatura. Segue até Aljustrel a 100/110 Km/h para permitir arrefecer um pouco a bateria (voltou às 9barras) e novo carregamento para a ultima e, de novo, complicada parte da viagem, Aljustrel - Portimão, a ideia era sair muito perto dos 100% mas com alguns comentários no Facebook lá me convenci e fiz só os 30m de carregamento que deu 93%. Pela primeira vez fiz-me à estrada com autonomia anunciada mais baixa (101Km) do que aquilo que ia ter de fazer (116Km), mas confiante que ia dar e a autonomia anunciada só era aquela porque os últimos Kms tinham sido feitos a 100/110Km/h coisa que não ia acontecer daí pra frente... Lá fiz a serra toda com o cruise control a 85Km/h (não quis arriscar os 90 pois não tinha saído a 100% como de manhã) e saí para a Nacional já com uns Kms a mais na autonomia em relação ao resto do percurso, e daí até casa foi sempre a aumentar a diferença. Cheguei com 6% de bateria e portanto ainda sem conhecer a tartaruga que viverá dentro do quadrante
Este foi o cenário à chegada:
Aquela média de 15.6kwh/100km é alta, sim, mas chegou a andar nos 16.3 baixou bastante de Aljustrel a casa, julgo que para as velocidades da maior parte da viagem será o normal.
Resumo: Saída de Portimão às 9h, chegada a Lisboa pouco depois das 13h, voltas por lá até depois das 18h e chegada a Portimão pelas 22:30.
571Kms e 6 cargas rápidas depois confirma-se que tenho carro para o que for preciso. Custa um bocado mais que num ICE em tempo, mas poupa-se bastante na carteira.
Custo total da Viagem para 3 pessoas - 41€ em portagens e ainda deu para confirmar com a responsável da AS de Aljustrel que me deixariam entrar só para carregar sem vir pela AE (vai dar-me jeito quando quiser ir a Beja)