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Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 00:03
por VETL
Fil, esse do pafi é para sacar monofásico...
Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 00:08
por BrunoAlves
Mas como é que sacas monofásico sem neutro? Ligas à terra?
![Think :think:](./images/smilies/eusa/think.gif)
Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 01:36
por santanamos
Agora não fui ver o link mas se bem me lembro, o excerto que ele fez foi para ir buscar o neutro à outra tomada. Se pretende carregar em trifásico pode fazer o adaptador na mesma com as 3fases +terra e o excerto igual para o neutro de outra tomada. (Creio que não estou a cometer nenhuma gafe).
Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 12:49
por Fil
VETL Escreveu:
Fil, esse do pafi é para sacar monofásico...
Mas a ligação não é igual? A diferença é que depois divide as 3 fases, em vez de manter a trifásica, como os carros que usam trifásica pretendem. Certo?
Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 13:01
por VETL
Acho que não.
Presumo que os trifásicos não necessitem do neutro. Se assim for, será só arranjar o adaptador correto.
Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 13:09
por pafi
O tal adaptador serve apenas para "aproveitar" uma tomada trifásica de 4 pinos (3 fases + 1 terra). Na extremidade do adaptador está uma tomada trifásica de 5 pinos. Portanto, depois de ligar o adaptador (que só deve ser usado naqueles quadros com tomadas trifásicas ao lado de monofásicas, por causa de partilhar o fio do neutro) há várias opções:
. Usa-se a tomada trifásica normalmente
. Usa-se outro adaptador para uma tomada monofásica
. Usa-se outro adaptador para aproveitar as 3 fases separadamente (como é o caso daquela extensão "especial")
Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 14:11
por FullElectric
VETL Escreveu:Acho que não.
Presumo que os trifásicos não necessitem do neutro. Se assim for, será só arranjar o adaptador correto.
Os trifásicos também necessitam do neutro
Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 14:28
por FullElectric
pafi Escreveu:O tal adaptador serve apenas para "aproveitar" uma tomada trifásica de 4 pinos (3 fases + 1 terra). Na extremidade do adaptador está uma tomada trifásica de 5 pinos. Portanto, depois de ligar o adaptador (que só deve ser usado naqueles quadros com tomadas trifásicas ao lado de monofásicas, por causa de partilhar o fio do neutro) há várias opções:
. Usa-se a tomada trifásica normalmente
. Usa-se outro adaptador para uma tomada monofásica
. Usa-se outro adaptador para aproveitar as 3 fases separadamente (como é o caso daquela extensão "especial")
Isto funciona e é salutar toda a informação para criar opções de carga.
MAS MUITA ATENÇÃO a este processo pois ainda alguém se vai queimar com isto. É imperioso que se saiba exatamente o que se está a fazer. Naquela tomada estão 400V e basta uma simples troca do neutro pela fase na tomada monofásica para fazer um brutal custo circuito, mandar o quadro do centro comercial abaixo e ainda pior, danificar o carro. Penso que substituir o carregador do ZE ronda os 4000€.
Mais uma info, isso só funciona se as duas tomadas estiverem no mesmo circuito diferencial senão manda abaixo o quadro do centro comercial.
Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 14:49
por VETL
FullElectric Escreveu:VETL Escreveu:Acho que não.
Presumo que os trifásicos não necessitem do neutro. Se assim for, será só arranjar o adaptador correto.
Os trifásicos também necessitam do neutro
Esquisito o gajo.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Re: Diario de bordo Zoe-intense R240 (rfsa000).
Enviado: 21 out 2016, 16:13
por pafi
FullElectric Escreveu:pafi Escreveu:O tal adaptador serve apenas para "aproveitar" uma tomada trifásica de 4 pinos (3 fases + 1 terra). Na extremidade do adaptador está uma tomada trifásica de 5 pinos. Portanto, depois de ligar o adaptador (que só deve ser usado naqueles quadros com tomadas trifásicas ao lado de monofásicas, por causa de partilhar o fio do neutro) há várias opções:
. Usa-se a tomada trifásica normalmente
. Usa-se outro adaptador para uma tomada monofásica
. Usa-se outro adaptador para aproveitar as 3 fases separadamente (como é o caso daquela extensão "especial")
Isto funciona e é salutar toda a informação para criar opções de carga.
MAS MUITA ATENÇÃO a este processo pois ainda alguém se vai queimar com isto. É imperioso que se saiba exatamente o que se está a fazer. Naquela tomada estão 400V e basta uma simples troca do neutro pela fase na tomada monofásica para fazer um brutal custo circuito, mandar o quadro do centro comercial abaixo e ainda pior, danificar o carro. Penso que substituir o carregador do ZE ronda os 4000€.
Mais uma info, isso só funciona se as duas tomadas estiverem no mesmo circuito diferencial senão manda abaixo o quadro do centro comercial.
Exato e obrigado FullElectric pelo aviso sobre este adaptador! Faltou essa parte do "don't try this at home"!!!
Aquele adaptador foi "criado" para situações muito específicas e com a ajuda de pessoas da área da eletricidade. Por acaso só foi usado naquele dia.