DIÁRIO DE BORDO - mike

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mjr » 28 set 2011, 10:24

Pela minha experiência ao carregar no OK ele valida a viagem actual, contando os km anteriores ao pressionar do OK. O problema é que a estimativa de km do Carwings é muita fraca pois é baseada em GPS e não no odómetro do carro. Assim dá sempre uma distância menor do que a realmente percorrida pelo carro. A comunicação com o servidor Carwings pode não ser feita nesse momento. Quando tive a TCU bloqueada houve 2 dias em que não houve comunicações no entanto após o reset foram enviados os dados desses 2 dias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mjr » 28 set 2011, 10:27

ruimegas Escreveu: O conta quilómetros do carro com o kms totais é que manda e o meu contador de kws em casa é que me diz o consumo exacto efectuado com o carro, que já agora vai em cerca de 340 kws em 11.400 kms percorridos :D
Isso é que é aproveitar a eletricidade grátis da rede piloto Mobi.e! :D

Eu com 5900km já gastei na minha garagem 1100 kW.h! Cerca de 95% dos meus carregamentos são feitos em casa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 28 set 2011, 13:54

ruimegas Escreveu:Penso que estão a valorizar muito a utilidade do Carwings.

Para mim é apenas entretenimento e vale muito pouco em termos de fiabilidade dos dados.

O que me interessa é que me deixe interagir com o carro sempre que eu necessite, nomeadamente saber quando está a carregar ou se está interrompido o carregamento, ou mesmo o ligar e desligar o A/C. De resto é pura distracção.

O conta quilómetros do carro com o kms totais é que manda e o meu contador de kws em casa é que me diz o consumo exacto efectuado com o carro, que já agora vai em cerca de 340 kws em 11.400 kms percorridos :D

Claro que é apenas a minha opinião.

Cumprimentos
Pois, mas como queriam mais 170eur para me montarem um contador só para o carro quando foi a instalação do homecharger da efacec, achei que uma vez que o LEAF contabiliza estes consumos não tinha necessidade de pagar mais... e afinal assim não consigo chegar ao fim do mês e saber quanto me gastou o carro no meio da conta da electricidade da casa...

Outra coisa que acho mal é o valor da autonomia restante em km visto através do portal do Carwings ser bastante mais baixo que o que é visto no carro, pois se o carro comunica naquele momento, será necessário esconder a precisão? Até a percentagem de carga da bateria vista pela net parece ter menos uns 20% de carga que na realidade tem... deve ser o efeito da taxa M$ aplicada a veículos isentos de taxas... :( provavelmente se formos ao registry do windows existe uma key que força o carro a enviar sempre os consumos para a nuvem sem precisar de intervenção do user... mesmo que o user diga que hoje não quer enviar dados para a nuvem...

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 29 set 2011, 22:08

Hoje vou falar da teoria de meter uma a baixo e ligar o AC, mas aplicada ao LEAF :P

Como sabemos, no LEAF não existem mudanças, mas existem 2 modos de condução, o modo normal, e o modo ECO onde se nota um maior atrito (criado pela regeneração de energia) quando tiramos o pé do acelerador, e por vezes quando vejo que o transito à frente está a abrandar (mais do que o modo normal poderia travar apenas tirando o pé do acelerador), naquele momento meto no modo ECO para minimizar o uso do travão, e claro nas descidas esta situação acontece com mais frequência.

Com isto poupamos energia, e pastilhas de travão, mas durante esta "travagem" regenerativa como muitas vezes conseguimos gerar mais energia do que as baterias conseguem absorver no momento, suponho que ao ligarmos o AC naquele momento na realidade não estamos a gastar bateria, mas sim aproveitar apenas a energia da travagem... ou estou a ver alguma coisa mal? (o AC usa energia da bateria principal, ou usa energia da bateria dos 12V? suponho que tenha um compressor independente do motor do carro para poder trabalhar com o carro parado mas fiquei surpreendido pela positiva com o reduzido consumo que o AC mostra, quando comparado com os AC's de casa - 250W em vez de 2500W, pois 250W seria menos de meio cavalo de potencia, e nos motores de combustão o AC normalmente rouba mais de 3).

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por ruimegas » 29 set 2011, 22:17

O A/C funciona sempre à custa das baterias principais. A bateria de 12 volts suporta no entanto a ventilação sem A/C
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mjr » 29 set 2011, 22:37

O AC tem um compressor ligado à linha de alta tensão da bateria, e com potência variável conforme as necessidades de frio. Normalmente ao ligar o AC ele inicialmente puxa >1kW mas depois rapidamente desce para os 250W ou menos de modo a manter a temperatura atingida. Não vejo grande vantagem na manobra que indicaste pois a potência máxima de regeneração depende do inversor e ao ligar o AC nesse momento apenas estamos a impedir que essa energia vá para as baterias. Devido à muito baixa impedância das baterias o ganho de energia é extremamente reduzido.

Algo que notei é que por vezes quando a diferença de temperatura exterior e interior é pequena, ao ligar o AC ele arrefece o ar abaixo da temperatura pretendida e então é ligada a resistência para compensar esse efeito. Isto é muito mau. Devia haver maneira de desactivar o aquecimento tal como se pode desactivar o AC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

pedrommbarreto
Proprietário Leaf
Mensagens: 15
Registado: 21 ago 2011, 22:03

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por pedrommbarreto » 29 set 2011, 23:53

Boa noite
Desculpem-me, mas na minha opinião essa de ligar o ar condicionado quando o motor está a regenerar para aproveitar a energia "exedente" não faz sentido pois a regeneração no max. são 30kw e a capacidade de carga das baterias pode chegar aos 50 amp. Sendo assim nunca à exedende de energia, é a minha opinião.
Cumprimentos

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 30 set 2011, 00:37

pedrommbarreto Escreveu:Boa noite
Desculpem-me, mas na minha opinião essa de ligar o ar condicionado quando o motor está a regenerar para aproveitar a energia "exedente" não faz sentido pois a regeneração no max. são 30kw e a capacidade de carga das baterias pode chegar aos 50 amp. Sendo assim nunca à exedende de energia, é a minha opinião.
Cumprimentos
Pois, podes ter razão, por isso é que postei este meu pensamento idiota, para discutirmos e tentarmos chegar a alguma conclusão se pode ou não ter algum beneficio ;)

JAbrizida
Proprietário Leaf
Mensagens: 212
Registado: 03 mar 2011, 16:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por JAbrizida » 30 set 2011, 12:37

Não se trata de dar muita importância ao CARWINGS, mas a verdade é que esta aplicação era, na fase inicial de promoção do LEAF, uma das mais valias e aqui neste FORUM havia alguns membros muito preocupados porque não o conseguiam activar, eu inclusive, por isso considero importante que todos dêem a informação que vão recebendo e das anomalias que detectem, pois só assim se poderão corrigir as deficiências do sistema que pode vir a ser bastante fiável.

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mike

Mensagem por mikexilva » 07 out 2011, 23:16

Bom, o meu portal do Carwings deixou de conseguir actualizar a informação, ontem ainda pensei que fosse qualquer manutenção que estivessem a fazer nos servidores, pois eu carregava no botão de actualizar a informação e ficava a às voltas eternamente (normalmente ao fim de 1 ou 2 minutos tenho a informação do estado da bateria actualizada), mas já desde dia 4 que continua a dizer o mesmo e não actualiza, suponho que seja o modulo de comunicação do meu LEAF que pendurou e perdeu o contacto para a net pela primeira vez (não contando com o facto de me ter chegado às mãos pendurado) mas tenho que ir ao carro confirmar que realmente já não me aparece o serviço 3G disponível.

Outra coisa que reparei logo de inicio é que a informação de radar de controle de velocidade está errada, ou seja eu tenho uma câmara com radar perto de minha casa, e no mapa aparecem uns 3 ou 4 no km a seguir, mas não aparece nenhuma no local que devia estar, e depois sempre que passo ali tenho a senhora a dizer que tenho uma câmara de controle de velocidade a 200 metros, mas só me avisa uns 100 metros depois de ter passado onde está na realidade o radar, e depois volta a avisar de outra e de outra que ou estão muito bem disfarçadas ou não estão lá :) também vos acontece isto?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”