Mais um Ion
-
- Mensagens: 18
- Registado: 13 dez 2017, 15:29
- Data de fabrico: 12 jul 2011
- Capacidade bateria: 37.1
Mais um Ion
Boas pessoal!
Pois é, depois de muito ler, lá acabei por me aventurar e fui a França buscar um Ion.
Peço desculpa não ter partilhado antes com vocês, mas sempre que me lembrava iam aparecendo outras situações e foi passando até agora..
Ora então, fui buscar o carro em maio de 2018 com +/- 19500 km, é de 07/2011, 1a versão.
Até ao momento já fiz 13200km, um pouco menos que o que esperava, pois tive de licença de paternidade e acabei por não fazer o meu trajecto habitual de 80km por dia..
A média neste momento está nos 11.95kw a cada 100km.. Ando devagar com o bicho a ver se optimizo ao maximo a autonomia dele.
No Verão consegui autonomias previstas de 140 km, agora com o frio a coisa anda nos 120km.. Espero que quando a temperatura volte a subir, a autonomia volte a subir.
Mandei vir uns leitores de obd para ver o estado da bateria, depois a ver se me ajudam a decifrar a saúde da bicha
Para já a aposta está ganha, poupei mais 800€ em gasóleo (tenho de fazer as contas certas) e para nós os 4 é o "burro" de carga do dia a dia..
A ver se agora vou dando feedbacks da experiência com mais frequência.
Pois é, depois de muito ler, lá acabei por me aventurar e fui a França buscar um Ion.
Peço desculpa não ter partilhado antes com vocês, mas sempre que me lembrava iam aparecendo outras situações e foi passando até agora..
Ora então, fui buscar o carro em maio de 2018 com +/- 19500 km, é de 07/2011, 1a versão.
Até ao momento já fiz 13200km, um pouco menos que o que esperava, pois tive de licença de paternidade e acabei por não fazer o meu trajecto habitual de 80km por dia..
A média neste momento está nos 11.95kw a cada 100km.. Ando devagar com o bicho a ver se optimizo ao maximo a autonomia dele.
No Verão consegui autonomias previstas de 140 km, agora com o frio a coisa anda nos 120km.. Espero que quando a temperatura volte a subir, a autonomia volte a subir.
Mandei vir uns leitores de obd para ver o estado da bateria, depois a ver se me ajudam a decifrar a saúde da bicha
Para já a aposta está ganha, poupei mais 800€ em gasóleo (tenho de fazer as contas certas) e para nós os 4 é o "burro" de carga do dia a dia..
A ver se agora vou dando feedbacks da experiência com mais frequência.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6364
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Mais um Ion
Parabéns pela máquina e sobretudo pela paternidade
Trataste da compra sozinho? Podes dar detalhes sobre isso?
Venham de lá as fotos e os relatos. Parabéns
Trataste da compra sozinho? Podes dar detalhes sobre isso?
Venham de lá as fotos e os relatos. Parabéns
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 18
- Registado: 13 dez 2017, 15:29
- Data de fabrico: 12 jul 2011
- Capacidade bateria: 37.1
Re: Mais um Ion
Obrigado
Primeiro antes de avançar andei a pesquisar mesmo muito se valia a pena ou não.
Todos os dias corria os sites de carros usados de frança, preços de avião...
Depois Informei-me com um amigo que importa carros, sobre a maneira de tratar das coisas.
Comecei por escolher 4 carros em stands oficiais peugeot e citroen, marquei a viagem e fui num dia e vim no outro, aluguei um carro e 1 noite em hotel.
O 1º carro onde fui ja tinha sido vendido, o 2º carro apanhei um vendedor português o que ajudou muito a coisa, pois admito que o meu frances.....
Tratamos da documentação, fiz a transferência do dinheiro e vim-me embora com um papel ... a parte que custou mais... ahahhaha
Depois tratei do transporte, foram buscar o carro e trouxeram para Portugal, pedi para levarem logo para o centro de inspecções.
Em relação à legalização, podia ter sido eu tratar de tudo ( ha por aqui varias explicações de como o fazer) mas preferi pagar a uma empresa que trata dessas coisas para o meu amigo e não tive chatices de andar às voltas...
Depois quando veio a papelada foi fazer matriculas, seguro e inspecção.
Primeiro antes de avançar andei a pesquisar mesmo muito se valia a pena ou não.
Todos os dias corria os sites de carros usados de frança, preços de avião...
Depois Informei-me com um amigo que importa carros, sobre a maneira de tratar das coisas.
Comecei por escolher 4 carros em stands oficiais peugeot e citroen, marquei a viagem e fui num dia e vim no outro, aluguei um carro e 1 noite em hotel.
O 1º carro onde fui ja tinha sido vendido, o 2º carro apanhei um vendedor português o que ajudou muito a coisa, pois admito que o meu frances.....
Tratamos da documentação, fiz a transferência do dinheiro e vim-me embora com um papel ... a parte que custou mais... ahahhaha
Depois tratei do transporte, foram buscar o carro e trouxeram para Portugal, pedi para levarem logo para o centro de inspecções.
Em relação à legalização, podia ter sido eu tratar de tudo ( ha por aqui varias explicações de como o fazer) mas preferi pagar a uma empresa que trata dessas coisas para o meu amigo e não tive chatices de andar às voltas...
Depois quando veio a papelada foi fazer matriculas, seguro e inspecção.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6364
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Mais um Ion
Muitos parabéns FRibeiro! Que ano em cheio! Filho, carro
Já tem os cartões necessários para carregar na rua?
Muitos e bons klms e venham de lá esses relatos e fotos
Já tem os cartões necessários para carregar na rua?
Muitos e bons klms e venham de lá esses relatos e fotos
-
- Mensagens: 18
- Registado: 13 dez 2017, 15:29
- Data de fabrico: 12 jul 2011
- Capacidade bateria: 37.1
Re: Mais um Ion
É verdade, obrigado
Sim já tinha o cartão da prio e quando o carro chegou tratei do cartão da mobi-e e da vinheta da emel
Maioritariamente carrego em casa, mas de vez em quando tenho aproveitado junto ao trabalho para carregar o carro num dos postos que ha la por perto..
Muito obrigado, vou fazer por isso podem nao acreditar, mas ainda nem consegui tirar uma fotos de jeito ao carrito...
A ver se trato disso um dia deste
Sim já tinha o cartão da prio e quando o carro chegou tratei do cartão da mobi-e e da vinheta da emel
Maioritariamente carrego em casa, mas de vez em quando tenho aproveitado junto ao trabalho para carregar o carro num dos postos que ha la por perto..
Muito obrigado, vou fazer por isso podem nao acreditar, mas ainda nem consegui tirar uma fotos de jeito ao carrito...
A ver se trato disso um dia deste
-
- Mensagens: 18
- Registado: 13 dez 2017, 15:29
- Data de fabrico: 12 jul 2011
- Capacidade bateria: 37.1
Re: Mais um Ion
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Mais um Ion
Não dá para ver muito. Vai antes à aba do Ah ou então nos primeiros ecràs customizáveis escolhe a opção de mostrar Ah. Isso é que dá a capacidade atual da bateria.
-
- Mensagens: 18
- Registado: 13 dez 2017, 15:29
- Data de fabrico: 12 jul 2011
- Capacidade bateria: 37.1
Re: Mais um Ion
Boas malta !!
Pois é, 1 ano e 2 meses de experiência de EV e dificilmente podia ser mais positivo...
Neste momento já fiz 26 mil quilómetros, e pelas minhas contas poupei 1745€ em gasóleo, o que vai de encontro às minhas expectativas.
A bateria do bicho é que calculo que tenha levado uma pequena esfrega em França, neste momento está com 37.1 Ah, mas mesmo assim ainda consigo entre 120 e 130 km reais, com uma expectativa de 135 quando o desligo da tomada.
Vamos ver como vão as coisas depois do verão..
Pois é, 1 ano e 2 meses de experiência de EV e dificilmente podia ser mais positivo...
Neste momento já fiz 26 mil quilómetros, e pelas minhas contas poupei 1745€ em gasóleo, o que vai de encontro às minhas expectativas.
A bateria do bicho é que calculo que tenha levado uma pequena esfrega em França, neste momento está com 37.1 Ah, mas mesmo assim ainda consigo entre 120 e 130 km reais, com uma expectativa de 135 quando o desligo da tomada.
Vamos ver como vão as coisas depois do verão..
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Mais um Ion
De facto 37,1 está abaixo da média para a quilometragem que tem. Eu devo ter entre 29 e 30 Ah (a chegar aos 130.000), amanhã vai fazer Tábua-Coimbra-Tábua, com uma carga até aos 100% em Coimbra. Tudo tranquilo, que em 2018, desta maneira, dá para fazer a viagem sem stress, desde que não venha a 120 km/h IP3 acima.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.