DB do MM por FBSousa

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 18 abr 2016, 17:47

Tens mais sorte que eu. A minha vai todo o caminho a avisar, já gastaste metade, já só tens 4 barras, vais depressa demais, vou desligar o rádio senão não chegamos, e quando entra nas barras a piscar, lá vem o sermão, eu bem te avisei que não dava, eu bem te disse que não chegava, eu bem que disse que era melhor sair com o carro todo carregado, eu bem te disse que havia subidas pelo caminho. Já tomei a vacina há uns anos. Este é um caso em que uma cabeça pensa melhor que duas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 18 abr 2016, 17:52

FullElectric Escreveu:
FBSousa Escreveu:Diariamente, faz cerca de 30-40 kms.
Felizmente, sofre de "range ansiety" e quando tem apenas 2-3 barras vai a carregar.
Pena que o numero de carregamento aumente significativamente.

Quanto à tartaruga.
Pelo que tenho experimentado, já consegui fazer 5-6 kms com a bicha acesa, mais 2-3 antes de acender (quando fica só com os traços). Não me parece mal...
Aliás, um dia destes vou experimentar andar ás voltas na zona onde moro para ver quantos kms faço com a tartaruga. Quanto ficar sem bateria, deixo descair o carro até casa (nem que seja de marcha atrás :twisted: ) e ponho a carregar da janela.

Qual a melhor forma de ver o estado das baterias, relativamente à degradação? Sei que o software existente é mais fiável, mas de uma forma mais empírica, qual o melhor método?
Nesse teste de avaliação dos kms que faz em tartaruga vai andar até o carro começar a perder potência. Quando começar a andar muito devagarinho mesmo com a acelerador a fundo está no fim e perto de abrir o contator da bateria, desligando mesmo. Aí só mesmo de empurão ou a descer.
Nessa fase aproveite para fazer uma carga a 100% medindo a energia que carrega da tomada com um contador colocado na tomada.
Diga depois quanta energia gastou, esse é o melhor teste para avaliar a capacidade que a bateria ainda carrega. Em nova carregaria da tomada 16,5kWh carregando a 14A.
Isto resulta se ele carregar até as células estarem todas a 4,105/4,1 V no final do carregamento. Só que eu já vi pelo meu que ele não faz isso, e por essa razão é que se eu o voltar a colocar a carga ele volta a carregar. Se tivesse o Canion e verificasse que no final tinha ficado mesmo totalmente carregado, teria um valor em que acreditar. Agora assim não resulta. Esqueça isso e diga-me em que dia pretende que demos uma olhadela nisso.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 19 abr 2016, 10:10

Ok, Malm.
Esta semana e fim de semana não dá. Vou para fora.
Na próxima semana ajustamos melhor. Que tal?

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 27 abr 2016, 10:58

Ola!

Estava aqui a pensar com os meus botões sobre carregamentos.

Ora o Ion tem duas formas de carregar em diferentes locais. Uma em cada lado do carro.

A questão é:
E se eu carrega-se a bateria com os dois métodos em simultâneo???
O que acontecia?

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por rnlcarlov » 27 abr 2016, 11:33

Boa pergunta. Mas nem sequer estou a ver onde isso poderia ser feito, já que os nossos postos Chademo não têm nenhuma tomada compatível por perto.

Só se for em Pombal, com uma extensão bem comprida para ligar à casa de banho :D

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 27 abr 2016, 14:45

rnlcarlov Escreveu:Boa pergunta. Mas nem sequer estou a ver onde isso poderia ser feito, já que os nossos postos Chademo não têm nenhuma tomada compatível por perto.

Só se for em Pombal, com uma extensão bem comprida para ligar à casa de banho :D
Não imagino se é possivel fazer isso em qualquer lado.
A questão é o que poderá acontecer que fizer isso. ;-)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por rnlcarlov » 27 abr 2016, 14:53

O mais provável é aparecer alguma mensagem de erro e não carregar. Mas não estou com vontade de experimentar :(

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 27 abr 2016, 15:03

rnlcarlov Escreveu:O mais provável é aparecer alguma mensagem de erro e não carregar. Mas não estou com vontade de experimentar :(
Eu também não... hehehe

Mas gostava de saber o que acontece.
É como diz. Talvez apareça um erro...

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 27 abr 2016, 22:48

Eu acho que o carro vai dar prioridade ao carregamento rápido. E só vai iniciar o carregamento lento após ter finalizado o carregamento rápido. Talvez o carregamento rápido desligue automaticamente o carregador interno.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 29 abr 2016, 09:49

Malm Escreveu:Eu acho que o carro vai dar prioridade ao carregamento rápido. E só vai iniciar o carregamento lento após ter finalizado o carregamento rápido. Talvez o carregamento rápido desligue automaticamente o carregador interno.
Conhece alguém, nos foruns além fronteiras, que se tenha lembrado de fazer isso?

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”