Página 1 de 2

Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 03 abr 2021, 00:16
por PCarmelo
Olá a todos!
O meu nome é Pedro Carmelo, sou do Bombarral e estou prestes a comprar um Nissan Leaf Acenta de 30 kWh, que será o primeiro VE cá em casa.
Conheço este fórum há vários anos (pelo menos desde 2017) e antes de mais, quero agradecer a enorme ajuda que o fórum me deu na familiarização com a mobilidade eléctrica. Aprendi bastante aqui, tendo ficado com uma ideia mais realista de como se pode usar um VE diariamente sem problemas.

A ideia de adquirir um VE também já tem alguns anos, mas seria através da substituição de um dos carros dos meus pais. Agora contudo, surgiu a necessidade de eu ter viatura própria, o que precipitou a minha decisão de comprar um VE em segunda mão. Num orçamento de 12000€, eu considerei o Zoe como hipótese, mas tendo em conta alguns relatos de problemas em reparações e a existência de alguns Leafs de 30kWh nesta gama de preço, optei pelo Leaf. Além disso eu tenciono manter este carro muitos anos, com uma substituição de bateria pelo meio, e parece-me que o Zoe não seria tão adequado no futuro.
Depois de várias pesquisas cheguei a encontrar um Leaf Acenta branco de maio de 2017 com 12 barras, na casa dos 50k km, por 11900€, para os lados de Lisboa, mas já havia uma pessoa interessada que acabou por avançar com a compra. De resto, abaixo dos 12000€, geralmente são Visia ou de cor escura, que eu queria evitar.
Entretanto o mais provável é eu avançar com a compra de um Acenta de abril de 2017 com 58k km por 12900€, de um particular com quem já combinei testar o carro na 2ª feira. Apesar de tudo parece-me um negócio razoável.
À partida o carro fará cerca de 12 km por dia, por vezes o dobro, mas eventualmente fará mais pois será usado por quem fizer mais km cá em casa, para poupar no combustível.

Já agora, ainda está disponível aquele EVSE inteligente que chegou a ser adquirido aqui por alguns utilizadores?
Um abraço e boa Páscoa

Re: Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 03 abr 2021, 11:13
por rnlcarlov
PCarmelo Escreveu:
03 abr 2021, 00:16
Já agora, ainda está disponível aquele EVSE inteligente que chegou a ser adquirido aqui por alguns utilizadores?
É falar com o membro Apr.

Re: Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 03 abr 2021, 11:46
por BrunoAlves
Bem vindo e parabéns pela decisão.
Em relação ao VE que estás a pensar adquirir, não há nada de especial a considerar. Vê o estado geral do carro e em relação à bateria o indicador no display deve ser suficiente para uma primeira abordagem. O LeafSpy poderia dar-te mais algum contexto, mas não será fundamental.

Em relação ao EVSE está disponível e cada vez melhor ;)
viewtopic.php?f=52&t=7538

Re: Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 03 abr 2021, 16:09
por Spin
Bem-vindo e parabéns pela opção da ME.

Re: Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 03 abr 2021, 23:46
por LuisG
Bem vindo e parabéns pela decisão de comprar VE. Não se irá arrepender.
Como proprietário de um Leaf 30kwh, posso ser suspeito, mas considero de facto um boa opção como usado, especialmente se faz poucos kms, a garantia da marca dá alguma tranquilidade.
Também costumo andar por Lisboa, se quiser posso ajudar com o LeafSpy, é questão de combinar.
Cumprimentos

Re: Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 07 abr 2021, 13:13
por PCarmelo
Obrigado
Na 2ª-feira fui experimentar o carro em Torres Vedras e confirmo o conforto e a óptima experiência de condução que é habitualmente relatada aqui. Não foi o meu primeiro contacto com um VE pois eu estive presente no ENVE 2019, onde experimentei um Leaf 40 kWh.

Relativamente ao Leaf Spy: Eu levei a versão Lite instalada no meu telemóvel (Android) e o vendedor levou um daqueles aparelhos OBD bluetooth da marca Konnwei para ligar ao carro. Apesar de várias tentativas, não consegui obter nenhuma informação no Leaf Spy. O meu telemóvel detectava o aparelho e emparelhava em bluetooth mas o Leaf Spy indicava um erro. Infelizmente esqueci-me de anotar a mensagem de erro.
De qualquer forma, o senhor disse que acontece o mesmo com ele e que só consegue funcionar com o Leaf Spy Pro, que instalou no telemóvel do pai dele (segundo percebi, o pai dele tem um Leaf de 24 kWh). Eu sei que alguns destes aparelhos OBD não são compatíveis com o Leaf Spy, mas penso que não seja esse o problema uma vez que este funciona com o Leaf Spy Pro. Acho estranho, pois a versão Lite existe precisamente para se poder experimentar antes de comprar a versão Pro.
Seja como for, o carro indica 11 barras (perdeu uma) no painel e o senhor deu-me esta imagem que ele obteve com o Leaf Spy Pro em 2021/02/08:
Imagem
Acho estranho não aparecer o valor de SOC, mas pela tensão nas células deve ser elevado, o que não permite grandes conclusões quanto ao equilíbrio entre células. O que acham?

O senhor disse que o carro foi importado da Alemanha e está com ele desde janeiro. Vai amanhã finalizar o registo de propriedade para regularizar a situação do carro em Portugal.
Para já, combinámos encontrar-nos novamente na 6ª-feira em Torres Vedras, possivelmente já para efectuar a compra.
Existe alguma forma de confirmar que o carro dá para carregar a 6 kW AC sem ter de experimentar carregar?

Re: Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 07 abr 2021, 14:11
por BrunoAlves
PCarmelo Escreveu:
07 abr 2021, 13:13
Existe alguma forma de confirmar que o carro dá para carregar a 6 kW AC sem ter de experimentar carregar?
Se é 30kWh, 99% de certezas que tem carregador de 6,6kW. Mas normalmente consegues ver no display do carro os 2 tempos de carregamento, a 3 e 6kW. Neste exemplo tens a 120V que é no caso da América, mas nos europeus deves ter os outros 2 tempos.
Imagem

Re: Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 07 abr 2021, 17:00
por Nonnus
Não quero por macaquinhos da cabeça até porque não conheço o carro. Mas já não é o primeiro caso em se vê tão poucos KM e tantos carregamentos.

O meu carro tem o dobro dos KM desse, no entanto esse tem 3 vezes mais QC´s e quase o mesmo nº de carregamentos lentos. Isto continua sem me fazer sentido. Ou o carro carregou muitas vezes sem ser preciso, ou há ai qualquer coisa que não bate certo. Eu sei que a questão do temporizador conta 2x, mas o meu carro também usa o temporizador :think:

A diferença de KM é demasiado grande para um numero tão próximo de carregamentos.

Re: Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 07 abr 2021, 17:26
por jfr2006
Não quer dizer nada...O meu tem 125000km e tem 469 QC e 2678 L1/L2 ;)

Re: Apresentação Pedro Carmelo

Enviado: 07 abr 2021, 21:36
por Nonnus
Pronto, somos nós ca em casa que sabemos gerir bem os carregamentos e a energia de cada carregamento.