Diário de Bordo jpgoncalves2

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Filipe » 05 out 2015, 18:25

jpgoncalves2 Escreveu:
mjr Escreveu:Mais um DB, parabéns! :D

Quando puderes, descarrega a bateria até à tartaruga e depois mede a energia até 100%, para teres uma referência de degradação.
Obrigado pelo incentivo mjr!;-)
Farei o que me sugeres, mal tenha o OBDC2 e Leaf Spy a funcionar, quero aproveitar a ocasião para ir clarificando algumas dúvidas que me estão a aparecer, por referência ao conhecimento e experiência prévia que tinha das Lipo, que uso num dos meus hobbies preferidos e que se resumem com facilidade neste artigo...
http://www.rchelicopterfun.com/rc-lipo-batteries.html
Preciso por exemplo de perceber se a regra de ouro "THE 80% RC LIPO BATTERY RULE TO THE RESCUE!" que sempre apliquei com sucesso na gestão de descarregamento das baterias dos meus helicópteros RC continuam válidas..;-)
Página com excelente informação, obrigado jpgonçalves2 :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 05 out 2015, 18:38

Filipe Escreveu:
jpgoncalves2 Escreveu:
mjr Escreveu:Mais um DB, parabéns! :D

Quando puderes, descarrega a bateria até à tartaruga e depois mede a energia até 100%, para teres uma referência de degradação.
Obrigado pelo incentivo mjr!;-)
Farei o que me sugeres, mal tenha o OBDC2 e Leaf Spy a funcionar, quero aproveitar a ocasião para ir clarificando algumas dúvidas que me estão a aparecer, por referência ao conhecimento e experiência prévia que tinha das Lipo, que uso num dos meus hobbies preferidos e que se resumem com facilidade neste artigo...
http://www.rchelicopterfun.com/rc-lipo-batteries.html
Preciso por exemplo de perceber se a regra de ouro "THE 80% RC LIPO BATTERY RULE TO THE RESCUE!" que sempre apliquei com sucesso na gestão de descarregamento das baterias dos meus helicópteros RC continuam válidas..;-)
Página com excelente informação, obrigado jpgonçalves2 :)
De nada Filipe!;-) Espero que lhe aches alguma utilidade, o que poderá significar dúvidas, como a mim, quando comparo o que sabia com o que vou lendo sobre a bateria do VE... Mas o processo de aprendizagem implica exatamente novo ciclo de dúvida- busca de explicação- aquisição de mais conhecimento, não é..?!;-)
Bem Haja e boa leitura!;-)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Fil » 05 out 2015, 22:52

Este db é só aprendizagem, e ainda só agora começou ;)
Infelizmente a mobi.e só funciona das 8h00 às 20h00 todos os dias, e nem sempre conseguem resolver remotamente os problemas. Também enviei mail à mobi.e a referir o caricato da situação, mas não obtive resposta.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Filipe » 05 out 2015, 23:08

CUSTOS,CUSTOSCUSTOS :evil:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 11 out 2015, 11:48

Enquanto espero pelo obd2, mas evitando perder a oportunidade de ter uma leitura de carga o mais completa possível, enquanto a quilometragem é pequena, resolvi aproveitar um fim de viagem em que, pela primeira vez vi o aviso de carga muito baixa ( o dito 2º aviso) e fiz um ´teste de tomada´.
Não o levei à tartaruga pois sem a mais detalhada info que o o obd2 e LS poderiam prestar sobre a voltagem mínima das células, não quis arriscar. Embora sabendo que a química da bateria do Leaf não é exatamente as da Lipo, que costumo usar em aplicações mais exigentes, com descargas a 30C e cargas a 2C, penso que levar uma célula abaixo dos 3.0 v continua a ser um risco igualmente desnecessário e comprometedor da vida útil da bateria, ainda por cima se inadvertidamente. Lido com algum cuidado alguns DB , com especial menção para o do mjr (obrigado e parabéns companheiro!;-) , fica-me a ratificação dessa certeza, pelo menos nos mk1...

Então aqui ficam os dados deste primeiro teste da tomada:

Início teste : 7%, 5 barras temperatura
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .06.08.jpg

Carga admitida: 22.5Kwh , em 11h , a +/- 2280 w , ESVE 10A
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .17.13.jpg
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .18.02.jpg

Estado final: 100% , 5 barras temperatura
https://dl.dropboxusercontent.com/u/421 ... .22.22.jpg

Julgo aceitável, tendo em conta que parti de 7% e a bateria é nova e de um mk2!;-)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Apr » 11 out 2015, 12:57

Continuas a não ter um ponto de referencia, daqui a um ano não vais conseguir replicar o teste e vais ficar sem saber a degradação anual do pack. Do segundo aviso até à tartaruga ainda se conseguem fazer uns valentes km.

O leaf é uma máquina bem protegida, ele nunca te vai deixar ultrapassar o limite das células por isso se fizeres a descarga com calma não estragas nada e não elevas muito a temp.

Ainda me lembro da primeira vez que fiz. Estava cheio de medo de ficar no meio da estrada e passei 3 horas a andar devagar às voltas da minha casa. Foi equivalente a fazer 30km às voltas num parque de estacionamento de um supermercado :) Um gajo dá-se a cada coisa!!

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Orlando » 11 out 2015, 13:43

o Teu carregador dá 2280w....bem bom porque o EVSE é mts vezes de apenas 9ah, mas para o pack entram 1800 a 1900w.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 11 out 2015, 14:19

Apr Escreveu:Continuas a não ter um ponto de referencia, daqui a um ano não vais conseguir replicar o teste e vais ficar sem saber a degradação anual do pack. Do segundo aviso até à tartaruga ainda se conseguem fazer uns valentes km.

O leaf é uma máquina bem protegida, ele nunca te vai deixar ultrapassar o limite das células por isso se fizeres a descarga com calma não estragas nada e não elevas muito a temp.

Ainda me lembro da primeira vez que fiz. Estava cheio de medo de ficar no meio da estrada e passei 3 horas a andar devagar às voltas da minha casa. Foi equivalente a fazer 30km às voltas num parque de estacionamento de um supermercado :) Um gajo dá-se a cada coisa!!
Obrigado pelas tuas positivas e confiantes sugestões Apr! Tens por certo razão!;-)
Faz algum tempo e porque também trabalho com modelos, na perspectiva do pensamento sistémico, adquiri já como sólida uma afirmação da escritora Gala Beaumont que cito " A verdade é apenas uma versão da realidade "! Isto é, a realidade é
Inapreensivel para qualquer um de nós, só apenas a vemos segundo os nossos objetivos de estudo e experiência, negligenciando sempre algum detalhe e que , pelo efeito de retroalimentação, pode vir a adquirir inusitada relevância ! Dai que, embora reconhecendo a tua segura argumentação, vou ter que me contentar , sem obdc2 e LS a apoiar-me , com esta profundidade de investigação que consegui, por ora , produzir. ;-) E, por certo, os 7 % de agora, só mesmo literalmente é que serão coincidentes em capacidade da bateria daqui por 1 ano..!;-)
Deve ter sido engraçado andares às voltas até caçares a tartaruga..!;-)) Não disseste a ninguém que esse era o teu objetivo com tal romaria, pois não?;-;)
Bem hajas!;-)

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por jpgoncalves2 » 11 out 2015, 14:34

Orlando Escreveu:o Teu carregador dá 2280w....bem bom porque o EVSE é mts vezes de apenas 9ah, mas para o pack entram 1800 a 1900w.
O aparelho medidor da potência que utilizei, estava diretamente ligado ã tomada AC, com uma média de 235 v durante essas 11h e, a bem da exatidão, a potência por ele calculada , de cerca de 2800w, seria a que pode ser calculada antes do ESVE é claro , e antes da própria bateria do Leaf... Não tenho como medir entre o ESVE e a tomada do carro..;-( Mas é certo que, fazendo as contas, e medindo na tomada, a intensidade média da corrente daria mais precisamente, 9,70 A. E confirmo que muito raramente vi 10 A!! Desculpa a imprecisão , os valores lidos do teu ESVE estarão mais idênticos ao meu, por certo!;-) As perdas e consumos dos próprios instrumentos de medida, aniquilam sempre as nossas contas, não é?
Obrigado pela tua pertinente e bem objetivada opinião !;-)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo jpgoncalves2

Mensagem por Orlando » 11 out 2015, 16:32

jpgoncalves2 Escreveu:
Orlando Escreveu:o Teu carregador dá 2280w....bem bom porque o EVSE é mts vezes de apenas 9ah, mas para o pack entram 1800 a 1900w.
O aparelho medidor da potência que utilizei, estava diretamente ligado ã tomada AC, com uma média de 235 v durante essas 11h e, a bem da exatidão, a potência por ele calculada , de cerca de 2800w, seria a que pode ser calculada antes do ESVE é claro , e antes da própria bateria do Leaf... Não tenho como medir entre o ESVE e a tomada do carro..;-( Mas é certo que, fazendo as contas, e medindo na tomada, a intensidade média da corrente daria mais precisamente, 9,70 A. E confirmo que muito raramente vi 10 A!! Desculpa a imprecisão , os valores lidos do teu ESVE estarão mais idênticos ao meu, por certo!;-) As perdas e consumos dos próprios instrumentos de medida, aniquilam sempre as nossas contas, não é?
Obrigado pela tua pertinente e bem objetivada opinião !;-)
2800w???
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”