Saudaçoes Farenses

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: Saudaçoes Farenses

Mensagem por FNunes » 28 set 2016, 17:10

Grande esquema Alex.

Já agora estou curioso sobre as baterias (principalmente o banco de 24V).
Qual a tecnologia (Chumbo/AGM/Litio) e qual a capacidade?

nunoajc
Mensagens: 31
Registado: 27 ago 2016, 23:40
Capacidade bateria: 000000

Re: Saudaçoes Farenses

Mensagem por nunoajc » 28 set 2016, 17:34

rnlcarlov Escreveu:Bem, mas que esquema :shock:
É verdade. Que esquema. Eu perdi-me nas setas lilazes da bateria de 24volts. :o
Se tivesse espaço também fazia intençao de,ter um sistema de paineis e baterias, para me desligar ou consumir menos da rede eléctrica , que não é o caso pois vivo num apartamento, apesar de ter espaço no telhado para meter uns 6 paineis fotovoltaicos. Mas supondo que,tinha espaço o que ia ser necessário em paineis e baterias para poder abastecer um clone e a casa?
No mínimo em baterias seria 20Kw? O carro tem um pack de 16Kw e consumo cerca de 4 kw em casa a cada 24 horas.
Onde posso consultar info acerca deste assunto? Eu não pesco nada de electricidade, nem sei se as medidas de,consumo são correctas.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2579
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Saudaçoes Farenses

Mensagem por alexmol » 28 set 2016, 18:32

As setas lilazes representam o fluxo de energia em 24V, que pode ser em dois sentidos entre o inversor híbrido 3500W e as baterias. Posso carregar as baterias 24V com energia do inversor 2000W ou da EDP, ou posso ir buscar a energia às baterias 24V para alimentar a casa.

Acho o consumo de 4kWh por dia um pouco baixo, tens a certeza? O melhor é pegar numa factura da EDP do inverno e fazer a média diária de kWh.

20kWh de baterias já daria para ficar quase offgrid, eu tenho menos que isso
O melhor é contactar alguma empresa da especialidade, como eu fiz tudo sozinho não precisei por isso não consigo dar nomes concretos.
FNunes Escreveu:Qual a tecnologia (Chumbo/AGM/Litio) e qual a capacidade?
Tudo em chumbo (não AGM) de ciclo profundo com cerca de 10kWh (mais outros 4kWh no banco de 12V)
Quando estas chegarem ao fim da vida quero trocar por lítio, de preferência algum pack de um VE acidentado se conseguir encontrar.

E com isto estamos a vandalizar o tópico de apresentação do Nuno :oops:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: Saudaçoes Farenses

Mensagem por FNunes » 28 set 2016, 23:47

Voltando ao tópico...

Benvindo Nuno. Eu também ainda sou novato nisto (comprei um LEAF há pouco).
Tirando o "stress" do SOH que nunca pára quieto... é só fazer quilómetros.

Certamente este é o local apropriado para clarificar ideias.
Boa sorte.

nunoajc
Mensagens: 31
Registado: 27 ago 2016, 23:40
Capacidade bateria: 000000

Re: Saudaçoes Farenses

Mensagem por nunoajc » 29 set 2016, 17:31

alexmol Escreveu:As setas lilazes representam o fluxo de energia em 24V, que pode ser em dois sentidos entre o inversor híbrido 3500W e as baterias. Posso carregar as baterias 24V com energia do inversor 2000W ou da EDP, ou posso ir buscar a energia às baterias 24V para alimentar a casa.

Acho o consumo de 4kWh por dia um pouco baixo, tens a certeza? O melhor é pegar numa factura da EDP do inverno e fazer a média diária de kWh.

20kWh de baterias já daria para ficar quase offgrid, eu tenho menos que isso
O melhor é contactar alguma empresa da especialidade, como eu fiz tudo sozinho não precisei por isso não consigo dar nomes concretos.
FNunes Escreveu:Qual a tecnologia (Chumbo/AGM/Litio) e qual a capacidade?
Tudo em chumbo (não AGM) de ciclo profundo com cerca de 10kWh (mais outros 4kWh no banco de 12V)
Quando estas chegarem ao fim da vida quero trocar por lítio, de preferência algum pack de um VE acidentado se conseguir encontrar.

E com isto estamos a vandalizar o tópico de apresentação do Nuno :oops:
Sem stress. Quero aprender mais.
10kw traduz-se em quantas baterias? Que marca são?

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2579
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Saudaçoes Farenses

Mensagem por alexmol » 29 set 2016, 21:47

Nuno, a unidade de energia armazenada ou consumida é o kWh e não o kW.
É um erro muito comum nos fóruns, mas acho que devemos tentar ser correctos nas unidades.
A forma fácil de lembrar é kWh equivale a litros de gasolina (é o que pagas à EDP), kW equivale a cavalos (o teu contrato com a EDP tem uma potência máxima).

As baterias são normalmente rotuladas pela sua capacidade em Ah (Amperes hora) e tensão nominal em V (Volts). Para obter os kWh multiplica-se a capacidade pela tensão.
No meu caso são 4 baterias de 400Ah de 6V ligadas em série, ficando a tensão em 24V.
Ora a energia que podem armazenar é 400x24=9600Wh=9.6kWh

O Nissan Leaf de 24kWh tem 96 baterias de 65Ah de 3,8V.
O BMW i3 mais recente tem 96 baterias de 91Ah de 3,8V, dando 33kWh.

Há várias marcas de baterias de chumbo de ciclo profundo. As que uso são da Rolls-Surrette.
Para armazenamento caseiro as baterias de chumbo estão a ficar menos competitivas, com as de lítio a baixar de preço constantemente.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Saudaçoes Farenses

Mensagem por VETL » 29 set 2016, 22:39

alexmol Escreveu:Nuno, a unidade de energia armazenada ou consumida é o kWh e não o kW.
É um erro muito comum nos fóruns, mas acho que devemos tentar ser correctos nas unidades.
A forma fácil de lembrar é kWh equivale a litros de gasolina (é o que pagas à EDP), kW equivale a cavalos (o teu contrato com a EDP tem uma potência máxima).

As baterias são normalmente rotuladas pela sua capacidade em Ah (Amperes hora) e tensão nominal em V (Volts). Para obter os kWh multiplica-se a capacidade pela tensão.
No meu caso são 4 baterias de 400Ah de 6V ligadas em série, ficando a tensão em 24V.
Ora a energia que podem armazenar é 400x24=9600Wh=9.6kWh

O Nissan Leaf de 24kWh tem 96 baterias de 65Ah de 3,8V.
O BMW i3 mais recente tem 96 baterias de 91Ah de 3,8V, dando 33kWh.

Há várias marcas de baterias de chumbo de ciclo profundo. As que uso são da Rolls-Surrette.
Para armazenamento caseiro as baterias de chumbo estão a ficar menos competitivas, com as de lítio a baixar de preço constantemente.
Já que estamos nestas questões pedagógicas, porquê 3,8v?
Porque é que não se pode usar 4,1v ou 3,0v?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Saudaçoes Farenses

Mensagem por mjr » 30 set 2016, 09:27

É a tensão média de descarga. Na química dos mk1 e mk2, Fluence, etc, anda pelos 3,8V (para descargas rápidas, tipo AE será menos). Já nas químicas NMC, devido ao joelho ser a uma tensão bastante inferior a tensão média será mais baixa, talvez 3,7V. É sempre uma aproximação, mas na verdade até os Ah são uma aproximação devido ao efeito de Peukert (quase nulo nas químicas de lítio).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Apresentações”