Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

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joaocfgoncalves
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por joaocfgoncalves » 28 ago 2016, 21:06

Boas.

Por falta de tempo, ainda não fiz no meu diário o registo da última grande viagem.

Prometo colocar esta semana.

O que me aconteceu:
Saí da Pousada de Alcácer do Sal com a bateria a 100%. Segui até à AS de Alcácer para tomar café, e testar o PCR, como chego (19km) com mais de 90%, liguei à ficha CCS, mas é como se fosse carga lenta. Temperatura exterior 37°, AC ligado.
Sigo para Aveiras, chego com 23,5% numa viagem a 110km/h. Temperatura nos 35°. Uma carga rápida até aos 90%, e sigo para Pombal, numa viagem entre os 90 e os 100, desta vez sem cruise control, para controlar subidas e regeneração, AC ligado e controlado. Temperatura segue acima dos 30°.
Aqui chego com 14% na bateria, mas como tinha o lugar ocupados por Ci's, esperei cerca de 10 minutos. Quando inicia a carga rápida, a bateria acusa 5%. Perda já habituada, por ter registos anteriores, arrefecimento da bateria ao final de uma viagem longa e seguida.
Carga rápida até aos 90% (46:18 17,76kW). Temperatura exterior 35°.
A intenção inicial era seguir para Anadia, tomar café, carregar meia a uma hora e seguir para IKEA Matosinhos. Antes de Anadia, decido seguir para Gaia posto perto do El Corte Inglês. Medido no GPS dava para chegar com cerca de 10km a mais. Sigo viagem, mas desta vez com AC mais desligado do que ligado.
A cerca de 5km do posto e com cerca de 15km na bateria, o POWER do monitor, modifica (tipo tartaruga), sinal que vou perder a autonomia, por sorte era na descida dos Carvalhos até saida de S. Ovídio. Durou mais dois 2km, até desaparecer por completo. Restavam 13km segundo o carro, e fiquei a 2km do posto, o POWER desaparece e o carro para.
Cinco minutos depois os 8,5% que me indicavam na bateria quando parou, desaparece ate 0%. Temperatura exterior 30°.
Reboque da BMW (foram impecáveis) levou-me até ao posto mais perto. Carregou 58% e segui até Guimarães. Durante a noite carregou até aos 100%.

Infelizmente no i3 não podemos saber o SOC exacto da bateria.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por mjr » 29 ago 2016, 00:35

Além da hipótese que o rdias deu, também pode ser uma célula defeituosa ou desiquilibrada. Já me aconteceu uma coisa semelhante nesse sítio quando tinha uma célula desiquilibrada, nunca vi a tartaruga mas a autonomi caiu vertiginosamente. É possível que o cálculo da autonomia seja baseado no SOC médio, e não contar com a célula mais fraca, daí aparecer de repente quando a célula mais fraca chegou ao mínimo de tensão. Tens de repetir uma descarga a SOCs baixos para ver se o problema se mantém. Se não voltar a acontecer deverá ser só o que o rdias disse, por ter feito várias cargas rápidas parciais, e descargas parciais.

Sobre o arrefecimento, pode de facto ser problemático se o carro parar com um SOC baixo num local quente onde não possa carregar. Num Tesla, com a bateria enorme isso raramente é problema, mas com baterias pequenas pode ser chato.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por marcopns » 29 ago 2016, 02:55

Não acredito em erro de calculo de SOC. Há equipamento chinês no eBay que faz esse trabalho correctamente. Acredito mais na hipótese de uma célula com menos capacidade de carga... é nesta parte que faz falta um screenshot de um "i3 spy" com um baixo nível de SOC.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por mjr » 29 ago 2016, 21:17

No caso do Malm esses erros de SOC têm a ver com um conhecimento errado da degradação do pack e por não corrigir em tempo real o SOC com a tensão das células. Duvido que a BMW tenha feito um erro tão básico.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por rnlcarlov » 30 ago 2016, 09:55

mjr Escreveu:No caso do Malm esses erros de SOC têm a ver com um conhecimento errado da degradação do pack e por não corrigir em tempo real o SOC com a tensão das células. Duvido que a BMW tenha feito um erro tão básico.
Para além disso, ao contrário de vários outros carros, os clones não têm nenhuma indicação numérica do SOC na dash do carro. Só é possível conhecê-lo através de uma aplicação para android, aplicação essa que também permite ver voltagens individuais das células. Logo nesses carros o SOC exacto nem é algo que está normalmente ao alcance do condutor.

Já no i3....

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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por Orlando » 30 ago 2016, 14:54

rnlcarlov Escreveu:
mjr Escreveu:No caso do Malm esses erros de SOC têm a ver com um conhecimento errado da degradação do pack e por não corrigir em tempo real o SOC com a tensão das células. Duvido que a BMW tenha feito um erro tão básico.
Para além disso, ao contrário de vários outros carros, os clones não têm nenhuma indicação numérica do SOC na dash do carro. Só é possível conhecê-lo através de uma aplicação para android, aplicação essa que também permite ver voltagens individuais das células. Logo nesses carros o SOC exacto nem é algo que está normalmente ao alcance do condutor.

Já no i3....
Obrigado pelos esclarecimentos ainda nem quer temos gente esclarecida por cá.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por mjr » 30 ago 2016, 14:58

rdias Escreveu:Não conheço nenhum VE que a percentagem do carro bata certinho com o Soc real docarro.
Daí A meu ver importante os zero miles prottection, para os mais distraídos.
O Leaf tem (2kW.h) e penso que o i3 também terá. Aqui foi um erro grosseiro. Esconder 10% de SOC é bastante e vai encolher ainda mais um pack com uma autonomia que já é pequena.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por Orlando » 30 ago 2016, 15:10

mjr Escreveu:
rdias Escreveu:Não conheço nenhum VE que a percentagem do carro bata certinho com o Soc real docarro.
Daí A meu ver importante os zero miles prottection, para os mais distraídos.
O Leaf tem (2kW.h) e penso que o i3 também terá. Aqui foi um erro grosseiro. Esconder 10% de SOC é bastante e vai encolher ainda mais um pack com uma autonomia que já é pequena.
É impressão minha ou estás desiludido com o i3?
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por Orlando » 30 ago 2016, 16:51

rdias Escreveu:Se a pergunta é para mim, o que me desilude é as pessoas, não os carros.
Não era para ti.
Não sei se reparaste mas eu e MTS neste fórum já não te perguntamos nada.
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Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo

Mensagem por mjr » 30 ago 2016, 17:14

Orlando Escreveu:
mjr Escreveu:
rdias Escreveu:Não conheço nenhum VE que a percentagem do carro bata certinho com o Soc real docarro.
Daí A meu ver importante os zero miles prottection, para os mais distraídos.
O Leaf tem (2kW.h) e penso que o i3 também terá. Aqui foi um erro grosseiro. Esconder 10% de SOC é bastante e vai encolher ainda mais um pack com uma autonomia que já é pequena.
É impressão minha ou estás desiludido com o i3?
Nunca estive iludido. Mas não estou desiludido. 8-)

Este é um caso particular em que é importante perceber o que aconteceu realmente. Infelizmente não há ferramentas que nos permitam isso, como há noutros VEs (Leaf, clones, Zoe, Fluence).
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