Apresentação e pedido de dicas
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Apresentação e pedido de dicas
Boa noite a todos.
Obrigado por me terem aceite aqui neste canto virtual é tão interessante.
Sou de Vila Nova de Gaia, tenho 38 anos e trabalho por conta própria, pelo que um VE ainda não é a solução top para mim, sobretudo pq só temos uma viatura em casa.
No entanto, estou a equacionar adquir um VE em nome da empresa, mas não queria comprar novo, mesmo com todos os benefícios.
Sou um pequeno empresário, funcionário e patrão de mim próprio
O VE seria para fazer no máximo 60 km diários, com cerca de 25 km autoestrada, com uma subida considerável de 1 km, e ser usado pela minha esposa para se deslocar para o local de trabalho. Lá tem postos de carregamento, mas nem sempre operacionais.
Ainda não tenho posto de carregamento no meu prédio, mas estamos a dar passos.
Ando a ver o Leaf 30kwh (2016/2017) e o ZOE 40Kwh (2017/2018). Andam na casa dos 13 e 15 mil euros.
Entre ambos, quais são as sugestões? Pros e contras? Autonomias.
Pelo que li, o ZOE demora mais a carregar e há a questão do aluguer de baterias, mas com mais autonomia que o Leaf.
Confesso que quanto mais leio, mais baralhado fico.
Também poderei adiar a aquisição alguns meses e tentar chegar a algo mais recente.
Há muitos Leafs da última geração pouco acima dos 20 mil euros.
Agradeço desde já as vossas dicas.
Obrigado por me terem aceite aqui neste canto virtual é tão interessante.
Sou de Vila Nova de Gaia, tenho 38 anos e trabalho por conta própria, pelo que um VE ainda não é a solução top para mim, sobretudo pq só temos uma viatura em casa.
No entanto, estou a equacionar adquir um VE em nome da empresa, mas não queria comprar novo, mesmo com todos os benefícios.
Sou um pequeno empresário, funcionário e patrão de mim próprio
O VE seria para fazer no máximo 60 km diários, com cerca de 25 km autoestrada, com uma subida considerável de 1 km, e ser usado pela minha esposa para se deslocar para o local de trabalho. Lá tem postos de carregamento, mas nem sempre operacionais.
Ainda não tenho posto de carregamento no meu prédio, mas estamos a dar passos.
Ando a ver o Leaf 30kwh (2016/2017) e o ZOE 40Kwh (2017/2018). Andam na casa dos 13 e 15 mil euros.
Entre ambos, quais são as sugestões? Pros e contras? Autonomias.
Pelo que li, o ZOE demora mais a carregar e há a questão do aluguer de baterias, mas com mais autonomia que o Leaf.
Confesso que quanto mais leio, mais baralhado fico.
Também poderei adiar a aquisição alguns meses e tentar chegar a algo mais recente.
Há muitos Leafs da última geração pouco acima dos 20 mil euros.
Agradeço desde já as vossas dicas.
- rimsilva
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Re: Apresentação e pedido de dicas
Parabéns pela decisão e no final só se irá arepender de não ter comprado antes.
Comprar novo ou usado para empresa, desde que o usado permita a dedução do IVA, só perde o beneficio do incentivo do Estado (que neste momento já acabou para 2020, mas há certas campanhas que até estão a dar um desconto superior ao incentivo).
Depois a escolha deverá ter em atenção sobretudo se a bateria do VE está realmente de boa saude, uma vez que para fazer 60km/dia, qualquer um serve.
Não tendo onde carregar em casa, o Zoe tem a vantagem de poder carregar na maioria dos postos lentos de forma mais económica que o Leaf, mas o mais certo é que não tenha carga rápida (algo que também não é fundamental para o tipo de utilização que pretende).
A questão está se depois começa a gostar e fica com um VE mais limitado para deslocações mais longas (não quer dizer que não as possa fazer), mas terá de carregar algumas vezes.
Se subir para os 20.000€ a questão já será outra como é natural, com opções do tipo: Leaf de 40 kWh, Ioniq 28 kWh, i3 94Ah, Soul 30 kWh, e-Golf 35 kWh.
Penso que a decisão entre gastar 13k€ ou 20k€ (com IVA) vai depender também se pretende manter o VE por muitos anos ou trocar passados 2 ou 4 anos, por exemplo.
Comprar novo ou usado para empresa, desde que o usado permita a dedução do IVA, só perde o beneficio do incentivo do Estado (que neste momento já acabou para 2020, mas há certas campanhas que até estão a dar um desconto superior ao incentivo).
Depois a escolha deverá ter em atenção sobretudo se a bateria do VE está realmente de boa saude, uma vez que para fazer 60km/dia, qualquer um serve.
Não tendo onde carregar em casa, o Zoe tem a vantagem de poder carregar na maioria dos postos lentos de forma mais económica que o Leaf, mas o mais certo é que não tenha carga rápida (algo que também não é fundamental para o tipo de utilização que pretende).
A questão está se depois começa a gostar e fica com um VE mais limitado para deslocações mais longas (não quer dizer que não as possa fazer), mas terá de carregar algumas vezes.
Se subir para os 20.000€ a questão já será outra como é natural, com opções do tipo: Leaf de 40 kWh, Ioniq 28 kWh, i3 94Ah, Soul 30 kWh, e-Golf 35 kWh.
Penso que a decisão entre gastar 13k€ ou 20k€ (com IVA) vai depender também se pretende manter o VE por muitos anos ou trocar passados 2 ou 4 anos, por exemplo.
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Re: Apresentação e pedido de dicas
Obrigado pelo Feedback.
A dúvida é mesmo essa!
Avançar para algo melhor ou arriscar em algo mais económico.
Em relação aos modelos em questão e às autonomias reais e velocidades de carregamento, o ZOE é boa opção?
A questão das baterias próprias, ou de aluguer, faz-me uma certa confusão.
Cumprimentos
A dúvida é mesmo essa!
Avançar para algo melhor ou arriscar em algo mais económico.
Em relação aos modelos em questão e às autonomias reais e velocidades de carregamento, o ZOE é boa opção?
A questão das baterias próprias, ou de aluguer, faz-me uma certa confusão.
Cumprimentos
Re: Apresentação e pedido de dicas
O Zoe não demora mais a carregar que o Leaf, necessariamente, depende do carregamento que estejamos a falar. Por exemplo em postos normais de 22kW o Zoe carrega a essa potência, enquanto que o Leaf só carrega a 6.6kW ou 3.7kW (modelos mais antigos). Se o objectivo for carregar nesses postos, então o Zoe carrega bem mais rápido. Por outro lado o Leaf como tem carga rápida de 50kW (deduzo que os a partir de 2016 tenham todos, mas não tenho a certeza), nos postos rápidos vai carregar mais rápido que o Zoe, que normalmente não tem carga rápida (excepto alguns modelos que têm AC 43kW, mas além de ser pouco comum e ineficiente a cargas mais lentas, muitos postos rápidos estão a deixar de ter essa ficha).
As vantagens do Zoe em relação ao Leaf são:
- Maior autonomia.
- Carga AC a 22kW. Isto é importante se pretender carregar muito fora de casa, em postos normais, em que muitos deles agora são cobrados ao minuto e como tal carregar a 22kW sairá sempre mais económico que carregar a 6.6kW, como no Leaf.
- Baterias refrigeradas (mas no seu caso isto não me parece ser relevante).
Vantagens do Leaf em relação ao Zoe são:
- Carga rápida a 50kW (assumo que os modelos que estamos a falar tenham, mas no seu caso não me parece importante esta funcionalidade).
- Mais espaçoso.
- Mais confortável (penso eu, pelo menos o meu de 40kWh é).
- Mais fiável.
- Menos problemático nos carregamentos. Basicamente o Leaf carrega em quase todo o lado, enquanto que o Zoe é mais seletivo e pode ter dificuldades em carregar em certos sítios.
- Não ter aluguer de bateria, como já o disse. Se bem que o aluguer no Zoe pode até ser uma vantagem, há quem o prefira, mas pelos os comentários que já vi sobre o assunto, o aluguer é de evitar, mas cada um sabe de si.
As vantagens do Zoe em relação ao Leaf são:
- Maior autonomia.
- Carga AC a 22kW. Isto é importante se pretender carregar muito fora de casa, em postos normais, em que muitos deles agora são cobrados ao minuto e como tal carregar a 22kW sairá sempre mais económico que carregar a 6.6kW, como no Leaf.
- Baterias refrigeradas (mas no seu caso isto não me parece ser relevante).
Vantagens do Leaf em relação ao Zoe são:
- Carga rápida a 50kW (assumo que os modelos que estamos a falar tenham, mas no seu caso não me parece importante esta funcionalidade).
- Mais espaçoso.
- Mais confortável (penso eu, pelo menos o meu de 40kWh é).
- Mais fiável.
- Menos problemático nos carregamentos. Basicamente o Leaf carrega em quase todo o lado, enquanto que o Zoe é mais seletivo e pode ter dificuldades em carregar em certos sítios.
- Não ter aluguer de bateria, como já o disse. Se bem que o aluguer no Zoe pode até ser uma vantagem, há quem o prefira, mas pelos os comentários que já vi sobre o assunto, o aluguer é de evitar, mas cada um sabe de si.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
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Re: Apresentação e pedido de dicas
Muito obrigado.
Fiquei esclarecido!
Fiquei esclarecido!
- rimsilva
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Re: Apresentação e pedido de dicas
Acho que essa questão só voçê pode responder, isto porque depende da sua disponibilidade financeira para trocar o VE passado algum tempo e se está disposto a dar um uso superior ao VE para justificar o maior investimento, porque para fazer 60km/dia serve o Leaf 30 ou o Zoe e além disso enquanto não resolve a questão do carregamento em casa, o ganho no "abastecimento" comparativamente ao carro a combustão não será muito.Mactostas82 Escreveu: ↑30 set 2020, 10:20Obrigado pelo Feedback.
A dúvida é mesmo essa!
Avançar para algo melhor ou arriscar em algo mais económico.
Em relação aos modelos em questão e às autonomias reais e velocidades de carregamento, o ZOE é boa opção?
A questão das baterias próprias, ou de aluguer, faz-me uma certa confusão.
Cumprimentos
Em relação aos carregamentos, já foi respondido, tenho praticamente a certeza que no Leaf de 30 kWh já não há o carregamento a 3,7 kW, carregam todos a 6,6 kW, mas os expecters dos Leafs podem confirmar.
Efectivamente o Zoe é mais versátil para carregmentos em PCN, como já tinha referido também e no caso de uma utilização casa-trabalho-casa será talvez a mehor opção, além da maior autonomia fruto da maior bateria.
Se os preços forem equivalentes, parece-me a melhor opção. Mas atenção que depois fica mais limitado se mudar de ideias e decidir fazer alguma viagem de VE.
Em Vila Nova de Gaia de momento há muitos postos de 22 kW, mas só no Candal Park é que é possivel carregar a essa potência (todos os outros estão limitados a 7,4 kW), depois só no Arrabida e Gaia Shopping é que pode carregar a 11 kW.
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Re: Apresentação e pedido de dicas
Obrigado pelas dicas!
Quanto ao carregamento em casa, esse ficará resolvido em breve, assim espero.
Dei até ao fim do ano para tomar uma decisão concreta e os contributos que recebi aqui são top.
Claro que depois de usar o VE diariamente e começar a conhecer as suas limitações e vantagens originará a que passe a ter um uso maior.
Pesando todas as dicas dadas estou melhor preparado para o que aí vem!
Obrigado mais uma vez!
Quanto ao carregamento em casa, esse ficará resolvido em breve, assim espero.
Dei até ao fim do ano para tomar uma decisão concreta e os contributos que recebi aqui são top.
Claro que depois de usar o VE diariamente e começar a conhecer as suas limitações e vantagens originará a que passe a ter um uso maior.
Pesando todas as dicas dadas estou melhor preparado para o que aí vem!
Obrigado mais uma vez!