Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 14 set 2016, 11:12

Ok,

Eu tinha começado a carregar aos 32 % de SOC mas só me lembrou depois ir monitorizar.... Assim fico mais descansado. Pois já experimentei carregar um de 30kW.h e é muito mais rápido carregar até perto dos 100% do que o meu.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por VETL » 14 set 2016, 11:14

PauloDias Escreveu:Boas,

Tirei esta foto do carregamento rápido que fiz, é normal descer bem rápido a potencia de carregamento ???

Imagem
São estes gráficos que temos que mostrar às pessoas que usam os PCR's para carregar até 100% de modo a que enxerguem que a partir de determinada altura só lá estão a perder tempo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por pemifer » 14 set 2016, 11:21

VETL Escreveu:
PauloDias Escreveu:Boas,

Tirei esta foto do carregamento rápido que fiz, é normal descer bem rápido a potencia de carregamento ???

Imagem
São estes gráficos que temos que mostrar às pessoas que usam os PCR's para carregar até 100% de modo a que enxerguem que a partir de determinada altura só lá estão a perder tempo.
Desculpa a pergunta, e se precisarem dos 100%?
Não têm alternativa, ou têm?

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por zeuz » 14 set 2016, 11:26

pemifer Escreveu: Desculpa a pergunta, e se precisarem dos 100%?
Não têm alternativa, ou têm?
Com PCRs que apenas permitem carregar um VE de cada vez, não há!

Nos novos PCRs, que permitem dois carregamentos simultâneos, depois de usar a CCS/CHAdeMO deveria-se mudar para a tomada Mennekes.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por rnlcarlov » 14 set 2016, 11:30

zeuz Escreveu: Nos novos PCRs, que permitem dois carregamentos simultâneos, depois de usar a CCS/CHAdeMO deveria-se mudar para a tomada Mennekes.
Mas isso implica em muitos carros que haja um adaptador com Mennekes Macho modificada especificamente para o efeito. Até há pouco tempo nem sabia como se podia arranjar um. Mas já agora gostava de o ver em ação para ter a certeza que funciona.

PauloDias
Proprietário Leaf
Mensagens: 215
Registado: 04 out 2015, 18:13
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por PauloDias » 14 set 2016, 12:06

Quando carrego nos PCR's é por tenho que fazer uma viagem grande, e tenho que carregar até perto dos 100%

Quando chego ao PCR tenho +/- 30% de SOC e em 30m carrega até aos 90 % , mas a partir daí demoro mais 20m para chegar pelo menos aos 94%

Quando der para fazer essa troca de tomada farei sem problemas, mas também até agora ainda não tive ninguém à minha espera..... mas já estive eu à espera.... :D :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por rnlcarlov » 14 set 2016, 12:34

PauloDias Escreveu:Quando carrego nos PCR's é por tenho que fazer uma viagem grande, e tenho que carregar até perto dos 100%

Quando chego ao PCR tenho +/- 30% de SOC e em 30m carrega até aos 90 % , mas a partir daí demoro mais 20m para chegar pelo menos aos 94%

Quando der para fazer essa troca de tomada farei sem problemas, mas também até agora ainda não tive ninguém à minha espera..... mas já estive eu à espera.... :D :D
Nos clones é mais chato. Pára nos 80% e depois pára nos 90% e daí já não dá mais. Tendo em conta que a autonomia deles já é mais baixa, não poder contar com mais de 90% quando se usa um PCR é um bocado chato.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por mjr » 14 set 2016, 12:50

Por isso é que temos (UVE) feito pressão para que se coloque PCN junto aos PCRs. Não é aceitável estar um PCR de 50kW ocupado a carregar a 3kW. E quem precisar de sistematicamente carregar a 100% nos PCRs e tiver J1772 (Leaf, clones, Outlander PHEV), deve arranjar o adaptador para usar o cabo Mennekes dos PCRs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por RNM » 14 set 2016, 12:56

mjr Escreveu:Por isso é que temos (UVE) feito pressão para que se coloque PCN junto aos PCRs. Não é aceitável estar um PCR de 50kW ocupado a carregar a 3kW. E quem precisar de sistematicamente carregar a 100% nos PCRs e tiver J1772 (Leaf, clones, Outlander PHEV), deve arranjar o adaptador para usar o cabo Mennekes dos PCRs.
Mas o PCN já lá está: tomada do WC.
(não me perguntem como sei estas coisas... :mrgreen: )

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Manuel/Paulo Dias

Mensagem por rnlcarlov » 14 set 2016, 14:06

RNM Escreveu: Mas o PCN já lá está: tomada do WC.
(não me perguntem como sei estas coisas... :mrgreen: )
Infelizmente, nem todas as áreas de serviço têm um WC com tomada ao alcance (não me perguntem como sei estas coisas :mrgreen: )

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”