Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia
Enviado: 09 mai 2021, 16:03
Podem substituir apenas alguns módulos até a bateria apresentar mais de 70% da sua capacidade.
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Esse REX é seguramente o mesmo que deu origem a este tópico.mjr Escreveu: ↑09 mai 2021, 10:39Conheço um i3 Rex que já trocou a bateria pela garantia em Portugal.
Tem de os chatear a sério, mostrando o tal menu, de preferência por escrito (e-mail), para ficar registado. Essa de "não temos maneira de medir a degradação" seria hilariante se não fosse triste. Enfim... basicamente disseram que sim, temos uma garantia de capacidade mas nunca a podemos exercer porque não podemos medir a degradação.
Essa é uma solução académica, que na prática nunca deve ter acontecido porque só em caso de defeito do VE em novo é que deverá acontecer, ao fim de 5/6 de desgaste, tem sido trocados todos os módulos.
Essa situação do concessionário deve ser reportado à BMW Portugal, porque não está preparado para dar assistência aos VEs. Qual é o concessionário? Por acaso a situação que referi neste tópico da troca de bateria foi na margem sul também, na Santogal de Setubal.Spin Escreveu: ↑09 mai 2021, 15:41Obrigado pelas vossas sugestões.
Ontem fiz duas medições do menu 13.08 com um soc de 13%, a Batt.Kapa.max=12.7kWh depois de carregar com um soc de 99%,a Batt.Kapa.max =12.8kWh. Tive o cuidado de registar fotos para memória futura.
Pela resposta do concessionário, nem vou insistir.
Acho que o mais adequado é enviar email à Bmw Portugal e ver qual será a sua atitude.
Um dos aspetos que me assombrou foi, qual o valor a considerar da capacidade útil da bateria no período de garantia? Por isso fiz 2 cenários. O primeiro diz respeito à capacidade total do pack que são 22kWh e se este fosse esse o critério de cálculo, todas as capacidades inferiores a 15,4kWh (22kWhx0,7) teriam de ser substituídas. O segundo cenário tem em consideração o buffer, assim, considerei os 18,8kWh de capacidade disponível, cujo resultado dá para que todas as capacidades inferiores a 13,16kWh, o pack teria de ser substituído. Como os valores registados no menu 13.08 são inferiores a qualquer um deles vou expor o problema à Bmw.
Boas RimSilva,rimsilva Escreveu: ↑09 mai 2021, 18:12
Essa situação do concessionário deve ser reportado à BMW Portugal, porque não está preparado para dar assistência aos VEs. Qual é o concessionário? Por acaso a situação que referi neste tópico da troca de bateria foi na margem sul também, na Santogal de Setubal.
A garantia é um direito que todos têm e a BMW neste caso que aqui relatei foi exemplar.
O que interessa para fins de garantia são os 70% sobre os 18,8 kWh, no entanto o que está indicado no menu que referiu é meramente uma referência, não garante nada.
A BMW irá realizar os procedimentos necessários e com isso a capacidade da bateria vai aumentar e o mais provavel é que fique acima dos 70%, foi precisamente isso que aconteceu com este REX, que no final que tinha 72%.
Apesar disso, a BMW acabou por trocar todos os modulos da bateria.
Bem, vou tentar ser o mais claro possivel, a bateria do i3 de 1ª geração é de 60Ah, o que correspende a uma capacidade de 22 kWh bruta e 18,8 kWh (também se encontra 18,2 kWh na net) útil anunciada (em tempos essa informação esteve disponivel no site da BMW, mas depois de surgirem com os novos modelos deixou de estar, tenho de procurar essa informação escrita).Spin Escreveu: ↑11 mai 2021, 20:05Boas RimSilva,rimsilva Escreveu: ↑09 mai 2021, 18:12
Essa situação do concessionário deve ser reportado à BMW Portugal, porque não está preparado para dar assistência aos VEs. Qual é o concessionário? Por acaso a situação que referi neste tópico da troca de bateria foi na margem sul também, na Santogal de Setubal.
A garantia é um direito que todos têm e a BMW neste caso que aqui relatei foi exemplar.
O que interessa para fins de garantia são os 70% sobre os 18,8 kWh, no entanto o que está indicado no menu que referiu é meramente uma referência, não garante nada.
A BMW irá realizar os procedimentos necessários e com isso a capacidade da bateria vai aumentar e o mais provavel é que fique acima dos 70%, foi precisamente isso que aconteceu com este REX, que no final que tinha 72%.
Apesar disso, a BMW acabou por trocar todos os modulos da bateria.
O concessionário foi onde o I3 fez a revisão na Amora e não é a Santogal. Sim vou reportar à BMW Portugal.
Quanto à garantia continuo com dúvidas no cálculo dos 70% porque a Bmw anuncia que a bateria é de 22kWh. Outra estranheza é dizerem que a capacidade útil da bateria é de 18,8 kWh, a ser assim, temos 3,2 kWh de capacidade inútil que não serve para nada? Ora a ser verdade que o cálculo é sobre a capacidade útil x 70%, então bastaria às marcas limitarem por software a capacidade inútil da bateria para uns 25% da capacidade total e não haveria nenhuma troca do pack em garantia.
Noutras paragens da net há relatos de users que conseguem chegar ao posto de carregamento com -10% no display da autonomia. Afinal a capacidade inútil serve para alguma coisa e degradasse da mesma maneira que a capacidade útil, logo deve entrar também na equação. Julgo eu, mas posso estar errado .
Só se compreende se for um i3 já com algum tempo e alguma degradação/falta de calibração.
Os -10% de autonomia não eram de nenhum I3, mas sim de outra marca de bev. Serviu unicamente para tentar demonstrar a utilidade da "capacidade inúltil".