Página 17 de 19
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 11 mai 2020, 10:22
por rimsilva
Vamos lá levantar mais algum pó e actualizar este DB.
Chegou no inicio da pandemia aos 90.000km, neste momento nem 90.500km tem....
Depois da aventura com a troca de bateria de 12V, voltei aos registos anteriores, poucos km (8.000km em 6 meses) e sem nada a resgistar.
Apenas fiz o upgrade do displays de 6,6" para o de 10,25" e respetivo idrive controller, para mais tarde talvez mude a Head unit para permitir ter um software mais condizente com o hardware
Recentemente surgiu uma nova aplciação para o i3, ainda está muito básico e acredito que irá evoluir em breve, para já apresenta os seguintes dados, que coloco aqui para os mais entendidos em questões técnicas de baterias se prenunciarem..
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 11 mai 2020, 12:22
por mafgod
Se o SOH estiver correto, já perdeu 16% de capacidade (admitindo que em novo tinha 100%).
Se fosse um Leaf, estavas quase a perder uma barra...
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 11 mai 2020, 14:44
por rimsilva
mafgod Escreveu: ↑11 mai 2020, 12:22
Se o SOH estiver correto, já perdeu 16% de capacidade (admitindo que em novo tinha 100%).
Se fosse um Leaf, estavas quase a perder uma barra...
Exacto, é a analise que fiz e que está ma linha com o dados do battery capacity.
O que gostava mais de perceber era a questão da "Cell Voltage" o que é que este valor de 3,78 poderá indicar?
A leitura foi realizada para experimentar a aplicação e verificar que dados eram apresentados, será que devo fazer esta analise após um momento especifico (carregamento da bateria) ou será indiferente?
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 11 mai 2020, 14:50
por BrunoAlves
O cell voltage será a media de todas as células. O que importa mesmo é a diferença da célula mais baixa para a mais alta em SOC muito, muito baixo.
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 12 mai 2020, 10:02
por rimsilva
BrunoAlves Escreveu: ↑11 mai 2020, 14:50
O cell voltage será a media de todas as células. O que importa mesmo é a diferença da célula mais baixa para a mais alta em SOC muito, muito baixo.
Obrigado Bruno, assim que possivel vou deixar a bateria praticamente descarregar e fazer a medição!
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 18 mai 2020, 11:30
por rimsilva
o histórico foi mais ou menos este:
0km de autonomia com 1,5% de Bateria
2 km depois, 0% de Bateria
1 km depois, barra de potência a 0.
Carro parou com... carregador à vista!
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 18 mai 2020, 11:38
por BrunoAlves
2 considerações:
- desligar-se com 3,53V por célula é uma reserva inferior brutal. Está lá os 8% de SOC
- não ter qualquer desequilíbrio quando se desligou é impressionante
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 18 mai 2020, 12:09
por mjr
Custa a acreditar que ele se desligue com 3,53V por célula, é um valor muito elevado. Dá para ver as tensões nas células todas? Tenho alguma suspeita que os números ao lado da tensão média da célula não são a célula com menor e maior tensão.
Se de facto 3,5V for a tensão mínima, é um buffer de proteção muito grande para baixo.
Falta agora ver os dados com a bateria a 100%.
E parabéns, são dados muito interessantes, especialmente por ser com o mínimo de SOC disponível.
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 19 mai 2020, 10:08
por rimsilva
Obrigado.
Não se esqueçam que estão a falar para uma "loira"
Esta aplicação encontrei recentemente, parece que ainda está em desenvolvimento, mas para já só dá para ver esta informação.
Quando dizem quem tem um buffer ou reserva, isso quer dizer o quê? Que existe uma protecção na bateria? É o tal SOC de 8% que está "Intocável"?
uns minutos antes tirei outro print screens
Re: Experiências com o meu i3 - RD
Enviado: 19 mai 2020, 10:10
por rimsilva
outro...