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Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 11:20
por VETL
FBSousa Escreveu:
VETL Escreveu:
FBSousa Escreveu:Penso que seja como qualquer caixa automática.
É como ficasse em ponto morto.

O que me leva a perguntar, se estiver parado em N e acelerar, o motor aumenta as rotações?
Se o fizer, posso estar a engrenar com o motor em alta rotação a a caixa em baixa ou nula. O que provoca danos na cx...

A não ser que ao colocar em N, o acelerador não tenha qualquer efeito no aumento de rotações, ou seja, é desligada a função do acelerador na posição N.
Acho que não há caixa nem nada para engrenar.
A única coisa que tenho conhecimento é de uma redutora.
Se eu estiver enganado, elucidem-me já agora...
Ainda não tive tempo para pesquisar, mas se for um moto-redutor, tem de ter variação de frequência. E inversão de sentido de rotação, para a marcha atrás com limite de potencia.

Mas como, quando acelero a fundo sinto um ligeiro deslizamento na transmissão, que provoca uma vibração e ruido ténue, o que leva-me a crer que tem embraiagem.
Eu acho que estás redondamente enganado.
Simplicidade total. É o motor que faz tudo. É uma das grandes vantagens dos elétricos.
Posso estar equivocado mas já virá alguém esclarecer-te como deve ser.

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 11:40
por FBSousa
Eu espero que sim, VETL.

Um moto-redutor com VEV é mais que suficiente, para além de ser muito mais eficiente, bem acima dos 90%.

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 11:50
por mjr
Se é como no Leaf não existe maneira de desligar o motor das rodas. O modo N é apenas por software, onde basicamente o motor não gera nenhum binário positivo ou negativo, mas que que continua ligado às rodas e a girar. Nesse modo ele não liga aos pedidos do acelerador e travão (aceleração e regen).

Não conheço nenhum VE (4 rodas) em que seja possível desligar fisicamente o motor das rodas (embraiagem) daí a minha pergunta sobre o iMiEV.

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 11:51
por BrunoAlves
Que eu saiba, não há embraiagem nenhuma. A diferença entre o "N" e o "D" sem acelerador será o energizar (ou não) do estator, apenas isso
http://www.controleng.com/single-articl ... 9a7ba.html

A operação no 2º e 4º quadrantes (quando o sentido da corrente é contrário ao da velocidade) é quando ocorre a regeneração. Se se interromper o estator, "abre-se" o circuito da FCEM e não há regeneração (ainda que, como o rotor mantém o respectivo campo por ser de ímanes permanentes, continue a existir FCEM). Imagino que o perigo real para o inversor do "engate em andamento" seja exactamente o estabelecimento do circuito com a FCEM presente o que invariavelmente origina arco eléctrico e a electrónica de potência gosta muito pouco disso...

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 11:54
por mjr
Ele em N continua com o campo elétrico a girar, sem deslizamento. O perigo para o inversor é colocar o motor a rodar com o carro desligado, e por isso existe a tranca nas rodas quando se desliga o carro.

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 12:30
por BrunoAlves
mjr Escreveu:Ele em N continua com o campo elétrico a girar, sem deslizamento
Sim, faz mais sentido do que a minha ideia original. Sem deslizamento, sem binário.
mjr Escreveu:O perigo para o inversor é colocar o motor a rodar com o carro desligado, e por isso existe a tranca nas rodas quando se desliga o carro.
Sim, isso faz todo o sentido exactamente porque será a electrónica de potência a aguentar a tal FCEM gerada e que não tem para onde circular.

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 14:18
por FBSousa
margarett Escreveu:
mjr Escreveu:Ele em N continua com o campo elétrico a girar, sem deslizamento
Sim, faz mais sentido do que a minha ideia original. Sem deslizamento, sem binário.
mjr Escreveu:O perigo para o inversor é colocar o motor a rodar com o carro desligado, e por isso existe a tranca nas rodas quando se desliga o carro.
Sim, isso faz todo o sentido exactamente porque será a electrónica de potência a aguentar a tal FCEM gerada e que não tem para onde circular.
Ora a ver se eu entendi...
Se tem deslizamento, o motor roda.
Se o motor está ligado às rodas e se em N o motor roda e as rodas não, então tem de haver embraiagem.

Também é verdade que quando passo de N para D, sente-se um empurrão, como se estivesse a engrenar uma velocidade (tal como acontece no meu Volvo, este de caixa automática).

Será???

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 14:23
por mjr
O deslizamento não é mecânico mas sim do campo elétrico do estator relativamente ao rotor do motor. Se estiverem os dois sincronizados não há binário gerado.

Não há embraiagem. Ponto.

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 14:24
por VETL
Não.
O motor roda em N se o carro estiver a andar.
Se o carro estiver parado, não roda.
Esquece as complicações. Pensa: Motor, redução com duas cremalheiras e rodas.
Parece mentira mas é verdade. Não há nada para se estragar como nos de combustão. Tudo simples.

Re: DB do MM por FBSousa

Enviado: 04 mai 2016, 15:23
por BrunoAlves
O binário que o motor desenvolve é proporcional ao deslizamento (i.e. diferença instantânea entre a velocidade que o controlador "impõe" ao motor e a velocidade a que este está efectivamente a rodar) que tende para 0 num servo-motor.
Isto quer dizer que:
- sentido motor, o controlador impõe ao motor uma velocidade instantânea de "x" rpms. Mas o atrito, a massa do carro, a resistência do vento, etc, fazem com que as rodas queiram andar menos e aparece deslizamento "positivo". Assim, desenvolve-se binário no sentido motor e é este binário que requer corrente absorvida das baterias.
- sentido travão, por exemplo a descer uma encosta acentuada, o controlador impõe ao motor uma velocidade instantânea de "x" rpms. Mas a gravidade faz com que as rodas queiram andar mais que isso e aparece deslizamento "negativo". Assim, desenvolve-se binário no sentido gerador (e a tensão aos terminais do motor sobe pelo efeito da FCEM) e é este binário que gera a corrente enviada para as baterias. A "quantidade" de regeneração é fruto do ajuste que o controlador faz da velocidade setpoint para a real: se for deixando a velocidade aumentar facilmente, regenera pouco; se não, gera mais e, forçosamente, abranda mais o carro.
- no "N", o controlador impõe ao motor uma velocidade tal que este acompanha perfeitamente as rodas. Não há deslizamento, não se forma binário e o carro está "desengatado".
VETL Escreveu:Não há nada para se estragar como nos de combustão. Tudo simples.
Há pois. Não é a mesma coisa (nem de perto nem de longe) mas o inversor tem electrónica de potência que, avariando, é muito cara. O motor, mesmo sendo estupidamente robusto, tem enrolamentos em cobre e um rotor com ímanes "colados", tem rolamentos, etc, e que pode avariar. Se é menos provável? Obviamente que sim :)