Diário de bordo, Vgomes

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por ruramos » 06 abr 2018, 11:32

Quanto custa agora a bateria nova de 24?

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por Filipe » 06 abr 2018, 11:44

nightshade Escreveu:Quanto custa agora a bateria nova de 24?
Para breve ( junho, julho? ) á volta de 2500€ para as de 24Kw, quando aparecerem irei comprar uma.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por NunoLopes » 06 abr 2018, 11:53

Parece-me que não seja tão cedo cá a esse preço, se for ainda bem, fica um carro novo com pouco mais de 2000€, e ainda continua a poupar mais uns anos,
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por Apr » 06 abr 2018, 14:24

pemifer Escreveu: Face ao que se sabe hoje das baterias de 30kWh não sei se será boa ideia mudar.
O que é que se sabe das baterias de 30kWh?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por pemifer » 06 abr 2018, 15:31

Apr Escreveu:
pemifer Escreveu: Face ao que se sabe hoje das baterias de 30kWh não sei se será boa ideia mudar.
O que é que se sabe das baterias de 30kWh?
Que degradam a um ritmo mais rápido que as mk2...
No grupo internacional do facebook tem aparecido pessoal a queixar-se da perda prematura de barras (sem serem do Arizona).
Tambem anda por aí uma imagem de um gráfico que mostra as baterias de 30 a degradarem muito mais depressa...
(encontrei!) https://pushevs.com/2018/03/20/nissan-l ... batteries/

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por jfr2006 » 06 abr 2018, 18:50

O estudo apontado nesse artigo é ridículo e tem diversas falhas, a começar por se basear num dado recolhido pelo LeafSpy, que pode ser mudado de forma tão simples.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por pemifer » 06 abr 2018, 22:13

O estudo foi de encontra o que eu me apercebia com base nas queixas do grupo internacional do facebook.
Mesmo que o estudo tenha falhas não tenho qualquer duvida que as baterias de 30 degradam mais do que as de 24 de segunda geração.
Aliás já há um português no facebook com uma barra perdida.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por VETL » 06 abr 2018, 22:53

Estudos sem teste da tomada...
lol
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por BrunoAlves » 07 abr 2018, 00:12

Falta perceber se é degradação é efectiva ou sub-avaliação do BMS. Quem acompanha estas discussões sabe que o Leaf é muito pessimista a estimar a capacidade.

Dito isto, a maioria das pessoas (maioria, 9 em cada 10 e com tendência a piorar com o Leaf2) não usa, não sabe o que é o LeafSpy e não quer saber. O que sabe é o que o carro lhe diz. E diz menos barras, autonomia reduzida, etc.
Isto já não é uma coisa de geeks, começa a caminhar para as “massas”

Não me preocupa a degradação de nenhuma bateria (nomeadamente a minha) mas percebo muito bem porque é que estes “estudos” são tomados como lei. A Nissan já faz VEs há tempo suficiente para ter noção da percepção e da realidade...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por Apr » 07 abr 2018, 09:54

[img]https://s18.postimg.cc/hs95jxqm1/Nissan ... H-data.png[/img]


Fica aqui o gráfico, como ja se disse, só com SOH mão parece muito assertivo e sem testes de tomada para confirmar a energia que o pack guarda, poderá ser um resultado com precisão igual ao GOM que temos no carro.

Outro erro é o ponto vermelho que deveria estar nos 8 anos no caso do 30kWh.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”