Bom dia a todos.
Após alguma pesquisa e conversa com proprietários de diferentes carros eléctricos, optei por comprar um hyundai kona de 2022 importado de França.
Até agora muito satisfeito com o carro, sendo que a sua limitação mais óbvia na minha opinião é o espaço.
Tendo o carro há um mês e feito carregamentos em casa até aos 100%, notei que a autonomia tem vindo a baixar gradualmente. Nas primeiras vezes carregava até 600kms de autonomia, mas hoje por exemplo só carregou até 560kms.
Alguém sabe explicar o porquê?
Apresentação
-
21papaleguas
- Mensagens: 2
- Registado: 13 nov 2025, 13:39
- Data de fabrico: 01 jul 2022
- Capacidade bateria: 64Ah
Re: Apresentação
Inicio do Inverno e diminuição da temperatura? 
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3689
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Apresentação
Bem vindo,21papaleguas Escreveu: ↑16 nov 2025, 08:41Bom dia a todos.
Após alguma pesquisa e conversa com proprietários de diferentes carros eléctricos, optei por comprar um hyundai kona de 2022 importado de França.
Até agora muito satisfeito com o carro, sendo que a sua limitação mais óbvia na minha opinião é o espaço.
Tendo o carro há um mês e feito carregamentos em casa até aos 100%, notei que a autonomia tem vindo a baixar gradualmente. Nas primeiras vezes carregava até 600kms de autonomia, mas hoje por exemplo só carregou até 560kms.
Alguém sabe explicar o porquê?
As estimativa do carro é feita com base no consumo do mesmo. Se tem um consumo de ~11kWh/100km o carro vai estimar que carregado a 100% uma autonomia de ~600km. Por sua vez se tiver um consumo de 15kWh/100km já vai estimar uma autonomia de ~426km.
No verão devido as temperaturas mais elevadas a densidade do ar é menor, não se usa o aquecimento e as próprias baterias não "sofrem" com o frio, isto tudo junto traduz-se em consumos menores e como tal estimativas maiores.
Agora com a chegada do tempo frio é completamente normal ver a autonomia a cair devido ao que expliquei, na primavera/verão ira acontecer o inverso e volta a ter estimativas de 600km se mantiver os consumos baixos.
Em setembro o meu Niro estimava 500km carregado a 100%, hoje estima 450km. O tempo frio faz-me usar muito desembaciamento dos vidros, assim como aquecimento do habitáculo, fazendo aumentar significativamente o consumo.
Não há nada de anormal com o carro, é mesmo assim.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
21papaleguas
- Mensagens: 2
- Registado: 13 nov 2025, 13:39
- Data de fabrico: 01 jul 2022
- Capacidade bateria: 64Ah
Re: Apresentação
Boa tarde,
Agradeço a sua resposta e compreendo isso tudo, só que, no período de apenas um mês perdeu essa autonomia em que o consumo se manteve nos 12kw/100km e em que as temperaturas nao desceram por aí além.
Entretanto limitei o carregamento em casa a 90%.
Hoje com esta limitação carregou 530km.
Vou ver nos próximos dias se ouve alguma diferença.
Agradeço a sua resposta e compreendo isso tudo, só que, no período de apenas um mês perdeu essa autonomia em que o consumo se manteve nos 12kw/100km e em que as temperaturas nao desceram por aí além.
Entretanto limitei o carregamento em casa a 90%.
Hoje com esta limitação carregou 530km.
Vou ver nos próximos dias se ouve alguma diferença.