Fez ontem 1 ano que fui buscar o meu LEAF.
Cá ficam os dados para a posteridade:
Fiz cerca de 38 mil km num ano de uso.
Das contas que fiz (completamente realistas), deixei de gastar cerca de 2800€ (combustivel+revisões+IUC).
Quero acreditar que os valores apresentados pelo leafspy para SOH e Ahr não representam o real estado da bateria pois continuo a fazer o mesmo trajeto diariamente e o valor que obtenho no GOM continua a ser praticamente o mesmo que tinha no inicio.
Não sou paranóico com o padrão de carga mas faço os possíveis para não deixar a carga descer abaixo dos 30% e carrego quase todos os dias úteis a 100% tentando arrancar logo no final da carga. As cargas em PCRs raramente ultrapassaram os 15 minutos.
Neste ano que passou, apenas por duas vezes vi 7 barras de temperatura.
Para quem anda para comprar e está com dúvidas, andei este ano a fazer diariamente cerca de 170km em estrada nacional com velocidade moderada. Apenas por uma vez vi a tartaruga e foi apenas por desleixo.
Para viagens grandes e em lazer ainda prefiro levar o meu Honda embora reconheça que com o aparecimento dos PCRs nas AE as viagens estão mais facilitadas. Eu é que não tenho muita paciência para andar a 100km/h na autoestrada.
Tirando alguns barulhos parasitas que me tem tirado do sério, um deles que parece vir de baixo do volante e ser uma ficha mal encaixada, não tenho nada a apontar. Num carro com 1 ano, seja electrico ou ICE, não estaria à espera de outra coisa!
Um ano depois voltaria a comprar? Para o meu padrão de utilização, sem dúvidas que sim. Para os km que faço julgo que estou no patamar certo de retorno do investimento.
É muito importante avaliar o uso que será dado ao VE para depois a coisa não correr mal, pelo menos nos casos em que o orçamento é limitado e a potencial perda ser elevada.
À parte de tudo isto, para pessoas como eu que "vivem" diariamente 2 horas e meia dentro de um carro é uma sensação fantástica!